22/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Para esta aula as crianças devem ter se apropriado das informações de que os pingüins são aves aquáticas não voadoras.
1º Momento:
Para introduzir o estudo sobre os pingüins, a professora deve levar para sala de aula, textos que falem sobre estes animais e ler para as crianças. Depois, escrever uma lista enfocando suas características físicas: patas, rabo, bico, cor das de suas penas etc. Deve ainda, enfocar como é coberto o corpo dos filhotes de pingüins ao nascer, que ao invés de penas, tem uma plumagem que só mais tarde se converte em penas.
2ª Momento:
A professora deve aproveitar a aula passeio proposta na aula "Alimentando um pingüim" desta coleção de aulas e solicitar que as crianças ao observar os pingüins, analisem sua estrutura física, sua forma de andar, como é seu corpo, quais as partes que se pode ver/observar, como é sua relação com o homem etc. De volta à escola, as crianças devem ser levadas a representar em forma de uma maquete, o local onde vivem os pingüins observados. Para isso a professora deve disponibilizar materiais como: papel celofane azul e branco para representar a água; palitos de picolé ou de churrasco para fazer a cerquinha do local, massa de modelar para fazer os pingüins e outros objetos mais que possa está enriquecendo a forma de representação pelas crianças, como pedrinha e areia que podem ser coletadas no jardim da escola.
3º Momento:
A professora junto com as crianças devem combinar uma entrevista a um biólogo ou especialista em pingüins para saber mais coisas sobre estes animais: a idade média de vida, os tipos de pingüins existentes, seus hábitos alimentares, seus costumes, forma de acasalamento, dentre outras coisas que o grupo tiver curiosidade. As perguntas, assim como as crianças que irão entrevistar e as que irão registrar, devem ser planejadas com o grupo antes da visita do profissional à sala. Durante a entrevista, professores e crianças poderão fazer re-adequações ou estender as perguntas de acordo coma s curiosidades e com as informações que forem surgindo.
4º Momento:
Após a entrevista e saída do profissional da sala, a professora deve retomar junto com as crianças, os registros feitos por elas, acrescentando informações que por ventura elas deixaram de registrar e, com todo este material, produzir um texto coletivo. Depois devem organizar uma exposição coma s maquetes produzidas e o texto coletivo contendo as informações obtidas na entrevista.
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar características físicas dos pingüins; elaborar representações sobre eles; descrever características do comportamento dos pingüins que vivem em cativeiro e sistematizar as informações obtidas na entrevista.
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