Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos.

 - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais.

 - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, peça para cada aluno pegar sua agenda escolar e oriente-os para observar o calendário do ano de 2010, o mês que estamos, o dia da semana.

Ouça as informações que os alunos têm sobre cada parte da agenda e depois lance a seguinte pergunta:

O que vocês fizeram ontem?

 Anote no quadro a fala de cada um e peça para copiarem na agenda.

Continue perguntado: O que fazemos agora?

                               E o que faremos amanhã?

Registre tudo no quadro ,para os alunos copiarem na agenda.

ONTEM

HOJE

AMANHÃ

Fui ao cinema.

Escrevo na agenda.

Jogarei bola./ Vou jogar bola.

Marque com os alunos a ação de cada dia com o marca texto. Leve os alunos a perceberem o tempo de cada ação realizada através de perguntas.

Juliana, o que você fez ontem quando acordou?

R: Eu tomei café e escovei os dentes.

Quais foram as ações de Juliana? Marque as palavras na frase.

Quando?

Utilize as respostas da turma para explicar que ontem é um tempo que já passou, já aconteceu. É o tempo passado.

Pergunte à outra criança : O que vai fazer amanhã?

                                   R: Eu vou passear com meu cachorro na praça.

Questione os alunos sobre a resposta dada. Qual a ação e quando irá acontecer?

Desta forma, vão perceber que o dia de amanhã ainda não chegou, será outro dia. Por isso ainda acontecerá. Diferente de Juliana que já comeu e escovou os dentes, o outro colega ainda vai fazer o seu passeio. Quando uma ação ainda vai acontecer, é plano futuro, é uma ação futura. Sempre que nos referimos a uma ação que ainda vai acontecer, dizemos que é um tempo futuro.

E o que estamos fazendo agora nesse momento?

 Estamos estudando.

Novamente , faça perguntas sobre a ação e o tempo em que ocorre.Conte aos alunos que o que está acontecendo agora, no presente momento é chamado de tempo presente.

Divida a turma em duplas e aproveite as frases dos alunos para exercitar a escrita de ações no passado, presente e futuro.

Quando todos tiverem terminado, faça a correção lembrando  o tempo a que se refere cada frase e questionando se a resposta dada diferente dos demais é válida ou não.

Utilize a agenda para registro de ações passadas, presentes e futuras. Este tipo de atividade orienta os alunos a se familiarizarem com a idéia de tempo(passado,presente, futuro), além de ser um ótimo instrumento de organização do tempo.

Professor, traga  para sala de aula o Livro O diário de Julieta, de Ziraldo, mas antes explore as idéias que a turma tem dobre o assunto.

Após a leitura, comente sobre outros diários famosos, como ,por exemplo, de Anne Franke. Uma menina de 13 anos que registrou seu dia-a-dia e o de sua família durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

http://livrarianaftalina.files.wordpress.com/2008/10/o-diario-de-anne-frank2.jpg 

Por último, organize um diário da turma, cada dia uma criança levará para casa e registrará o que aconteceu naquele dia ou no dia anterior.  Depois proponha a escrita de um diário sobre os planos futuros, exemplo: o que vou ser quando crescer; como será o mundo do século XXII; etc.

Promova a leitura do diário semanalmente e verifique com a turma o uso dos tempos verbais. Esta atividade prepara alunos leitores e revisores de seus textos.

Recursos Complementares

Sites de diários de viagem:

http://www.marsemfim.com.br/index.html 

http://www.schurmann.com.br/familiaaventura/familia_aventura.asp 

Livro:

A fantástica volta ao mundo, de Zeca Camargo, Editora Globo.

Avaliação

Avalie se os alunos durante a realização das atividades participaram de maneira ativa, questionando, refletindo, analisando cada resposta apresentada por ele e seus colegas. Observe se faz uso dos verbos corretamente nos exercícios de escrita e de revisão.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Hélia Barbosa da Silva, ESCOLA MUNICIPAL PADRE MARZANO MATIAS , Minas Gerais - disse:
    heliabh@yahoo.com.br

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    Uma forma simples e contextualizada de se trabalhar tempos dos verbos nas séries iniciais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.