06/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar o posicionamento adequado para cobrir o ataque (cortada) nas diferentes posições de rede.
Executar o movimento de ataque (cortada) nas diferentes posições de rede, permitindo que os demais membros de sua equipe possam atuar na cobertura dessa ação em cada situação e posição na rede.
Trabalhar o respeito aos colegas e valorizar o trabalho em equipe.
O (A) professor(a) trabalhará com os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo de suas trajetórias escolares e na observação das transmissões pela TV.
1ª Atividade
Ao iniciar a atividade os alunos serão apresentados ao tema, ou seja, o (a) professor(a) instigará os alunos com perguntas do tipo:
Sempre que executamos a cortada conseguimos o ponto?
Quais as possibilidades de não se obter êxito no momento da cortada?
Quando a bola bate no bloqueio ela pode cair na quadra adversária, ir para fora ou retornar para nossa quadra. Caso ela retorne para nossa quadra o que podemos fazer?
2ª Atividade
Após conversar com os alunos sobre a possibilidade da volta da bola para a própria quadra após o movimento de execução do ataque (cortada) o(a) professor(a) pedirá para que um dos alunos posicione os seus colegas em meia quadra identificando qual teria feito o ataque, e distribuindo os demais na quadra como se estivessem atuando em uma volta do bloqueio. Após o aluno posicionar os colegas o (a) professor(a) debaterá com o grupo se a disposição da equipe em quadra será capaz de facilitar a cobertura de uma volta do bloqueio.
Dica - Para facilitar a aprendizagem dos alunos poderá ser distribuída uma cópia do material constante do link apresentado abaixo:
http://www.justvolleyball.com.br/vietart30_estrategia_ofensiva_coberturadeataque_parte_1.html
3ª Atividade
Faremos um jogo no qual será pontuada a armação de cobertura para os ataques. O jogo em questão será feito na quadra de voleibol com a utilização de uma bola de borracha tamanho 10 ou 12, ou mesmo uma bola de iniciação ao voleibol.
Será permitido a cada equipe trocar, no máximo, dois passes e no terceiro movimento será obrigatória a passagem da bola, apenas com a utilização de uma das mãos, para a quadra adversária. À equipe adversária será solicitado que seja executado um movimento de bloqueio buscando evitar o ataque.
No momento em que ocorrer o ataque a equipe que o efetuar deverá estar posicionada no sentido de evitar que, em caso de êxito do bloqueio, a bola retorne a sua quadra.
Dica -
1 - Considerando-se que os alunos estarão se adaptando ao movimento de cobertura de ataque inicialmente não pediremos para que atuem como se estivessem em uma partida de Voleibol. Assim será permitido que segurem a bola com as duas mãos no momento dos passes e que o ataque seja feito apenas com uma das mãos,
2 - Na fase inicial de adaptação ao movimento não serão exigidos toques no momento do 1º e 2º movimentos mas o movimento final será obrigatoriamente com uma das mãos.
3 - Após algumas repetições desse exercício haverá uma troca da atividade passando a exigir apenas a utilização dos movimentos do Voleibol (toque, manchete e cortada).
Os vídeos abaixo apresentados poderão ser utilizados para ilustrar as aulas de cortada e cobertura de ataque:
http://www.youtube.com/watch?v=hGHOzYjAn0o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z0fUa20MsAU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=2BEL2b09Z54&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oebJ3XkZGWA
http://www.youtube.com/watch?v=Z-VHO6kKIfk&feature=related
Ao final da aula o(a) professor(a) pedirá aos alunos que desenhem o posicionamento de expectativa da volta do bloqueio de uma equipe cujo jogador realiza o ataque nas diferentes posições de rede (entrada, meio e saída).
Esse material será recolhido e devolvido na próxima aula com os comentários adequados. Esse trabalho poderá ser feito em dupla.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!