15/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Conhecimento sobre linhas retas.
Atividade 1 – Identificar os polígonos.
Momento inicial - O professor verifica o nível de habilidade que as crianças têm para identificar os polígonos. Nesse sentido, apresenta linhas traçadas e solicita que elas escolham os polígonos. Em seguida justicam a escolha e dizem por que as linhas são polígonos ou não. Nesse momento, cada uma expressa o que sabe e escuta o colega, podendo estabelecer um diálogo, para esclarecimento das idéias e para perceber idéias convergentes ou divergentes. Pode-se em seguida fazer um registro do que as crianças falaram para que depois eles possam verificar o que disseram inicialmente com o que aprenderam com este estudo.
Atividade 2 - Construir o conceito de polígono.
1º momento - O professor constrói quatro ou cinco geoplanos em uma base de madeira com redes quandrangular de pregos, organiza as crianças em pequenos grupos e cada grupo recebe um geoplano e linhas coloridas para formar linhas fechadas, retas. Cada imagem formada pelo grupo é desenhada.
Fonte: http://matildepaula.blog.uol.com.br/images/geoplano.jpg
2º momento – O professor organiza as crianças em duplas para fazer leituras sobre polígonos, pode utilizar o próprio livro texto de matemática, caso tenha o assunto ou outros materiais que possam ser disponibilizado as crianças.
3º momento – O professor e as crianças, após a leitura, constroem uma orientação para construção de polígonos.
Polígono
a) têm somente linhas poligonais (segmentos de retas)
b) une o segmento de origem com a extremidade do último segmento;
c) formado por segmentos (lados) consecutivos que se fecham.
Atividade 3 – Construir polígonos com metro de carpinteiro e com régua.
1º momento – O professor orienta as crianças para criar polígonos com o metro do carpinteiro. Nesse momento, elas se dividem em grupos (com quatro componentes) e no assoalho traçam, com giz, diferentes polígonos, tomando como referência a orientação construída. Nesse momento elas testam todas as possibilidades que o metro permite, para traçar polígonos diferentes.
Fonte: http://dutramaquinas.com.br/imagens/produto/alta/847_escala_metrica_de_madeira_2m.jpg
2º momento – Na mesa as crianças podem utilizar palitos de picolé e montar os polígonos traçados no assoalho. Em seguida, cada grupo se subdivide em duplas, cada dupla usando régua desenha em papel oficio,os polígonos que desenharam no assoalho, que foram reconstruidos com palitos. No final, conferem a orientação construída, para analisar se realmente desenharam polígonos.
3º momento – O professor deve construir quatro placas de madeira lisa, pode ser folha de compensado e coloca um prego no centro, para colocar a régua com furo e traçar polígonos com três lados. Nesse momento as crianças testam todas as possibilidades e traçam diferentes polígonos.
leitura para o professor:
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/30Geometria/materiais/texto1.pdf
Avaliar se as crianças fizeram leituras, se guiaram pela orientação para criação dos polígonos e utilizam a régua e o metro para:
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