25/11/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Observar que os elementos são acrescentados o tempo todo da narrativa.
- Identificar a ação ou o problema desencadeador de mudanças na história.
- Desenvolver habilidade de leitura coletiva com coro falado e encenação.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Inicie a atividade conversando com a turma sobre o conto O macaco e o rabo.
Diga que se trata de um conto acumulativo, também conhecido como lengalenga.
Pergunte se conhecem algum conto deste tipo ou se já ouviram falar em lengalenga. Ouça as resposta apresentadas pelos alunos e anote no quadro para depois comparar com as descobertas feitas durante a aula.
Faça uma leitura oral para turma e depois uma leitura dramatizada, onde cada aluno fará a leitura da fala de uma personagem ou do narrador.
Em seguida, comece o exercício de interpretação do conto.
O MACACO E O RABO
Um macaco uma vez pensou em fazer fortuna. Para isso foi-se colocar por onde tinha de passar um carreiro com seu carro. O macaco estendeu o rabo pela estrada por onde deviam passar as rodeiras do carro. O carreiro, vendo isso, disse:
- Macaco, tira teu rabo do caminho, eu quero passar.
– Não tiro, - respondeu o macaco.
O carreiro tangeu os bois, e o carro passou por cima do rabo do macaco, e cortou-o fora.
O macaco, então, fez um barulho muito grande:
- Eu quero meu rabo, ou então dê-me uma navalha…
O carreiro lhe deu uma navalha, e o macaco saiu muito alegre a gritar:
- Perdi meu rabo! Ganhei uma navalha!… Tinglin, tingilin, que vou para Angola!…
Seguiu. Chegando adiante, encontrou um negro velho, fazendo cestas e cortando os cipós com o dente. O macaco:
- Oh, amigo velho, coitado de você! Ora, está cortando os cipós com o dente… tome esta navalha.
O negro aceitou, e quando foi partir um cipó, quebrou-se a navalha. O macaco abriu a boca no mundo e pôs-se a gritar:
- Eu quero minha navalha, ou então me dê um cesto! O negro velho lhe deu um cesto e ele saiu muito contente gritando:
- Perdi meu rabo, ganhei uma navalha, perdi minha navalha, ganhei um cesto… Tinglin, tinglin, que vou pra Angola!
Seguiu. Chegando adiante, encontrou uma mulher fazendo pão e botando na saia.
– Ora, minha sinhá, fazendo pão e botando na saia! Aqui está um cesto.
A mulher aceitou, e, quando foi botando os pães dentro, caiu o fundo do cesto. O macaco abriu a boca no mundo e pôs-se a gritar:
- Eu quero o meu cesto, quero o meu cesto, senão me dê um pão!
A mulher deu-lhe o pão, e ele saiu muito contente a dizer:
- Perdi meu rabo, ganhei uma navalha, perdi minha navalha, ganhei um cesto, perdi meu cesto, ganhei um pão… Tinglin, tinglin, que vou pra Angola!
E foi comendo o pão.
http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro/im50100a.htm
1- A história começa contando sobre o Macaco que queria fazer fortuna. Escreva o que você imagina ser fazer fortuna.
2- Esse macaco, ao longo do conto, faz várias trocas.
- O que aconteceu para que ele começasse essas trocas?
- Você acha que esse era um bom motivo para trocar o rabo? Por quê?
- Um motivo tão estranho como esse para trocar o rabo deu origem a que tipo de conto? De mistério, triste, engraçado?
3- Que coisas foram trocadas durante a história?
- Escreva em cada coluna o motivo da troca de cada objeto e por qual objeto ele foi trocado.
|
MOTIVO |
TROCADO POR |
RABO |
|
|
NAVALHA |
|
|
CESTO |
|
|
PÃO |
|
|
- Quando a história termina com o macaco trocando o cesto pelo pão, o que você imagina que vai acontecer?
4- O que você achou do conto O macaco e o rabo?
Uma sugestão para o desenvolvimento dessa atividade é propô-la como atividade em dupla e corrigi-la coletivamente.
Professor, escreva um texto sobre as descobertas feitas com o exercício e compare com a ideia inicial que tinham sobre conto acumulativo ou lengalenga.
O conto acumulativo, também chamado de lengalenga, que se caracteriza pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações. A cada repetição, junta-se mais um elemento, resultando, ao final uma longa enumeração.
Por último, peça aos alunos para criarem outra história utilizando as descobertas feitas durante a atividade.
Ex:
Imagine que o macaco encontrou o seu rabo na estrada, mas não conseguiu colocá-lo de volta ao seu corpo. Ele ficou muito bravo e resolveu trocá-lo novamente. Escreva essa outra história. |
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ |
Seria interessante promover a hora do conto, onde os alunos poderiam ler suas criações ou outros contos acumulativos para o restante da turma.
A história da pimenta
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro70/im70009c.asp
Outra versão de O macaco e o rabo
http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro/im50100a.htm
Chico pena azul
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=578353
Avalie durante a realização das atividades:.
- Se o aluno expressou sua opinião e ideias com clareza sem fugir do tema abordado.
- Se o aluno ouviu os colegas e fez comentários sobre o que foi dito.
-Se o aluno participou da atividade de leitura oral e dramatizada ativamente ou precisou ser estimulando constantemente.
- Se o aluno leu com entonação e boa fluência.
- Se o aluno deu respostas escritas coesas e coerentes.
- Se o aluno escreveu um conto acumulativo utilizando os elementos próprios desta estrutura de narrativa (o problema, a sequência de trocas e o final com uma longa enumeração).
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2012
Cinco estrelastudo berm? parabens! vou dar ainda estas aulas
18/09/2011
Cinco estrelasAdorei a aula.Estava sem saber o que fazer para meus alunos lerem melhor e a encontrei.Irei aplicá-la e fazer outras mais para realizar com eles semanalmente.
28/04/2011
Cinco estrelasAdorei a dica de aula, usarei para o meu estágio em pedagogia, onde terei que dar uma aula. muito bom !!