02/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Compreender a construção simplificada para os arcos de 30° e 45°;
Relacionar os ângulos centrais correspondentes a cada ângulo com a construção simplificada;
Resolver questões com a construção simplificada dos arcos capazes de 30°.
Arco Capaz
Professor distribua pratos de papelão para a turma, com diâmetro de 40 cm e idealize uma experiência junto com os alunos.
As etapas poderão ser:
Solicite aos alunos que tracem os dois diâmetros do círculo;
Solicite aos alunos que observem que obtivemos quatro ângulos de 90°.
Agora peça para traçarem a bissetrizes de dois ângulos.
Peça para os alunos traçarem uma corda AB;
Pergunte aos alunos o que observaram?
O Triângulo OAB é isósceles?
O Triângulo OAB também é Triângulo equilátero?
Após identificarem que Triângulo OAB é retângulo.
Deverão concluir que o ponto O vê AB segundo um ângulo reto, então está no arco capaz de 90°(semicircunferência).
Construção simplificada:
Passaremos para a construção da construção simplificada do ângulo de 30°.
Utilizaremos novamente os pratos de papelão;
· Solicite que os alunos representem um diâmetro vertical e tracem um ângulo central de 60°.
· Pergunte aos alunos que triângulos construíram? Deverão responder eqüilátero.
· Pergunte se esse triângulo é isóscele? Então poderemos concluir que o ponto O vê segundo um ângulo de 60°, e é centro do arco capaz de 30°.
· Construção simplificada:
Atividade 1:
Professor sugere-se fazer uma proposta para a turma de design de “brincos”, utilizando a construção dos arcos capazes de 30° e 45°.
Apresente algumas imagens de brincos.
Professor após algumas imagens solicite aos alunos para criarem um par de brincos.
Eles poderão criar qualquer modelo, sendo que utilizarão a construção de arcos capazes de 30° e 45°.
Pode-se solicitar uma exposição dos melhores trabalhos.
Atividade 2:
Professor sugere-se uma questão contextualizada, onde os alunos deverão ler o enunciado e apresentarem a solução.
Exemplo: Foi solicitado para os alunos do curso técnico, o projeto de uma piscina de forma diferente. Esta forma foi projetada para ocupar uma área disponível em uma residência.
Foi dada a dimensão da entrada da piscina, o centro O de um do arco capaz de 30°, que determina um nível da piscina, o outro nível é observado pelo arco capaz de 60°. Os alunos deverão perceber que a questão é simplificada com a construção dos arcos de 30° e 60°.
Solução:
Atividade 3:
Professor sugere-se uma proposta para a turma, da criação de uma barra decorativa, onde utilizarão a construção dos arcos capazes de 30° e 45°, simplificadas.
Esta barra decorativa será aplicada nos muros internos do colégio, nas áreas de lazer.
Exemplo:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos demonstraram reconhecer e representar a forma simplificada dos arcos capazes de 30° e 45°?
Os alunos souberam reconhecer os ângulos centrais correspondentes a cada ângulo com a construção simplificada?
Os alunos souberam resolver as questões que envolviam as construções simplificadas dos arcos capazes de 30° e 45°?
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