Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptando “Ali Babá e os quarenta ladrões” para o teatro

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e compreender a obra;
  • adaptar o texto narrativo para ser dramatizado;
  • dividir papéis, ensaiar e encenar a peça.  
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura prévia da obra;
  • Domínio dos conceitos trabalhados na aula "O texto narrativo e o dramático: qual é a diferença?" divulgada no Portal do Professor, de autoria de Daniela Braga de Paula e Eliana Dias (Colocar o link depois que a aula for aprovada e publicada).
Estratégias e recursos da aula

Para a realização destas atividades, é necessária a leitura prévia da obra "Ali Babá e os quarenta ladrões".

Sugestões de textos e autores:

GULLAR, Ferreira. As mil e uma noites: contos árabes/traddução. Rio de Janeiro: Revan, 2006

BRAGA, Edson Rocha. Ali Babá e os quarenta ladrões/adaptação. São Paulo: Scipione, 2003

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a atividade, o professor relembrará com os alunos alguns pontos importantes da história. Para isso, ele dividirá a turma em grupos e sorteará entre eles um tipo de atividade:

  1. cruzadinha
  2. caça palavras
  3. questões de V (verdadeiro) ou F (falso)
  4. questões de múltipla escolha

O professor sorteará as atividades entre os grupos. Cada grupo ficará responsável por elaborar duas atividades a respeito do livro. Dessa maneira, os alunos relembrarão toda a história. Feito isso, o professor trocará as atividades entre os grupos para que eles as resolvam. Depois, o professor fará a correção oralmente.

Atividade 2

Para iniciar a atividade, o professor dividirá a obra em 5 partes:

  1. Descoberta da caverna por Ali Babá 
  2. Desconfiança de Cassim e sua morte
  3. Plano dos ladrões e ajuda de Mogiana
  4. Plano de Mogiana contra os ladrões
  5. Farsa dos ladrões descoberta e desfecho da história

Cada grupo ficará responsável por adaptar uma das partes da história. O professor deverá relembrar com eles como se estrutura o texto dramático: como aparecem as falas, a descrição do cenário, os gestos das personagens, etc. É importante que o professor auxilie os grupos na estruturação dos textos. O professor poderá organizar o cenário em algum ambiente da escola para que os alunos apresentem as cenas.

Aula 2

Atividade

Nesta atividade, trabalharemos com um texto escrito para ser encenado que narra a história de "Ali Babá e os quarenta ladrões no século XXI". O texto está disponível em: http://www.bdteatro.ufu.br/download.php?pid=TT00937 

Com o texto xerocado em mãos, os alunos deverão fazer a leitura em duplas. O professor deverá entregar aos estudantes uma ficha (xerox) com algumas questões que deverão ser respondidas por eles no caderno:

  • Que semelhanças há entre o texto e a obra "Ali Babá e os quarenta ladrões"?
  • Os nomes das personagens se asselham aos das personagens do livro "Ali Babá e os quarenta ladrões"?
  • Qual é a temática de Ali Babá do século XXI?
  • Por que podemos afirmar que esse texto se caracteriza como um texto dramático?

Depois disso, o professor procederá com a correção das atividades oralmente com os alunos. O professor deverá também selecionar algumas cenas da peça para serem dramatizadas pelos alunos.

Recursos Complementares

http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/histor74_1.html 

Professor, no site acima você encontrará  a história "Ali Babá e os quarenta ladrões" ilustrada.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante que o professor observe e verifique se eles conseguiram adaptar o texto para ser dramatizado e se elaboraram as questões de acordo com o que foi proposto.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria de fatima gonçalves freire rezende, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    fatimafreire1@gmail.com

    26/10/2010

    Três estrelas

    Olá, Daniela! Realmente, para alcançar os objetivos a que você se propôs, será imprescindível que os alunos tenham o conhecimento prévio da diferença entre texto narrativo e dramático e de lerem o livro, compreendê-lo para adaptá-lo à dramatização. Com isso, aprenderão a trabalhar em grupo pois dividirão os papéis para a encenação da peça teatral. Parabéns! Gostei muito de sua sugestão; também gosto muito de trabalhar com histórias e dramatizações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.