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ESTIMATIVAS E VERIFICAÇÃO DE MEDIDAS.

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Calcular mentalmente a distância em linha reta de A a B;
  • Verificar com o metro de carpinteiro a distância calculada mentalmente;
  • Montar figura a partir de situações problemas com direção e sentido.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estimativas e medidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Realizar corrida com revezamento.

1º momento – O professor planeja com as crianças uma corrida com revezamento, como parte da educação corporal, mas vinculada aos conhecimentos da matemática.  Nesse planejamento, o professor leva as crianças ao local (espaço) da corrida, pede para que:

 a) imaginem uma linha reta, com um ponto de origem (primeiro corredor), três pontos para revezamento. Cada criança representa um ponto e o ponto final representado por quem chegar a extremidade da linha.

 b) Imaginem duas linhas paralelas com a mesma distância, para realizar a competição entre as crianças;

c) Marquem o ponto de origem (ponto de partida) e os pontos onde ficam os colegas para revezamento (delimitam o segmento de reta) e o ponto da extremidade (ponto de chegada).

d) Calculem mentalmente a distância entre as linhas A e B para marcar a distancia entre B e C ,  entre C e D, entre D e E. Os segmentos de retas devem ter  a mesma distância.

2º momento – O professor sorteia duas crianças para marcar os pontos, calculando pela percepção. A turma observa e ajuda na construção das duas linhas paralelas.

3º momento – as crianças são divididas em duplas e com uma régua de carpinteiro (escala métrica) medem o que traçaram pela percepção. Em seguida a turma discute sobre as medidas e se os segmentos de reta conservaram a mesma distância. Em seguida fazem o reajustamento das medidas para organização do percurso da corrida.  

Atividade 2 -  Executar a corrida planejada.   

1º momento - As crianças realizam a corrida. A turma é dividida em duas equipes, a equipe da linha azul e a equipe da linha vermelha, observando os momentos que devem entrar nos pontos determinados para fazer o revezamento. Ganha a competição, a equipe que todas as crianças participarem  da corrida e terminar primeiro.

2º momento - As crianças fazem o desenho da competição e relatam, escrevendo como aconteceu a brincadeira, desde o momento da construção da distância que elas percorreram; a orientação e a execução da competição. 

3º momento -  O professor discute com as crianças a distância percorrida e constroem uma orientação para representar os segmentos de reta por meio de escala. 

 As crianças e o professorcontroem  a seguinte orientação:

 Orientação Imagine que você faz os desenhos representando as crianças (pontos) e as linhas percorridas (traços):

 a) O modelo - as linhas devem ter medidas proporcionais a cada segmento de reta da brincadeira;

b) O modelo 1:10, significa dizer que ele é 10 vezes menor  que a linha original. Exemplo, se na corrida real tiver cada segmento de reta igual a  1m, qual será o tamanho do modelo?

c) O valor de 1m é igual a 100cm.

 d) 100 dividido por 10 é o valor de cada segmento de reta.

e) Na corrida tinham quantos segmentos de retas?

f) Desenhar as linhas paralelas (da corrida por revezamento) usando a escala 110.

Atividade 3 -  Representar as linhas da brincadeira usando a proporcionalidade.

1º momento – As crianças se organizam em duplas e discutem a orientação, pensam na brincadeira e em voz alta uma ajuda a outra a desenhar o modelo para representar as linhas imaginárias.

2º momento – O professor atende cada dupla e analisa com ela se realmente conseguiram fazer a representação das linhas conforme o modelo planejado. Se a dupla não conseguiu, o professor ajuda as crianças a repensar a lógica da representação por escala e auxilia na reconstrução da atividade.  

3º momento  – As duplas apresentam o resultado da suas atividades, explicando como podemos representar a realidade por meio de modelo, usando a escala 1: 10. Em seguida as duplas podem imaginar outra escala e fazer uma nova representação.    

Recursos Complementares

COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.

Machado, N. J. Vivendo matemática: polígonos, centopéias e outros bichos.São Paulo: Scipione, 1994.

Avaliação

O professor avalia se as crianças conseguiram:

Fazer Calculo mental de distância em linha reta de A a B;

Verificar com o metro de carpinteiro a distância calculada mentalmente;

Montar figura a partir de situações problemas com direção e sentido.

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