15/09/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Ler e comparar diferentes biografias para observar os elementos característicos do gênero;
- Coletar informações sobre a vida e a obra de uma personalidade de interesse da turma;
- Redigir e revisar um texto biográfico para melhor organizar as informações e os acontecimentos narrados.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Pergunte aos alunos se têm curiosidade em saber sobre a vida de artistas, escritores, músicos. O que gostariam de saber sobre eles. Anote tudo no quadro de giz e organize uma lista de curiosidades da turma, por exemplo:
Nossa turma gostaria de saber:
- Sobre a família do artista.
- Onde nasceu e como foi sua infância.
- O que gostava de fazer, brincar e como era a sua rotina na escola.
- Qual foi o motivo de sua morte.
- Se for vivo, o que faz atualmente.
Depois de todos copiarem a lista no caderno, mostre um baú fechado e desperte a curiosidade da turma para saber o que há dentro do baú através de perguntas.
O que as pessoas costumam guardar no baú?
Você conhece alguém que tem um baú?
Abra-o sem revelar totalmente o conteúdo e apresente a coleção "Crianças Famosas" que conta a vida e a obra de artistas como "Villa-Lobos", "Monteiro Lobato", "Alfredo Volpi", "Cecília Meireles", e outros. A coleção "A Infância de..." com nomes como Ziraldo, Ruth Rocha e Mauricio de Sousa. E a coleção Biografias Brasileiras em que há "Candido Portinari", "Tarsila do Amaral" e " Santos Dumont ".
Professor, converse sobre cada personalidade mencionada acima, relembrando fatos marcantes, obras, músicas e invenções, como por exemplo:
Vocês sabem quem inventou o avião?
E quem criou a música Pai Francisco e Sambalêlê?
Quem escreveu o Menino Maluquinho?
Divida a turma em pequenos grupos para lerem e anotarem as informações seguindo a lista inicial.
Para finalizar, convide todos para sentarem em roda e cada grupo apresenta a biografia escolhida ao restante dos colegas. Aproveite para analisar com o grupo as características das biografias:
· Como geralmente o texto começa?
· Como são apresentados os acontecimentos?
· São fatos já ocorridos ou que vão acontecer?
· Como terminam as biografias?
2ª atividade:
Escolha com a turma sobre quem gostariam de pesquisar, onde vão coletar informações e organize um roteiro: ver exposições guiadas, material na internet, revistas, jornais, livros, entrevistas e filmes.
Organize um bloco de anotações e divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes para pesquisar. Faça as anotações coletivamente e todos copiam no final.
Para ilustrar os textos peça que os alunos desenhem, fotografem, imprimam mapas ou fotos antigas para enriquecer a pesquisa.
Relembre as anotações feitas na atividade 1 e 2 e monte um roteiro para a escrita da biografia:
· nome do artista, nome de sues pais,data de nascimento, sua infância, sua vida na escola, sua adolescência, sua vida adulta, sua obra e o término de sua trajetória.
Construa o texto junto com as crianças e sempre as lembre de consultar o bloco de anotações para registrarem os dados em ordem cronológica e com riqueza de detalhes. Seria interessante construírem a linha do tempo do biografado, desta maneira o grupo entende melhor a ordem cronológica.
Por último, faça a revisão coletiva do texto, sempre perguntando aos alunos como poderíamos torná-lo mais interessante para ser lido. Volte a consultar as biografias lidas e peça aos alunos que observem a forma como são escritas e quais as palavras utilizadas (como os advérbios).
Releia a biografia em voz alta ou peça para um aluno fazer a atividade de leitura oral e se todos estiverem contentes com o texto peça para copiá-lo e ilustrá-lo.
Minhas Memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó, de Luciana Sandroni, Companhia das Letrinhas, 1997.
Encontro com Portinari, de Rosane Acedo e Cecília Aranha, Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Editora Minden, 1995
A Paulinas tem a coleção Olharte, com biografias de artistas nacionais e internacionais, como "Tarsila", "Picasso", "Goeldi" e "Maria Martins".
Avalie durante a realização das atividades:
- As respostas foram pertinentes ao assunto abordado na roda de conversa.
- As informações coletadas foram coerentes e redigidas com suas próprias palavras.
- Os textos produzidos respeitaram as características pertencentes ao gênero.
- A linguagem utilizada foi apropriada e tornou o texto interessante para ser lido.
- A capacidade de compreender e reconhecer um texto biográfico.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!