Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras populares: criando o seu jogo de arremesso

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Transformar as regras dos jogos de arremesso a partir das demandas do grupo. O novo jogo deve ter como elemento norteador a inclusão de todos os alunos.

Avaliar as mudanças sugeridas e sua funcionalidade para o jogo.

Identificar a técnica de arremesso que é mais eficiente para os propósitos do jogo.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as regras de diferentes jogos e modalidades esportivas que trabalhem a técnica de arremesso.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de arremesso e estimular a construção de novas brincadeiras com essa habilidade técnica.   

Atividade 1:

A primeira atividade será um debate sobre a prática de diferentes jogos de rebater. É importante que em aulas anteriores os alunos tenham experimentado diferentes práticas: Queimado, Handebol, Basquete etc. Discuta com os alunos as principais dificuldades envolvidas na prática desses jogos. Algumas questões podem surgir como, por exemplo:

1) pequeno número de alunos praticando ao mesmo tempo,

2) dificuldades técnicas envolvidas no ato de arremessar.

Terminado esse primeiro debate, o professor deverá resgatar junto aos alunos a lista elaborada com todos os jogos de arremesso que eles conhecem. Faça uma breve revisão.   

Atividade 2: 

Essa atividade é individual e poderá ser realizada em sala de aula ou como dever de casa, dependendo da disponibilidade de tempo do professor com a turma. Desafie os alunos a criarem o seu próprio jogo de arremesso. Nesse estágio do planejamento, os alunos já possuem boas referências sobre jogos de arremesso e devem ser capazes de agregar diferentes regras e estratégias observadas nos jogos para criar a sua nova versão de um jogo de arremesso. O jogo deve ter nome e suas regras devem ser destacadas em uma folha distribuída pelo professor. É importante que o jogo construído contemple os seguintes pontos: 1) deve incluir todos os alunos da turma; 2) durante o jogo, os alunos deverão realizar a técnicas de arremesso, 3) o espaço destinado para a prática do jogo deverá ser a quadra poliesportiva ou outro espaço destinado as atividades práticas de educação física.   

Atividade 3: 

Terminada a construção individual do jogo, o professor irá iniciar um debate entre todos os alunos para selecionar três jogos para a prática nas aulas de educação física. Agrupe os alunos em grupos de cinco ou seis alunos e peça para eles lerem suas construções para os colegas. Ao final de cada leitura, os alunos do grupo deverão compreender o desenvolvimento do jogo e seu objetivo principal. Cada grupo, após a leitura de todos os jogos, deverá selecionar um jogo para ser lido posteriormente para toda a turma.

Terminado o primeiro momento da seleção, cada grupo irá apresentar para os demais o jogo que selecionou previamente. O professor deve estimular a oralidade dos alunos e a compreensão das regras e objetivos do jogo. É importante que os alunos sejam capazes de antecipar problemas na prática do jogo e selecionem propostas que efetivamente sejam viáveis para a prática nas aulas de educação física. Uma votação simples pode definir os três jogos que serão realizados nas próximas aulas de educação física.   

Atividade 4:

O último momento da aula será a prática e posterior avaliação de um jogo criado. Apresento aqui um jogo criado pelo professor Marcos Vinícios Pimentel de Andrade com uma turma do Colégio de Aplicação da UFRJ. O nome do jogo, nada peculiar, é “Marcobol”.

Trata-se de um jogo de arremesso que mescla regras do Queimado e Handebol. Deve ser praticado em uma quadra poliesportiva sempre com duas equipes. Esse jogo permite que participem até 30 alunos conjuntamente.

Os dois times se posicionam em lados opostos da quadra (semelhante ao jogo Queimado) e não podem atravessar a linha que demarca o meio da quadra. O objetivo é simples: arremessar uma bola, do seu lado da quadra, para que ela atravesse a linha de fundo do outro lado. Ao longo do jogo, o professor pode trabalhar: sistemas coletivos de defesa e ataque, troca de passe entre os alunos, reconstrução das regras a partir das demandas da turma etc. Os dois times atacam e defendem simultaneamente. O jogo deve ser praticado com várias bolas simultaneamente para aumentar a participação dos alunos e as possibilidades de marcar pontos.

Peça aos alunos para experimentarem diferentes técnicas de arremesso ao longo do jogo: com duas mãos por cima da cabeça, com uma das mãos por cima do ombro etc. Ao longo das aulas discuta com os alunos as formas mais eficientes de arremesso nesse jogo. Após os alunos internalizarem as principais regras do jogo e a sua dinâmica é possível realizar modificações nas regras tornando o jogo mais complexo:

1) pontuações diferenciadas para a bola que cruza a linha de fundo e para a bola que acerta o gol do Handebol,

2) determinações táticas sobre os jogadores que irão atacar ou defender,

3) determinações técnicas específicas sobre as formas de arremesso que devem ser empregadas no jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de destacar:

1) os diferentes tipos de arremessos praticados nos jogos,

2) os arremessos mais eficientes,

3) as dificuldades envolvidas na prática dos jogos criados,

4) soluções com a proposição de novas regras visando maior dinamicidade e inclusão de todos os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.