09/08/2010
Lucia Fernanda e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos.
- Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais.
- Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, peça para cada aluno pegar sua agenda escolar e oriente-os para observar o calendário do ano de 2010, o mês que estamos, o dia da semana.
Ouça as informações que os alunos têm sobre cada parte da agenda e depois lance a seguinte pergunta:
O que vocês fizeram ontem?
Anote no quadro a fala de cada um e peça para copiarem na agenda.
Continue perguntado: O que fazemos agora?
E o que faremos amanhã?
Registre tudo no quadro ,para os alunos copiarem na agenda.
ONTEM |
HOJE |
AMANHÃ |
Fui ao cinema. |
Escrevo na agenda. |
Jogarei bola./ Vou jogar bola. |
Marque com os alunos a ação de cada dia com o marca texto. Leve os alunos a perceberem o tempo de cada ação realizada através de perguntas.
Juliana, o que você fez ontem quando acordou?
R: Eu tomei café e escovei os dentes.
Quais foram as ações de Juliana? Marque as palavras na frase.
Quando?
Utilize as respostas da turma para explicar que ontem é um tempo que já passou, já aconteceu. É o tempo passado.
Pergunte à outra criança : O que vai fazer amanhã?
R: Eu vou passear com meu cachorro na praça.
Questione os alunos sobre a resposta dada. Qual a ação e quando irá acontecer?
Desta forma, vão perceber que o dia de amanhã ainda não chegou, será outro dia. Por isso ainda acontecerá. Diferente de Juliana que já comeu e escovou os dentes, o outro colega ainda vai fazer o seu passeio. Quando uma ação ainda vai acontecer, é plano futuro, é uma ação futura. Sempre que nos referimos a uma ação que ainda vai acontecer, dizemos que é um tempo futuro.
E o que estamos fazendo agora nesse momento?
Estamos estudando.
Novamente , faça perguntas sobre a ação e o tempo em que ocorre.Conte aos alunos que o que está acontecendo agora, no presente momento é chamado de tempo presente.
Divida a turma em duplas e aproveite as frases dos alunos para exercitar a escrita de ações no passado, presente e futuro.
Quando todos tiverem terminado, faça a correção lembrando o tempo a que se refere cada frase e questionando se a resposta dada diferente dos demais é válida ou não.
Utilize a agenda para registro de ações passadas, presentes e futuras. Este tipo de atividade orienta os alunos a se familiarizarem com a idéia de tempo(passado,presente, futuro), além de ser um ótimo instrumento de organização do tempo.
Professor, traga para sala de aula o Livro O diário de Julieta, de Ziraldo, mas antes explore as idéias que a turma tem dobre o assunto.
Após a leitura, comente sobre outros diários famosos, como ,por exemplo, de Anne Franke. Uma menina de 13 anos que registrou seu dia-a-dia e o de sua família durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
http://livrarianaftalina.files.wordpress.com/2008/10/o-diario-de-anne-frank2.jpg
Por último, organize um diário da turma, cada dia uma criança levará para casa e registrará o que aconteceu naquele dia ou no dia anterior. Depois proponha a escrita de um diário sobre os planos futuros, exemplo: o que vou ser quando crescer; como será o mundo do século XXII; etc.
Promova a leitura do diário semanalmente e verifique com a turma o uso dos tempos verbais. Esta atividade prepara alunos leitores e revisores de seus textos.
Sites de diários de viagem:
http://www.marsemfim.com.br/index.html
http://www.schurmann.com.br/familiaaventura/familia_aventura.asp
Livro:
A fantástica volta ao mundo, de Zeca Camargo, Editora Globo.
Avalie se os alunos durante a realização das atividades participaram de maneira ativa, questionando, refletindo, analisando cada resposta apresentada por ele e seus colegas. Observe se faz uso dos verbos corretamente nos exercícios de escrita e de revisão.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/08/2011
Cinco estrelasUma forma simples e contextualizada de se trabalhar tempos dos verbos nas séries iniciais.