Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mural de classificados da turma

 

15/09/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar em diferentes jornais a organização, os tipos de classificados, os produtos e serviços oferecidos, etc.

 - Reconhecer a funcionalidade do texto de classificados no dia-a-dia.

 - Produzir um mural de classificados na escola.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para sala diferentes jornais e faça uma pesquisa junto com a turma.

Observem como são organizadas as seções dos jornais, por cores, títulos, páginas, etc. Pergunte sobre o que se refere cada parte do jornal( esporte, saúde, economia, classificados,etc).

 Depois separem os classificados do restante dos jornais e pesquisem como são organizados: o nome dado a cada seção, se apresentam as mesmas seções, se utilizam cores para diferenciar cada seção, etc. Peça para cada dupla escolher um anúncio do classificado e colar no caderno. Eles vão ler e responder as seguintes questões:

1-   O que está sendo anunciado?

2-   Quais são as informações contidas no anúncio?

 3-   Como podemos entrar em contato com o anunciante?

 4-   Para que servem esses anúncios?

Ao final, cada dupla lê suas respostas para os outros colegas e discutem sobre o anúncio pesquisado. Seria bom registrar as descobertas feitas pela turma no mural da sala.

 EX: Descobrimos que os anúncios servem para vender, comprar, alugar, anunciar algo perdido, procurar emprego..

 Após o registro, apresente a turma alguns anúncios do livro “Classificados poéticos”, de Roseana Murray, Editora Minguilim  e peça para fazerem comparações oralmente.

 Procura-se algum lugar no planeta

onde a vida seja sempre uma festa

 onde o homem não mate

 nem bicho nem homem

e deixe em paz

 as árvores da floresta.

 Procura-se algum lugar no planeta

 onde a vida seja sempre uma dança

 e mesmo as pessoas mais graves

tenham no rosto um olhar de criança.

   Troco um fusca branco

 por um cavalo cor de vento

um cavalo mais veloz que o pensamento

 Quero que ele me leve pra bem longe

e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...

 Perdi maleta cheia de nuvens

 e de flores,

 maleta onde eu carregava

 todos os meus amores embrulhados

 em neblina.

Perdi essa maleta

em alguma esquina

 e algum sonho

e desde então eu ando tristonho

 sem saber onde pôr as mãos.

 Se andando pelas ruas

 você encontrar a tal maleta,

 por favor, me avise em pensamento

que eu largo tudo e vou correndo...   

Vende-se uma casa encantada

no topo da mais alta montanha.

Tem dois amplos salões

onde você poderá oferecer banquetes

 para os duendes e anões

 que moram na floresta ao lado.

Tem jardineiras nas janelas,

 onde convém plantar margaridas.

 Tem quartos de todas as cores

 que aumentam ou diminuem

 de acordo com o seu tamanho

 e na garagem há vagas

 para todos os seus sonhos.

Por último, proponha a criação dos classificados da turma que podem ser poéticos ou reais, como os do jornal.

A atividade pode ser feita em duplas e deve seguir um roteiro de elaboração.

- O que cada dupla pode anunciar;

- como os interessados poderão entrar em contato;

 -  que informações deverá ter;

- coloque gravuras ou desenhos para ilustrar os anúncios.

Defina onde os anúncios podem ser afixados e as regras para responder, trocar,emprestar e doar.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie as respostas apresentadas durante a realização das atividades:

- participou com respostas, idéias e sugestões coerentes ao que foi proposto.

- expressou sua opinião com clareza e coerência.

- comparou e diferenciou os anúncios de jornal com os classificados poéticos.

 - criou anúncios interessantes e criativos para que fosse lido.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.