Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transpondo os Objetos: vivenciado os saltos em altura e em distância

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula propomos que os alunos: conheçam e aprendam novas formas de saltar e transpor barreiras; vivenciem o salto em altura e o salto em distância; aprendam como o corpo se comporta nas diferentes formas de saltar; ampliem suas experiências de movimentos relacionados aos saltos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os movimentos do salto em altura e o salto em distância

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens sugeridas logo abaixo, que demonstram algumas características dos saltos em altura e em distância.

Salto em altura

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=yfopV2xx7Vk&feature=related (acessado em 09 de junho de 2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=ZkshR6_0NXA (acessado em 09 de junho de 2010)

Imagens:

Fonte: http://fotos.sapo.pt/VtVTnfMNhNMbrDbU5SDT/ (Acessado em 09/06/2010) 

Estilo Flop. Fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/08/27/27_MHG_ESP_JESSE2_2708.jpg (Acessado em 09/06/2010) 

 Estilo Flop. Fonte: http://www.jogosuniversitarios.pr.gov.br/arquivos/Image/013-jups_09_guarapuava_atletismo_salto_F.jpg (Acessado em 09/06/2010) 

 Estilo Tesoura. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bd/EthelCatherwood1928.jpg/250px-EthelCatherwood1928.jpg (Acessado em 09/06/2010) 

Salto em distância 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=GHFupfpXVZ4&feature=related (acessado em 09 de junho de 2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=-aZwYKDXWkI&feature=related (acessado em 09 de junho de 2010)

Salto Triplo: http://www.youtube.com/watch?v=YQ-U9900FI8 (acessado em 09 de junho de 2010)     

Imagens:

Fonte: http://www.zaroio.com.br/i/o/2008101405472410.jpg (Acessado em 09/06/2010) 

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque os movimentos básicos dos saltos para os(as) alunos(as). No salto em distância, destacar o movimento do corpo, a corrida para o salto, a aproximação, a impulsão – a diferença em relação ao salto triplo. No salto em altura, além de destacar o movimento do corpo, a corrida para o salto, a aproximação, a impulsão, também explique os diferentes estilos do salto em altura: tesoura e o flop.

Atividade 2: O Salto em Distância: saltando o mais longe que consigo.

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Colchão (tipo cama de solteiro) e giz ou fita tipo crepe.

Obs.: A proposta desta aula foi pensada para um local onde não há caixa de areia específica para a realização dos saltos. Descrição: Nesta atividade, no espaço da quadra, faça 5 marcações utilizando o giz ou a fita crepe, como abaixo:

 Fonte: Arquivo pessoal

Divida a turma em 5 grupos. Cada grupo deverá fazer uma marcação – como observado na figura -  para que os seus componentes realizem o salto.. Sendo assim, teremos cinco grupos realizando saltos ao mesmo tempo. Em cada grupo, um componente – de cada vez -  deve correr da marca inicial até a faixa (fita) mais grossa e realizar  um salto, procurando atingir a maior distância, ou seja, mais próximo do número 6. Esclareça para os grupos que cada aluno poderá realizar três saltos. É importante que, no momento em que um componente do grupo for realizar o salto, os outros  observem em qual número ele saltou. Após todos os alunos experimentarem os saltos, coloque o colchão após a marca que indica o início do salto (por cima das marcações) e deixe os alunos experimentarem os saltos por cima do mesmo. Neste momento, enfatize que não será permitido pisar em cima da fita mais grossa. Lembre-os que ao pisar sobre a fita durante os saltos constitui uma penalidade que invalida o salto.

Atividade 3: O Salto Triplo

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Marcações da Pista (Atividade anterior), Colchões, colchonetes e tatame montável.

Descrição: Nesta atividade os(as) alunos(as) realizarão o salto triplo. Este se concretiza por meio de um movimento de corrida com três saltos sucessivos, sendo que a último constitui a impulsão para a caixa de areia (no nosso caso nas marcações e no colchão). Reúna os alunos e demonstre a maneira como o salto é executado. Caso algum aluno saiba como é feito, peço-o para demonstrar aos colegas. Faça a mesma dinâmica da atividade anterior, pedindo aos alunos que saltem sobre as marcas no chão e, posteriormente, sobre os colchões.

Professor, relembre os(as) alunos(as) a exibição do vídeo do salto triplo proposto na atividade 1. Obs.: Professor(a), é importante garantir o máximo de segurança para os(as) alunos(as) no momento do salto. Para isso, utilize o tatame montável para amortecer possíveis quedas fora do colchão. É importante utilizar muitos colchões e colchonetes.   

Atividade 4: O Salto em Altura: saltando o mais alto que consigo.

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Recursos: Cordas e Colchões

Descrição: Professor(a), nesta atividade os mesmos grupos da atividade anterior se organizarão da seguinte maneira: em cada grupo, dois alunos segurarão uma corda e os outros correm e tentam pular sobre a corda – sem encostar na mesma. É importante colocar colchões do outro lado da corda para evitar acidentes. O desafio é que saltem da forma que desejarem o mais alto possível. Após todos experimentarem os saltos, reúna os grupos e demonstre a técnica do salto em tesoura. Para auxiliá-lo, o vídeo abaixo demonstra a técnica do salto estilo tesoura. Após a demonstração, peça que os alunos/alunas tentem realizar o salto em tesoura.  

Para auxiliá-lo, o vídeo abaixo demonstra a técnica do salto estilo tesoura.

http://www.youtube.com/watch?v=byw4mM3_7mI&feature=related (Acessado em 09/06/2010)  

Atividade 4.1 – Salto Estilo Flop no Colchão

Duração: aproximadamente 15 minutos

Recursos: Corda, Colchões e Tatame Montável

Descrição: Professor(a), nesta atividade demonstre o salto estilo flop transpondo a corda e caindo sobre o colchão. Com mesma dinâmica da atividade anterior, os(as) alunos(as) realizarão os saltos. Lembre-se se revesar os alunos que segurarão a corda, para que todos experimentem o salto.   Obs.: Professor(a), é importante garantir o máximo de segurança para os(as) alunos(as) no momento do salto. Para isso, utilize o tatame montável para amortecer possíveis quedas fora do colchão. É importante utilizar muitos colchões e colchonetes.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Se na escola houve algum espaço com areia, tente pensar o desenvolvimento das atividades propostas neste local. A atividade poderá ser ampliada com visita a algum clube que tenha a pista de saltos em distância e os materiais para o salto em altura. Desenvolver as atividade em um local gramado pode oferecer mais segurança aos alunos.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 e 3 os(as) alunos(as) podem dar as mãos e realizarem os saltos juntos, possibilitando interações entre eles.

Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá construir uma barra para os alunos saltarem. Para tal, utilize dois cabos de vassoura, um pedaço de Bambu (aproximadamente 3m) e pregos. Observe o desenho abaixo:

Fonte: Arquivo Pessoal

Recursos Complementares

Para complementar as informações a respeito do atletismo, o(a) professor(a) poderá acessar o site da Confederação Brasileira de Atletismo:

http://www.cbat.org.br (Acessado em 09/06/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Fazem questionamentos no momento da exibição das imagens e dos vídeos? Relatam experiências relacionadas aos vídeos e as imagens? Como se envolvem com a aula? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? De que maneira exploram os espaços e os materiais? Sugerem novas formas de saltar e correr? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante as atividades? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.

Professor(a), ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi realizar os saltos? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.