23/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Para esta aula é necessário que as crianças compreendam a inter-relação entre animais e natureza para que possam extrair dela, seu alimento.
1º Momento:
A professora deve iniciar esta aula lançando um questionamento para o grupo, como: do que vocês acham que se alimentam os pingüins? Ouvir as crianças e registrar suas impressões iniciais. Levá-las para fazer uma pesquisa na internet e comprovar ou não, suas hipóteses sobre a alimentação destes animais. De volta à sala, a professora deve disponibilizar revistas, tesoura e cola, para que as crianças encontrem imagens de animais que pertencem a cadeia alimentar dos pingüins e produzam cartazes, utilizando-se de recorte e colagem
Fonte: http://www.mar-eco.no/learning-zone/__data/page/93/Krill3.jpg
http://pix.com.ua/db/animals/water/underwater_world/m-634097.jpg
2º Momento:
A professora deve levar as crianças a refletirem que assim como os pingüins necessitam de alimento, outros animais também precisam se alimentar. Assim sendo, há animais que se alimentam de pingüins, que variam de acordo com o local onde vivem. Em alguns locais são as focas-leopardo, em outros os leões-marinho, já em outro as skuas ou gaivotas-rapineiras, os petréis-gigantes e os gaivotões. Para melhor compreensão da cadeia alimentar dos pinguins, a professora deve levar para sala um texto que fale deste assunto, ler para as crianças e propor que elas produzam uma representação em forma de esquema, que pode ser com escrita e/ou com desenho, da cadeia alimentar dos pingüins. Depois de socializado na roda, os esquemas produzidos pelas crianças devem ser expostos na sala para que as crianças a eles quando julgar necessário.
Texto que trata dos predadores do pingüim:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/pinguim3.htm
3º Momento:
A professora deve informar-se quanto a existência em sua cidade ou perto dela, de um lugar onde se criem pingüins em cativeiro e agendar uma visita a este local para que as crianças possam observar estes animais, mesmo que seja em cativeiro e entrevistar os cuidadores deles. É interessante também que as crianças possam ver os pingüins se alimentando. Caso a professora não consiga fazer a visita junto com o grupo, pode assistir ao vídeo que sugerimos abaixo e discutir com as crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=31_sBi0cemk
4ºMomento:
Ao voltar da aula passeio, a professora junto com as crianças devem organizar uma exposição usando as imagens de fotos feitas no local e os textos produzidos pelas crianças e convidar as outras turmas da escola para apreciar e aprender sobre os pingüins.
Com esta aula é possível avaliar:
se as crianças conseguem identificar o alimento dos pingüins, seus principais predadores, compreendendo e representando sua cadeia alimentar e se conseguem expressar de forma escrita e oral o que apreciaram na aula passeio.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/03/2012
Cinco estrelasLEGAL AMEI