Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS COM MEDIDAS, LINHAS E DIREÇÃO.

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir linha poligonal com o metro do carpinteiro, unindo a origem do segmento com a última extremidade;
  • Construir polígono de três, de quatro, cinco e seis lados;
  • Traçar linhas retas com réguas, com furo em uma das extremidades fixada no papel e experimentar a mudança de direção.
Duração das atividades
4 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre linhas retas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Identificar os polígonos.  

Momento inicial -  O professor verifica o nível de habilidade que as crianças têm para identificar os polígonos. Nesse sentido, apresenta linhas traçadas e solicita que elas escolham os polígonos. Em seguida justicam a escolha e dizem por que as linhas são polígonos ou não. Nesse momento, cada uma expressa o que sabe e escuta o colega, podendo estabelecer um diálogo, para esclarecimento das idéias e para perceber idéias convergentes ou divergentes. Pode-se em seguida fazer um registro do que as crianças falaram para que depois eles possam verificar o que disseram inicialmente com o que aprenderam com este estudo. 

Atividade 2 - Construir o conceito de polígono.

1º momento - O professor constrói quatro ou cinco geoplanos em uma base de madeira com redes quandrangular de pregos, organiza as crianças em pequenos grupos e cada grupo recebe um geoplano e linhas coloridas para formar linhas fechadas, retas. Cada imagem formada pelo grupo é desenhada.

Fonte: http://matildepaula.blog.uol.com.br/images/geoplano.jpg  

2º momento – O professor organiza as crianças em duplas para fazer leituras sobre polígonos, pode utilizar o próprio livro texto de matemática, caso tenha o assunto ou outros materiais que possam ser disponibilizado as crianças.  

3º momento – O professor e as crianças, após a leitura, constroem uma orientação para construção de polígonos.

Polígono

a) têm somente linhas poligonais (segmentos de retas)

b)  une  o segmento de origem com a extremidade do último segmento;

c) formado por segmentos (lados) consecutivos que se fecham.

Atividade 3 – Construir polígonos com metro de carpinteiro e com régua.

1º momento – O professor orienta as crianças para criar polígonos com o metro do carpinteiro. Nesse momento, elas se dividem em grupos (com quatro componentes) e no assoalho traçam, com giz, diferentes polígonos, tomando como referência a orientação construída. Nesse momento elas testam todas as possibilidades que o metro  permite, para traçar polígonos diferentes.

Fonte: http://dutramaquinas.com.br/imagens/produto/alta/847_escala_metrica_de_madeira_2m.jpg 

2º momento –  Na mesa as crianças podem utilizar palitos de picolé e montar os polígonos traçados no assoalho. Em seguida, cada grupo se subdivide em duplas, cada dupla usando régua desenha  em papel oficio,os polígonos que desenharam no assoalho, que foram reconstruidos com palitos. No final, conferem a orientação construída, para analisar se realmente desenharam polígonos. 

3º momento – O professor deve construir quatro placas de madeira lisa, pode ser folha de compensado e coloca um prego no centro, para  colocar a régua com furo e traçar polígonos com três lados.  Nesse momento as crianças testam todas as possibilidades e traçam diferentes polígonos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças fizeram  leituras, se guiaram pela orientação para criação dos polígonos e utilizam a régua e o metro para:

  •  Construir linha poligonal;
  •  unir  a origem do segmento com a última extremidade;
  • Construir polígono de três, de quatro, cinco e seis lados;
  • Traçar linhas retas com réguas com furo em uma das extremidades e fixada no papel e experimentar a mudança de direção.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.