Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCORPIÃO É UM ARACNÍDEO?

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  • Conhecer e identificar as características do escorpião, classe alimentação e reprodução;
  • Ler,compreender e produzir textos informativos;
  • Elaborar questões que contemplem suas curiosidades sobre o assunto;
  • Expressar suas idéias  oralmente;
  • Os cuidados que devemos ter com os escorpiões.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de "aracnídeo".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa:  Muitos animais são vistos por grande parte da população como perigosos e asquerosos,  quando aparecem muitas pessoas pensam logo que eles devem ser extintos, por não conhecerem sua importância para o meio ambiente. Sendo assim, vê-se com esta aula a chance de, ainda na infância, começar a desmistificar essa visão já tão popularizada acerca de certos "bichinhos".

Atividade 1 – Conhecendo um pouco mais do escorpião.

1º Momento: Para dar início ao estudo sobre os escorpiões, o professor proporá aos alunos que assistam ao seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=pPjq303D-lI&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=kTxRFB2VP_w&NR=1 

Depois da exibição dos vídeos, o professor fará perguntas à turma sobre o vídeo:

  •  Que animal aparece no vídeo?
  •  Alguém aqui já viu um escorpião de perto?
  •  Ele parece perigoso?
  •  Quais são as características do escorpião? 
  • Como é formado o corpo do escorpião?
  • Quantas patas o escorpião tem?
  • Como é dividido o corpo dele?
  • Ele tem pinças?
  • Como é a cauda dele?
  •  Ele é um inseto ou aracnídeo? Por quê?

2º Momento: O professor, agora, dividirá a turma em grupos de 3 ou 4 componentes e lhes proporá uma atividade de pesquisa: cada grupo ficará encarregado de pesquisar, em casa, contando com a ajuda dos pais, sobre um tópico a respeito do escorpião (o professor disponibilizará um material inicial para pesquisa, existem sugestões nos recursos complementares); sendo assim, haverá um grupo para pesquisar sobre a reprodução, outro sobre a alimentação, outro sobre a anatomia, outro sobre a seus dados de classificação (nome científico, classe e família), outro grupo pesquisará sobre seu habitat, enfim a finalidade é que o objeto de estudo seja esmiuçado da maneira mais competente possível.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/escorp_tityus_serrulatus.jpg 

3º Momento: Na aula seguinte,  cada grupo apresentará sua pesquisa ao grande grupo, ficando este à vontade para tirar dúvidas sobre o assunto abordado pelo grupo da vez. Durante a apresentação o/a professor/a poderá enriquecer a discussão contribuindo com seus conhecimentos.

Atividade 2 – Entrevistando um especialista.

1º Momento: O professor informará às crianças que receberão a visita de um especialista em escorpiões, ou pais/biologos que tenham um conhecimento maior sobre o animal. Entretanto seria interessante que as crianças preparassem algumas perguntas com antecedência. Para tal, o professor proporá que os mesmos grupos da atividade de pesquisa se reunam novamente para que cada um elabore perguntas dentro do tema que já tinha sido trabalhado naquela atividade. Demais, cada grupo deverá fazer  perguntas sobre os procedimentos que devemos tomar se levarmos uma picada de escorpião. Além disso, o professor deverá aproveitar a presença do especialista para que este explique melhor a pergunta que dá título à aula "ESCORPIÃO É UM ARACNÍDEO?".

Observação: se não tiver um especialista/biologo, o professor é quem deverá organizar uma aula com videos e pesquisa em livros para responder todas as questões levantadas pelas crianças. 

2º Momento: Agora, os alunos entrevistarão o especialista, porém é sempre bom que o professor, antes da entrevista, reforce os combinados habituais: não falar alto, perguntar um de cada vez, não fazerem brincadeiras inoportunas, encarando com seriedade o momento vivenciado. Apesar de muitas perguntas já estarem formuladas,os alunos devem ter total liberdade para fazerem novas perguntas.

3º Momento: Depois da entrevista, o professor proporá a feitura de um texto coletivo que conterá as informações mais importantes que, segundo a turma, eles obtiveram com a presença do convidado. Tal texto será transcrito numa cartolina, permanecendo exposto na sala de aula.

Atividade 3 - Produzindo um cartaz.

1º Momento: O professor conversará com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com os escorpiões, pois eles, com já foi estudado, são "bichinhos" muito perigosos, e sempre que se sentem ameaçados pela presença de estranhos, para se defender, acaba picando os estranhos e, como algumas espécies tem veneno, sua picada se torna perigosa. Sendo assim, o professor vai sugerir que os alunos produzam cartazes para serem espalhados em certos pontos da escola, cartazes que conscientizem as pessoas dos cuidados que todos devem ter para não serem picados por escorpiões.Aqui, cabe ao professor salientar que a intenção dos cartazes não é fazer com que as pessoas sintam medo/raiva dos escorpiões, mas que passem a enxergá-lo apenas como um ser vivo, que tem suas características próprias e que deve ser respeitado, até porque se não existisse escorpiões do mundo, a população de baratas cresceria infinitamente o que causaria um grande caos.

2 º Momento: O professor pedirá que os alunos se agrupem em grupos de  3 ou 4 componentes para fazerem os cartazes, fornecerá o material necessário (cartolina, lápis hidrocor, lápis de cor, giz de cera, cola tesoura), bem como material para pesquisa sobre o asunto (sugestão: http://www.tutorzone.com.br/index.php?ind=reviews&op=entry_view&iden=2254     ).

3º Momento: Uma vez prontos os cartazes, haverá um sorteio para se saber qual o lugar da escola que o trabalho de cada grupo ficará exposto. Depois disso, alunos e professor irão fixar os cartazes em seus devidos lugares.

http://www.escorpiao.vet.br/scorp_marina_mineo3.jpg 

Atividade 4 - Rodada de perguntas.

O professor, agora, proporá uma atividade para as crianças chamada RESTA 1. Ela acontece da seguinte maneira: forma-se um grande círculo, os alunos em pé, o professor colocará uma música para tocar,e então cada aluno vai passando uma bola para o seu vizinho até que a música pare. Daí, quem ficou segurando a bola terá que responder uma pergunta sobre o assunto estudado: se acertar, continua na disputa; ele é quem comandará a música se errar, continuará na roda. O/a professor/a deverá mediar a dinâmica da sala contribuindo para o crescimento do grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado segundo os seguintes critérios:

Conheceram as características do escorpião: classe, reprodução, alimentação;

Participaram das leituras e produções de textos informativos;

Conheceram a importância dos escorpiões para o ecossistema;

Conheceram os cuidados que devemos ter com os escorpiões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.