Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer e analisar situações de cooperação família-escola.
  2. Avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola.
  3. Elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o conceito de cooperação e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá propor aos alunos, como atividade de sensibilização para o tema, assistir ao vídeo “Pedagogia da cooperação - teia cooperativa”, disponível no sítio

http://www.via6.com/topico.php?tid=106890    

  

Após o vídeo, o professor destacará a frase “Cooperar é uma forma de compartilhar conhecimentos, dividir experiências e se divertir”, para que os alunos possam refletir sobre ela e relatar situações relacionadas a esta afirmativa.

Em seguida, o professor deverá perguntar: É importante a aproximação entre escola e família? Por quê? Existem situações de cooperação entre a escola e a família de vocês?  Quais são elas? As situações trazidas pelos alunos deverão ser listadas na lousa pelo professor e, na sequência, analisadas com base nas características próprias da cooperação, tais como: diálogo, respeito, solidariedade, troca de informações, pensar junto, ter objetivos comuns e outras. De acordo com as análises realizadas, professor e alunos deverão destacar as situações que retratam a cooperação entre família e escola, registrando-as em cartazes.

2ª ATIVIDADE: O professor deverá distribuir para cada aluno uma folha contendo depoimentos de pais e educadores sobre a relação escola e família, para que acompanhe a leitura realizada por ele. A cada depoimento lido, os alunos deverão avaliar a qualidade da relação estabelecida entre pais e professores no que se refere à existência ou não de atitudes cooperativas entre eles.

Professor, sugerimos alguns depoimentos que poderão ser utilizados por você:   

Depoimento 1  

 “Os educadores me fizeram sentir como se estivessem lá para ensinar o meu filho. Estão sempre me dando idéias sobre que atitudes tomar. Além disso, percebi que  prestam atenção ao que eu digo e isso me fez sentir bem. Eu disse a mim mesmo - eles conhecem meu filho” (depoimento de pai de aluno).   

Fonte: http://www.reporternews.com.br/artigo.php?cod=142

Depoimento 2     

“(...) os professores ficam assim com muita resistência de fazer esta educação do berço, que pensam que é da família. Aí, eles mandam estes alunos para a direção, como se fossem casos de indisciplina. Quando a gente chama os pais, a maioria nem comparece e os poucos que vêm você sente que tiram o corpo fora. Eles de uma maneira ou de outra, dão a entender que trabalham, não têm tempo e que a escola é que tem que fazer este trabalho... É muito difícil, e precisa de uma solução urgente” (depoimento de uma educadora).   

Fonte: http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Artigos_PDF/Reinaldo_dos_Santos.pdf   

Depoimento 3   

“Durante todo o ano, somos convidados pela escola a participar das exposições, de finalização de projetos pedagógicos, palestras e reuniões para tratar sobre algum assunto específico com determinada turma, além de entrevistas de acompanhamento, fato que destacamos como extremamente positivo. Além disto, somos informados sobre as datas comemorativas e as festividades proporcionadas pela escola. A participação dos pais é muito importante e valorizada no desenvolvimento escolar dos alunos e da escola” (depoimento de uma mãe de aluno).   

Fonte: http://cemollobato.com.br/interna.php?secao=depoimentos     

Em seguida, os alunos deverão elaborar um texto síntese sobre a importância de fortalecer os vínculos cooperativos entre família e escola. Este texto poderá ser publicado no jornalzinho da escola.

3ª ATIVIDADE: Inicialmente, os alunos deverão compartilhar com os pais o processo vivido por eles durante a aula, para desencadear a discussão a respeito deste tema tão polêmico e desafiador. O professor solicitará aos alunos que, em casa, perguntem aos pais/responsáveis o que pensam a respeito da cooperação entre família e escola. Os depoimentos deverão ser registrados pelos próprios pais ou pelos alunos, sem necessidade de haver identificação dos participantes. Os registros serão entregues ao professor que os reunirá em uma caixa para que sejam posteriormente lidos e discutidos. Os pais dos alunos da turma deverão ser convidados para debater sobre a importância da relação família-escola e propor ações que promovam uma maior cooperação entre eles.

Em seguida, grupos constituídos por pais e alunos deverão trocar idéias sobre possíveis ações cooperativas a serem desenvolvidas na escola. As ações sugeridas serão socializadas para todo o grupo que fará uma síntese final contendo as propostas deliberadas por eles.

Dando continuidade, o professor deverá disponibilizar materiais diversos como: cartolinas, pincéis atômicos, revistas variadas, tubos de colas, tesouras, para que pais e alunos confeccionem cartazes com as propostas de ações, podendo ilustrá-los.

Ao final do turno escolar, o professor da turma, os pais e os alunos, deverão se dirigir para a porta da escola, com os cartazes em mãos, a fim de sensibilizar os outros pais de alunos e demais educadores da escola sobre a importância do envolvimento e participação de todos para a efetivação das propostas relacionadas à cooperação entre família e escola. Posteriormente, estes cartazes poderão ser afixados em vários espaços da escola, sobretudo em locais onde a presença e a permanência dos familiares for mais frequente.

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para esta aula, sugerimos a leitura de textos disponibilizados nos sítios abaixo:

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Pais+e+professores,+uma+rela%E7%E3o+delicada   "Pais e professores, uma relação delicada".  

http://www.promenino.org.br/TabId/77/ConteudoId/67e88026-917c-4d7a-a046-c0d01a68b15d/Default.aspx "Relação escola-família, uma história de desentendimentos".

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: analisar situações de cooperação entre família e escola; avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola; elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.