Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando outro final para a história

 

17/08/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar as características do texto narrativo.

 - Identificar as personagens e suas ações.

 - Escrever mais de um final para a história.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O trabalho com o livro De olho na água, de Regina Lucia Pires Nemer deve ser iniciado com uma conversa com os alunos sobre o título, levando-os a imaginar o que poderia significar o  termo De olho na água e o que poderia ser contado numa história com esse título.

http://www.aolivrotecnicolivros.com.br/produto.asp?CodigoProduto=47 

Após a conversa,o professor lê a história para turma, para conferirem se adivinharam.

Finalizada a leitura, todos conversam sobre a história, observando algumas particularidades do texto: seu humor, o descuido do Lucas com a água, o desespero da mãe,ou seja, além dos fatos , as emoções sentidas pelas personagens no decorrer da história.

Concluída a discussão, o professor deve  pedir aos alunos que escrevam sobre cada personagem da história, suas características e suas ações para resolver o problema.

Após a leitura das anotações, pergunte aos alunos se a falta de água é um transtorno na vida deles e de outras pessoas. Se eles têm consciência de que a água pode acabar ou são como o Lucas da história. Anote no quadro as informações, experiências e vivências da turma sobre o assunto.

O QUE SABEMOS SOBRE A ÁGUA

O QUE FAZEMOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Peça para alguns alunos contarem suas experiências e compare com a história, observando as semelhanças e diferenças. Oriente os alunos na hora de escrever suas histórias de como é importante narrar os fatos, as ações e soluções ocorridas com detalhamento, pois assim, o leitor entende o ocorrido e fica interessado em saber como terminou.

Divida a turma em grupos  e peça para imaginarem outro final para a história De olho na água. Antes, explore oralmente algumas idéias com a turma.

Ex: Se a água não voltasse até a hora da festa...    

  Se a água acabasse no meio da festa...     

Se tivesse acontecido outro problema, como, por exemplo: a caixa d’água transbordou e alagou tudo; o cano da rua estourou; etc.

Enquanto os grupos escrevem, o professor deve aproveitar para circular pela classe, orientando, fazendo perguntas, tirando dúvidas sobre ortografia. Auxilie na revisão dos textos escritos e promova a leitura de cada grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante toda a aula:

 - Identificou as características de um texto narrativo.

 - Escreveu sobre cada personagem da história e suas ações.

 -Reconheceu a importância de se contar o problema e tudo o que acontece por causa dele.

- Criou, escreveu e revisou diferentes finais para a mesma história.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.