17/08/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Observar as características do texto narrativo.
- Identificar as personagens e suas ações.
- Escrever mais de um final para a história.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
O trabalho com o livro De olho na água, de Regina Lucia Pires Nemer deve ser iniciado com uma conversa com os alunos sobre o título, levando-os a imaginar o que poderia significar o termo De olho na água e o que poderia ser contado numa história com esse título.
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Após a conversa,o professor lê a história para turma, para conferirem se adivinharam.
Finalizada a leitura, todos conversam sobre a história, observando algumas particularidades do texto: seu humor, o descuido do Lucas com a água, o desespero da mãe,ou seja, além dos fatos , as emoções sentidas pelas personagens no decorrer da história.
Concluída a discussão, o professor deve pedir aos alunos que escrevam sobre cada personagem da história, suas características e suas ações para resolver o problema.
Após a leitura das anotações, pergunte aos alunos se a falta de água é um transtorno na vida deles e de outras pessoas. Se eles têm consciência de que a água pode acabar ou são como o Lucas da história. Anote no quadro as informações, experiências e vivências da turma sobre o assunto.
O QUE SABEMOS SOBRE A ÁGUA |
O QUE FAZEMOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA |
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Peça para alguns alunos contarem suas experiências e compare com a história, observando as semelhanças e diferenças. Oriente os alunos na hora de escrever suas histórias de como é importante narrar os fatos, as ações e soluções ocorridas com detalhamento, pois assim, o leitor entende o ocorrido e fica interessado em saber como terminou.
Divida a turma em grupos e peça para imaginarem outro final para a história De olho na água. Antes, explore oralmente algumas idéias com a turma.
Ex: Se a água não voltasse até a hora da festa...
Se a água acabasse no meio da festa...
Se tivesse acontecido outro problema, como, por exemplo: a caixa d’água transbordou e alagou tudo; o cano da rua estourou; etc.
Enquanto os grupos escrevem, o professor deve aproveitar para circular pela classe, orientando, fazendo perguntas, tirando dúvidas sobre ortografia. Auxilie na revisão dos textos escritos e promova a leitura de cada grupo.
Site sobre a água:
Avalie durante toda a aula:
- Identificou as características de um texto narrativo.
- Escreveu sobre cada personagem da história e suas ações.
-Reconheceu a importância de se contar o problema e tudo o que acontece por causa dele.
- Criou, escreveu e revisou diferentes finais para a mesma história.
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