15/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Estimativas e medidas.
Atividade 1 – Realizar corrida com revezamento.
1º momento – O professor planeja com as crianças uma corrida com revezamento, como parte da educação corporal, mas vinculada aos conhecimentos da matemática. Nesse planejamento, o professor leva as crianças ao local (espaço) da corrida, pede para que:
a) imaginem uma linha reta, com um ponto de origem (primeiro corredor), três pontos para revezamento. Cada criança representa um ponto e o ponto final representado por quem chegar a extremidade da linha.
b) Imaginem duas linhas paralelas com a mesma distância, para realizar a competição entre as crianças;
c) Marquem o ponto de origem (ponto de partida) e os pontos onde ficam os colegas para revezamento (delimitam o segmento de reta) e o ponto da extremidade (ponto de chegada).
d) Calculem mentalmente a distância entre as linhas A e B para marcar a distancia entre B e C , entre C e D, entre D e E. Os segmentos de retas devem ter a mesma distância.
2º momento – O professor sorteia duas crianças para marcar os pontos, calculando pela percepção. A turma observa e ajuda na construção das duas linhas paralelas.
3º momento – as crianças são divididas em duplas e com uma régua de carpinteiro (escala métrica) medem o que traçaram pela percepção. Em seguida a turma discute sobre as medidas e se os segmentos de reta conservaram a mesma distância. Em seguida fazem o reajustamento das medidas para organização do percurso da corrida.
Atividade 2 - Executar a corrida planejada.
1º momento - As crianças realizam a corrida. A turma é dividida em duas equipes, a equipe da linha azul e a equipe da linha vermelha, observando os momentos que devem entrar nos pontos determinados para fazer o revezamento. Ganha a competição, a equipe que todas as crianças participarem da corrida e terminar primeiro.
2º momento - As crianças fazem o desenho da competição e relatam, escrevendo como aconteceu a brincadeira, desde o momento da construção da distância que elas percorreram; a orientação e a execução da competição.
3º momento - O professor discute com as crianças a distância percorrida e constroem uma orientação para representar os segmentos de reta por meio de escala.
As crianças e o professorcontroem a seguinte orientação:
Orientação Imagine que você faz os desenhos representando as crianças (pontos) e as linhas percorridas (traços):
a) O modelo - as linhas devem ter medidas proporcionais a cada segmento de reta da brincadeira;
b) O modelo 1:10, significa dizer que ele é 10 vezes menor que a linha original. Exemplo, se na corrida real tiver cada segmento de reta igual a 1m, qual será o tamanho do modelo?
c) O valor de 1m é igual a 100cm.
d) 100 dividido por 10 é o valor de cada segmento de reta.
e) Na corrida tinham quantos segmentos de retas?
f) Desenhar as linhas paralelas (da corrida por revezamento) usando a escala 110.
Atividade 3 - Representar as linhas da brincadeira usando a proporcionalidade.
1º momento – As crianças se organizam em duplas e discutem a orientação, pensam na brincadeira e em voz alta uma ajuda a outra a desenhar o modelo para representar as linhas imaginárias.
2º momento – O professor atende cada dupla e analisa com ela se realmente conseguiram fazer a representação das linhas conforme o modelo planejado. Se a dupla não conseguiu, o professor ajuda as crianças a repensar a lógica da representação por escala e auxilia na reconstrução da atividade.
3º momento – As duplas apresentam o resultado da suas atividades, explicando como podemos representar a realidade por meio de modelo, usando a escala 1: 10. Em seguida as duplas podem imaginar outra escala e fazer uma nova representação.
COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.
Machado, N. J. Vivendo matemática: polígonos, centopéias e outros bichos.São Paulo: Scipione, 1994.
O professor avalia se as crianças conseguiram:
Fazer Calculo mental de distância em linha reta de A a B;
Verificar com o metro de carpinteiro a distância calculada mentalmente;
Montar figura a partir de situações problemas com direção e sentido.
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