Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quantas letras têm uma palavra?

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Observar a existência de palavras com uma, duas ou três letras nos textos.

 - Comparar a grafia de palavras com uma ou duas letras. (Ex; ao – au, e –é, no – nu)

- Perceber a função destas palavras na escrita de textos.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, entregue aos alunos a fábula O menino e as nozes sem a presença de palavras com uma, duas ou três letras e peça para lerem.

Menino, ver jarro cheio nozes, meteu mão  tirar algumas. Apanhou tantas nozes quanto pôde  tentou puxar fora mão cheia. Mão fechada nozes não passava boca jarro. Saber como  livrar , começou chorar. Mãe socorreu.

Moral: Quem tudo quer, nada tem.

(Fábula de Esopo)

Logo depois, pergunte se conseguiram ler ou se está faltando algo. Queremos que percebam como algumas pequenas palavras fazem falta na hora de ler um texto.

Reproduza novamente a fábula e indique com um traço os lugares de onde retirou as palavras e apresente uma lista com as mesmas.

Um menino, ao ver  um jarro  cheio de nozes, meteu a mão para tirar algumas. Apanhou tantas nozes quanto pôde e tentou puxar para fora a mão cheia. Mas a mão fechada com  as nozes não passava pela boca do jarro. Sem saber como se livrar, começou a chorar. A mãe o socorreu.

Moral: Quem tudo quer, nada tem.

(Fábula de Esopo)

A tarefa é recolocar as palavras no lugar e, assim, realizar a leitura e interpretação da fábula.

Após a leitura, oriente os alunos para observarem as palavras usadas no exercício anterior.

PALAVRAS COM UMA LETRA

PALAVRAS COM DUAS LETRAS

PALAVRAS COM TRÊS LETRAS

A

UM

COM

E

SE

MAS

O

DE

SEM

Observe a tabela e responda:

 - As palavras com uma letra são vogais ou consoantes?

 - Quais vogais não aparecem?

- Essas vogais não existem como palavras? Verifique em outro texto.

 - A palavra ao tem o mesmo som de au, mas querem dizer a mesma coisa? Explique.

- E a palavra sem tem o mesmo som de cem, mas querem dizer a mesma coisa? Explique e dê exemplos.

Essa comparação é um bom exercício de observação e orienta o olhar do aluno para as diferenças de escrita e significado.

Catador de palavras

O jogo do catador de palavras serve para exercitar as descobertas feitas pela turma e para desenvolver a capacidade de revisão.

 Entregue um texto para cada aluno e peça para que descubram as palavras que foram escritas com erro de grafia.

A prateleira dus alimentos construtores é uma agitação só. É porque u grupo dos construtores não pára quieto!  Us alimentos desse grupo trabalham duro, sempre ajudando o organismo a ce renovar e se fortalecer.

Nu grupo dos construtores estão os alimentos ricos em proteínas, que a gente encontra na carne, no peixe, no frango, na clara dos ovos, e também no leite e seus derivados, como queijo i  iogurte.

Tem gente que acha mais saudável não comer carne ou escolhe não comer nada di origem animal: os vegetarianos. Ainda bem que existem também as proteínas de origem vegetal... Entram nessa turma grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico, a soja, e frutas oleaginosas (que contêm óleo) como amendoim, nozes, amêndoa e castanha-do-pará.

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/kidspedia.htm  

Por último, peça a reescrita correta das palavras descobertas.  Professor, na hora da correção compare as respostas, oriente e relembre as observações feitas até o momento.

Concluído jogo, faça o registro coletivo das descobertas feitas pela turma e peça para copiarem no caderno para consulta.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos durante a realização das atividades:

- Conseguem perceber a ausência de palavras em textos e a dificuldade causada por essa falta.

 - Identificam a diferença de grafia e significado das palavras do texto.

 - Localizam no texto as palavras com erro de grafia e corrigem.

 - Fazem uso das descobertas feitas na produção e revisão de seus textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.