Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dos Livros de Linhagem da prosa medieval à Escrita de um livro de Memórias da origem da família

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e conhcer a origem dos livros de linhagem dentro da prosa medieval do Trovadorismo.

Estabelecer características da prosa medieval e o Trovadorismo.

Produzir um registro de memórias da família de cada aluno, bem como o estudo de sua genealogia.

Elaborar uma entrevista sobre a origem das famílias e os graus de parentesco dos familiares dos alunos.

Conhecer, problematizar e analisar os recursos da linguagem literária trovadoresca presentes nos textos estudados.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos) - 5 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa proposta pedagógica, é preciso que os alunos:

. conheçam o estilo de época Trovadorismo e suas características, principalmente referente à prosa medieval.

. identifiquem as fontes de informação nos suportes.

. conheçam os elementos que caracterizam um registro de memórias e o tipo de linguagem utilizada nesse gênero.

. façam a distinção dos usos de recursos de linguagem em outros gêneros textuais.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie a aula, apresentando uma música de Chico Buarque sobre a origem, as raízes de uma família:

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45158/ 

 (Acesso em 20/06/2010)

Pergunte aos alunos se eles conhecem a origem da família deles e seus antepassados.

Fale com eles que esse estudo sobre a origem da família, os graus de parentesco já foi  muito importante na época medieval, como uma forma de evitar os casamentos consanguíneos e esclarecer os direitos a heranças, tronos, patrimônios. Isso surgiu em pleno Trovadorismo e foi uma das manifestações literárias da prosa medieval.

Para ilustrar isso, apresente aos alunos, uma sequência de slides sobre essa temática:

http://www.slideshare.net/clauheloisa/trovadorismo-ii-prosa 

(Acesso em 19/06/2010)

Professor,

Retome uma das palavras que apareceram na sequência de slides: "Compilação"

Peça para que os alunos procurem o significado da palavra. Veja que, como a própria palavra nos sugere, não é apenas COPIAR. O sentido é bem mais amplo. Está relacionado a uma análise mas aprofundada dos fatos e de documentos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Compilador 

(Acesso em 20/06/2010)

Liste com seus alunos que documentos poderiam ser compilados para análise da origem das famílias e do grau de parentesco entre as pessoas.

Depois, peça que os alunos elaborem uma entrevista a ser feita com a pessoa mais velha da família de cada aluno.

Nela, deverá conter perguntas referentes à origem da família, aos nomes dos antepassados, os casamentos que tiveram, se eram consanguíneos ou não, a quantidade de filhos que tinham, a idade com que as pessoas se casavam, os casamentos "duradouros'.

As perguntas e a forma como a entrevista será feita devem ser uma escolha coletiva.

Aula 2

Professor,

Organize a sala de aula com as mesas em círculo. Peça para que os alunos apresentem suas entrevistas.

Direcione a apresentação para que esta não se torne enfadonha. Mostre aos alunos a importância de se coletar dados, para uma posterior análise dos mesmos.

Peça para os alunos fazerem as seguintes anotações, à medida que os colegas forem apresentando as respostas das perguntas:

. número de pessoas entrevistadas, idade, se são mulheres ou homens.

. nome da família.

. quantidade de filhos de gerações anteriores e das novas gerações

. local/país de origem da família

Seria interessante que você, professor, convidasse um(a) colega da área de Geografia para assistir a aula e também anotar os dados para serem utilizados em sua prática de ensino: demografia, crescimento populacional, formação da sociedade, migração.

Outra sugestão é a de compartilhar todos os dados coletados com os professores de História - que poderia trabalhar as questões de Heráldica, Medievalismo, Monarquia, disputa pelo poder real, ascensão ao trono, dinastias-, de Matemática - que poderia elaborar gráficos e promover análises em sala de aula-, de Ciências - que poderia estudar questões que envovem fenótipo, genótipo, consanguinidade, enfim, genética, evolução e perpetuação das espécies.

Aula 3

Professor,

Peça para os alunos trazerem, para a sala de aula, fotocópias de documentos de pessoas da família ou deles mesmos para uma compilação, uma análise. Podem ser registros de nascimentos antigos, registros de documentos de identificação, certidões de casamento antigas e atuais, para efeito de comparação da linguagem utilizada nos suportes.

