15/09/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Pesquisar em diferentes jornais a organização, os tipos de classificados, os produtos e serviços oferecidos, etc.
- Reconhecer a funcionalidade do texto de classificados no dia-a-dia.
- Produzir um mural de classificados na escola.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, leve para sala diferentes jornais e faça uma pesquisa junto com a turma.
Observem como são organizadas as seções dos jornais, por cores, títulos, páginas, etc. Pergunte sobre o que se refere cada parte do jornal( esporte, saúde, economia, classificados,etc).
Depois separem os classificados do restante dos jornais e pesquisem como são organizados: o nome dado a cada seção, se apresentam as mesmas seções, se utilizam cores para diferenciar cada seção, etc. Peça para cada dupla escolher um anúncio do classificado e colar no caderno. Eles vão ler e responder as seguintes questões:
1- O que está sendo anunciado?
2- Quais são as informações contidas no anúncio?
3- Como podemos entrar em contato com o anunciante?
4- Para que servem esses anúncios?
Ao final, cada dupla lê suas respostas para os outros colegas e discutem sobre o anúncio pesquisado. Seria bom registrar as descobertas feitas pela turma no mural da sala.
EX: Descobrimos que os anúncios servem para vender, comprar, alugar, anunciar algo perdido, procurar emprego..
Após o registro, apresente a turma alguns anúncios do livro “Classificados poéticos”, de Roseana Murray, Editora Minguilim e peça para fazerem comparações oralmente.
Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma festa
onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz
as árvores da floresta.
Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma dança
e mesmo as pessoas mais graves
tenham no rosto um olhar de criança.
Troco um fusca branco
por um cavalo cor de vento
um cavalo mais veloz que o pensamento
Quero que ele me leve pra bem longe
e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...
Perdi maleta cheia de nuvens
e de flores,
maleta onde eu carregava
todos os meus amores embrulhados
em neblina.
Perdi essa maleta
em alguma esquina
e algum sonho
e desde então eu ando tristonho
sem saber onde pôr as mãos.
Se andando pelas ruas
você encontrar a tal maleta,
por favor, me avise em pensamento
que eu largo tudo e vou correndo...
Vende-se uma casa encantada
no topo da mais alta montanha.
Tem dois amplos salões
onde você poderá oferecer banquetes
para os duendes e anões
que moram na floresta ao lado.
Tem jardineiras nas janelas,
onde convém plantar margaridas.
Tem quartos de todas as cores
que aumentam ou diminuem
de acordo com o seu tamanho
e na garagem há vagas
para todos os seus sonhos.
Por último, proponha a criação dos classificados da turma que podem ser poéticos ou reais, como os do jornal.
A atividade pode ser feita em duplas e deve seguir um roteiro de elaboração.
- O que cada dupla pode anunciar;
- como os interessados poderão entrar em contato;
- que informações deverá ter;
- coloque gravuras ou desenhos para ilustrar os anúncios.
Defina onde os anúncios podem ser afixados e as regras para responder, trocar,emprestar e doar.
Avalie as respostas apresentadas durante a realização das atividades:
- participou com respostas, idéias e sugestões coerentes ao que foi proposto.
- expressou sua opinião com clareza e coerência.
- comparou e diferenciou os anúncios de jornal com os classificados poéticos.
- criou anúncios interessantes e criativos para que fosse lido.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!