Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrita de biografia

 

15/09/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e comparar diferentes biografias para observar os elementos característicos do gênero;

 - Coletar informações sobre a vida e a obra de uma personalidade de interesse da turma;

- Redigir e revisar um texto biográfico para melhor organizar as informações e os acontecimentos narrados.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 Pergunte aos alunos se têm curiosidade em saber sobre a vida de artistas, escritores, músicos. O que gostariam de saber sobre eles. Anote tudo no quadro de giz e organize uma lista de curiosidades da turma, por exemplo:

 Nossa turma gostaria de saber:

 - Sobre a família do artista.

 - Onde nasceu e como foi sua infância.

 - O que gostava de fazer, brincar e como era a sua rotina na escola.

 - Qual foi o motivo de sua morte.

- Se for vivo, o que faz atualmente.

Depois de todos copiarem a lista no caderno, mostre um baú fechado e desperte a curiosidade da turma para saber o que há dentro do baú através de perguntas.

 O que as pessoas costumam guardar no baú?

 Você conhece alguém que tem um baú?

Abra-o  sem revelar totalmente o conteúdo e  apresente a coleção "Crianças Famosas" que conta a vida e a obra de artistas como "Villa-Lobos", "Monteiro Lobato", "Alfredo Volpi", "Cecília Meireles", e outros. A coleção "A Infância de..." com nomes como Ziraldo, Ruth Rocha e Mauricio de Sousa. E a coleção Biografias Brasileiras em que há "Candido Portinari", "Tarsila do Amaral" e " Santos Dumont ".

 Professor, converse sobre cada personalidade mencionada acima, relembrando fatos marcantes, obras, músicas e invenções, como por exemplo:

 Vocês sabem quem inventou o avião?

 E quem criou a música Pai Francisco e Sambalêlê?

Quem escreveu o Menino Maluquinho?

Divida a turma em pequenos grupos para lerem e anotarem as informações seguindo a lista inicial.

 Para finalizar, convide todos para sentarem em roda e cada grupo apresenta a biografia escolhida ao restante dos colegas. Aproveite para analisar com o grupo as características das biografias:

· Como geralmente o texto começa?

 · Como são apresentados os acontecimentos?

· São fatos já ocorridos ou que vão acontecer?

· Como terminam as biografias?

  2ª atividade:

 Escolha com a turma sobre quem gostariam de pesquisar, onde vão coletar informações e organize um roteiro: ver exposições guiadas, material na internet, revistas, jornais, livros, entrevistas e filmes.

 Organize um bloco de anotações e divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes para pesquisar. Faça as anotações coletivamente e todos copiam no final.

 Para ilustrar os textos peça que os alunos desenhem, fotografem, imprimam mapas ou fotos antigas para enriquecer a pesquisa.

 3ª atividade:

 Relembre as anotações feitas na atividade 1 e 2 e monte um roteiro para a escrita da biografia:

 · nome do artista, nome de sues pais,data de nascimento,  sua infância, sua vida na escola, sua adolescência, sua vida adulta, sua obra e o término de sua trajetória.

Construa o texto junto com as crianças e sempre as lembre de consultar o bloco de anotações para registrarem os dados em ordem cronológica e com riqueza de detalhes. Seria interessante construírem a linha do tempo do biografado, desta maneira o grupo entende melhor a ordem cronológica.

 Por último, faça a revisão coletiva do texto, sempre perguntando aos alunos como poderíamos torná-lo mais interessante para ser lido. Volte a consultar as biografias lidas e peça aos alunos que observem a forma como são escritas e quais as palavras utilizadas (como os advérbios).

 Releia a biografia em voz alta ou peça para um aluno fazer a atividade de leitura oral e se todos estiverem contentes com o texto peça para copiá-lo e ilustrá-lo. 

Recursos Complementares

Minhas Memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó, de Luciana Sandroni, Companhia das Letrinhas, 1997.

Encontro com Portinari, de Rosane Acedo e Cecília Aranha, Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Editora Minden, 1995

A Paulinas tem a coleção Olharte, com biografias de artistas nacionais e internacionais, como "Tarsila", "Picasso", "Goeldi" e "Maria Martins".

http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm 

Avaliação

Avalie durante a realização das atividades:

 - As respostas foram pertinentes ao assunto abordado na roda de conversa.

 - As informações coletadas foram coerentes e redigidas com suas próprias palavras.

 - Os textos produzidos respeitaram as características pertencentes ao gênero.

 - A linguagem utilizada foi apropriada e tornou o texto interessante para ser lido.

 - A capacidade de compreender e reconhecer um texto biográfico.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.