21/06/2010
Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Confeccionar a partir de materiais alternativos e, ou recicláveis três malabares “bola”.
Trabalhar e desenvolver a habilidade e coordenação óculo-manual.
Trabalhar e desenvolver o ritmo.
Utilizar materiais alternativos e recicláveis para o desenvolvimento de atividades de lazer.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Espaço: Qualquer lugar poderá ser utilizado para essa prática, mas de preferência deve ser ao ar livre ou em área fechada com pé direito alto.
Materiais: para a confecção de uma bola com massa suficiente para tal prática necessita-se de 2 folhas de jornal e 2 bolas de ar (bexigas). Nesse caso o professor deverá providenciar a quantidade suficiente para que cada aluno da turma confeccione 3 malabares.
Atividade 1: (5 min.)
O(A) Professor(a) inicialmente estimulará que os alunos demonstrem o conhecimento sobre a utilização de malabares. Considerando-se que nossa atividade será desenvolvida com os malabares bola o(a) professor(a) deverá ir direcionando as contribuições dos alunos para chegar a esse tipo de implemento.
O(A) professor(a) aproveitará esse momento para contar um pouco da história dos malabares e apresentará as habilidades motoras envolvidas nessas atividades.
Atividade 2: Confecção do material: (35 min.)
Cada aluno confeccionará 3 bolas, que serão usadas nas próximas aulas.
1º Passo – Solicite que o aluno pegue a primeira folha de jornal e amasse-a até que fique numa forma parecida com a bola, com aproximadamente 8cm de diametro em média.
2º Passo – Peça aos alunos para pegarem a segunda folha e fazerem outra camada de jornal por cima da primeira “bola”, mantendo a forma. Agora o material tem em média 10 cm de diametro.
3º Passo – Os alunos cortarão os bicos das duas bexigas na altura onde eles começam a alargar.
DICA: Professores peçam para os alunos tomarem cuidado com este passo, para não rasgarem as bexigas. A tarefa agora é por a bola de papel dentro da bexiga sem bico.
4º Passo – Os alunos envolverão as bolas feitas com as folhas de jornal com a primeira bexiga até que reste apenas o buraco do local onde ficava o bico.
5º Passo – coloque a bola feita, anteriormente, dentro da outra bexiga com o buraco aparente voltado para o fundo da segunda bexiga. Envolver com a 2ª bexiga a bola formada pela 1ª.
3ª Atividade (10 minutos)
O(A) professor(a) apresentará aos alunos algumas das possibilidades de manipulação dos malabares bola, como por exemplo, as previstas na página:
O(A) professor(a) analisará os malabares bola confeccionados pelos alunos para verificar se estão corretos.
Os malabares confeccionados pelos alunos serão deixados com eles para que entre uma aula e outra os alunos possam se familiarizar com os implementos.
Esses materiais serão utilizados na aula seguinte quando continuaremos trabalhando esse tema.
Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas e qualidade dos materiais preparados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!