14/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Para a realização destas atividades, é necessária a leitura prévia da obra "Ali Babá e os quarenta ladrões".
Sugestões de textos e autores:
GULLAR, Ferreira. As mil e uma noites: contos árabes/traddução. Rio de Janeiro: Revan, 2006
BRAGA, Edson Rocha. Ali Babá e os quarenta ladrões/adaptação. São Paulo: Scipione, 2003
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a atividade, o professor relembrará com os alunos alguns pontos importantes da história. Para isso, ele dividirá a turma em grupos e sorteará entre eles um tipo de atividade:
O professor sorteará as atividades entre os grupos. Cada grupo ficará responsável por elaborar duas atividades a respeito do livro. Dessa maneira, os alunos relembrarão toda a história. Feito isso, o professor trocará as atividades entre os grupos para que eles as resolvam. Depois, o professor fará a correção oralmente.
Atividade 2
Para iniciar a atividade, o professor dividirá a obra em 5 partes:
Cada grupo ficará responsável por adaptar uma das partes da história. O professor deverá relembrar com eles como se estrutura o texto dramático: como aparecem as falas, a descrição do cenário, os gestos das personagens, etc. É importante que o professor auxilie os grupos na estruturação dos textos. O professor poderá organizar o cenário em algum ambiente da escola para que os alunos apresentem as cenas.
Aula 2
Atividade
Nesta atividade, trabalharemos com um texto escrito para ser encenado que narra a história de "Ali Babá e os quarenta ladrões no século XXI". O texto está disponível em: http://www.bdteatro.ufu.br/download.php?pid=TT00937
Com o texto xerocado em mãos, os alunos deverão fazer a leitura em duplas. O professor deverá entregar aos estudantes uma ficha (xerox) com algumas questões que deverão ser respondidas por eles no caderno:
Depois disso, o professor procederá com a correção das atividades oralmente com os alunos. O professor deverá também selecionar algumas cenas da peça para serem dramatizadas pelos alunos.
http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/histor74_1.html
Professor, no site acima você encontrará a história "Ali Babá e os quarenta ladrões" ilustrada.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante que o professor observe e verifique se eles conseguiram adaptar o texto para ser dramatizado e se elaboraram as questões de acordo com o que foi proposto.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2010
Três estrelasOlá, Daniela! Realmente, para alcançar os objetivos a que você se propôs, será imprescindível que os alunos tenham o conhecimento prévio da diferença entre texto narrativo e dramático e de lerem o livro, compreendê-lo para adaptá-lo à dramatização. Com isso, aprenderão a trabalhar em grupo pois dividirão os papéis para a encenação da peça teatral. Parabéns! Gostei muito de sua sugestão; também gosto muito de trabalhar com histórias e dramatizações.