Há ainda uma nova certidão de nascimento mais atualizada. Peça para os alunos pesquisarem ou trazerem o modelo mais recente. Assim, eles poderão fazer uma comparação entre o novo modelo e os antigos: o que há de semelhante, o que há de novidade e o que tinha e não tem mais.

Veja o novo modelo em:

http://www.notadez.com.br/anexos/prov2_2009_CNJ_nascimento.gif 

(Acesso em 19/07/2010)

Depois, leve os alunos à biblioteca da escola ou ao laboratório de informática, para que eles possam pesquisar:

1. A origem da própria família - árvore genealógica e migrações dos antepassados

http://www.myheritage.com.br/genealogia 

(Acesso em 19/06/2010)

http://www.descendentes.com/genealogia/index.html 

(Acesso em 19/06/2010)

http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/ 

(Acesso em 19/06/2010)

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm 

(Acesso em 19/06/2010)

2. Os brasões de cada ramo de familia pesquisada e encontrada no item anterior

http://www.museumedieval.com.br/brasoes 

(Acesso em 20/06/2010)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o 

(Acesso em 19/06/2010)

3. Os livros de linhagem, também conhecidos como nobiliários, próprios da prosa medieval

Observar o tipo de linguagem utilizada, se faz alguma referência  alguma família de algum aluno. Verificar nessa leitura que aspectos são considerados mais importantes nesse tipo de livro.

http://maria-elos.spaces.live.com/blog/cns!7977237312C9674B!11765.entry 

(Acesso em 19/06/2010)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_linhagem 

(Acesso em 19/06/2010)

Aula 4

Professor,

Diante de tantas e variadas informações coletadas, os alunos já estão preparados para a elaboração de um registro de Memórias deles.

Determine o foco narrativo que será utilizado: Primeira pessoa - narrador personagem ou Terceira pessoa - narrador onisciente.

Após a elaboração textual, promova uma troca dos registros para que os alunos conheçam as memórias dos colegas e que também indiquem os trechos que revelem problemas de compreensão de leitura, ambiguidade, coerência interna e externa e questões que envolvem a ortografia e a pontuação. Destroque os textos, de modo que o autor verifique as alterações sugeridas e faça a revisão textual. Participe desse processo de retextualização, professor. Auxilie seus alunos nas dúvidas que surgirem.

Convide os alunos e os outros professores envolvidos a organizarem uma exposição de todos os trabalhos realizados nas áreas de conhecimento. Construa um ambiente temático, como se fosse um túnel do tempo, afinal, os visitantes fariam uma visita ao passado, às suas origens. Na exposição, além das pesquisas, entrevistas e das memórias escritas, disponibilize os sites que os alunos julgaram mais interessantes durante a pesquisa para as pessoas também consultarem a sua própria origem familiar.

Recursos Complementares

Sugestões de referências que auxiliarão e enriquecerão suas aulas sobre o tema em estudo:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_portuguesa/estilos_literarios/1_trovadorismo 

(Acesso em 19/06/2010) - Estudo sobre Trovadorismo

http://www.webartigos.com/articles/17094/1/Genero-Entrevista-uma-analise-dos-elementos-nao-verbais-da-conversacao/pagina1.html 

(Acesso em 19/06/2010) - Sobre o Gênero Entrevista 

Filme:  "O nome da rosa" - http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/249488 

(Acesso em 19/06/2010) - Ambientado em um mosteiro medieval, responsável pelos registros e perpetuação dos documentos e livros antigos, tesouros da Humanidade

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade dos alunos ao criarem seus próprios critérios para elaborar os textos solicitados e fazer as correções necessárias dos próprios textos e os dos colegas. Aproveite e observe a capacidade deles de resolver situações-problema, oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.

As produções escritas possibilitarão a você, professor, avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas e das pesquisas feitas da origem da própria família, observando as características de um texto de um livro de linhagem e do gênero textual em estudo - as memórias-, e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.

Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual ou a um domínio específico: ortografia, pontuação, coerência e coesão textuais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.