Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Confecção de Malabares Bola

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Confeccionar a partir de materiais alternativos e, ou recicláveis três malabares “bola”.

Trabalhar e desenvolver a habilidade e coordenação óculo-manual.

Trabalhar e desenvolver o ritmo.

Utilizar materiais alternativos e recicláveis para o desenvolvimento de atividades de lazer.

Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Qualquer lugar poderá ser utilizado para essa prática, mas de preferência deve ser ao ar livre ou em área fechada com pé direito alto.

Materiais: para a confecção de uma bola com massa suficiente para tal prática necessita-se de 2 folhas de jornal e 2 bolas de ar (bexigas). Nesse caso o professor deverá providenciar a quantidade suficiente para que cada aluno da turma confeccione 3 malabares.

Atividade 1: (5 min.)

O(A)  Professor(a) inicialmente estimulará que os alunos demonstrem o conhecimento sobre a utilização de malabares. Considerando-se que nossa atividade será desenvolvida com os malabares bola o(a) professor(a) deverá ir direcionando as contribuições dos alunos para chegar a esse tipo de implemento.  

O(A) professor(a) aproveitará esse momento para contar um pouco da história dos malabares e apresentará as habilidades motoras envolvidas nessas atividades.

Atividade 2: Confecção do material: (35 min.)

Cada aluno confeccionará 3 bolas, que serão usadas nas próximas aulas.

1º Passo – Solicite que o aluno pegue a primeira folha de jornal e amasse-a até que fique numa forma parecida com a bola, com aproximadamente 8cm de diametro em média.

2º Passo –  Peça aos alunos para pegarem a segunda folha e fazerem outra camada de jornal por cima da primeira “bola”, mantendo a forma. Agora o material tem em média 10 cm de diametro.

3º Passo – Os alunos cortarão os bicos das duas bexigas na altura  onde eles começam a alargar.

DICA: Professores peçam para os alunos tomarem cuidado com este passo, para não rasgarem as bexigas. A tarefa agora é por a bola de papel dentro da bexiga sem bico.

4º Passo – Os alunos envolverão as bolas feitas com as folhas de jornal com a primeira bexiga até que reste apenas o buraco do local onde ficava o bico.

5º Passo –  coloque a bola feita, anteriormente, dentro da outra bexiga com o buraco aparente voltado para o fundo da segunda bexiga. Envolver com a 2ª bexiga a bola formada pela 1ª.

3ª Atividade (10 minutos)

O(A)  professor(a) apresentará aos alunos algumas das possibilidades de manipulação dos malabares bola, como por exemplo, as previstas na página:

Malabarismo com 3 bolas 

O(A) professor(a) analisará os malabares bola confeccionados pelos alunos para verificar se estão corretos.

Os malabares confeccionados pelos alunos serão deixados com eles para que entre uma aula e outra os alunos possam se familiarizar com os implementos.

Esses materiais serão utilizados na aula seguinte quando continuaremos trabalhando esse tema.

Recursos Complementares

O link abaixo poderá ser consultados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Malabarismo 

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas e  qualidade dos materiais preparados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.