Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição com reserva

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Somar números com unidade e dezena a partir de situação-problema.   

 2- Realizar adição com reserva, utilizando palitos e quadro valor de lugar (QVL).    

 3- Realizar adição com reserva, utilizando material dourado.   

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter trabalhado anteriormente com QVL e material dourado.

  Como sugestão, veja aula no Portal do Professor MEC: ”Monto e desmonto: compondo e decompondo números” do mesmo autor.

- Compreender o Sistema de Numeração Decimal.

 - Dominar o conceito da adição.  

Estratégias e recursos da aula

- palitos (tipo de picolé) e palitões (do mesmo tipo, em tamanho maior)

  - elásticos ou barbante

  - Quadro Valor de Lugar (QVL)

  - material dourado  

 - caderno meia-pauta ou folha   

Atividade 1 : 

 Apresente uma situação problema que envolva a adição simples. Aproveite alguns contextos que sejam da vivência dos alunos.

Uma sugestão seria explorar a quantidade de meninas e meninos da turma ou de outra turma  que garanta a resolução por uma adição simples. Então, peça que representem no QVL cada número em uma linha. Por exemplo: 14 meninos e 11 meninas.

 Em seguida, peça para que juntem os palitos da casa da unidade e os palitões da casa da dezena e coloquem na última linha do QVL. Assim ficarão 2 palitões e 5 palitos. No total dá 25 ou 2 dezenas e 5 unidades.

Sistematize através da sentença matemática: 14+11= 25.  Aproveite o QVL para apresentar o algoritmo da adição expresso através do cálculo.

 Repita o processo outras vezes, utilizando novas situações, de forma que utilizem os palitos e o QVL.  

 Algumas sugestões:

 1- Rafael tem no estojo, 12 lápis de colorir e 2 lápis de escrever.Quantos lápis Rafael tem no estojo?

 2-  No ônibus do metrô, havia 21 pessoas sentadas, entraram 11 na parada seguinte. Quantas pessoas ficaram no ônibus?

 3-  No cantinho de leitura de uma sala, há 10 livros novos e 16 mais antigos. Quantos livros há no cantinho de leitura?  

 Use também o material dourado para realizar adições simples, partindo também de uma situação problema como apresentada acima.

 Peça aos alunos para representarem cada número, empregando os cubinhos e barrinhas.

 Em seguida, peça para começarem juntando os cubinhos e depois as barrinhas.

 Registre no meia-pauta a situação, a sentença matemática e o cálculo.    

 Atividade 2:  

 Proponha para turma uma situação problema que envolva a adição com reserva. Explore uma situação que faça parte da realidade dos alunos. Procure inicialmente, envolver 2 parcelas.

 Aproveite, por exemplo, um momento que foi significativo para o grupo.

 Ex.: “Para comemorar o dia das crianças, houve a apresentação de um espetáculo de Circo no colégio e as crianças participaram de uma oficina com os artistas no mesmo dia. Para esta oficina, juntamos algumas turmas.”                      

 Então aproveitando este contexto, a proposta será calcular a quantidade de alunos nesta oficina, juntando turmas de duas séries.

Distribua o QVL e deixe sobre a mesa caixas com palitos e com palitões, elásticos ou barbante.

 Peça aos alunos para representarem, utilizando os palitos e palitões, o número de alunos de uma série (46) na 1ª linha e  da outra série (17) na 2ª linha.

 Em seguida, peça que juntem as duas turmas. Lembrá-los que devem começar usando os palitos que estão na casa da unidade e só depois os palitões que se encontram na casa da dezena.

Quando juntarem os palitos, pergunte quantos ficaram. Devem responder, neste exemplo, 6 com 7 deu 13. È hora de provocá-los, perguntando o que fazer com estes palitos.

 Levante as hipóteses que apresentam para solução do problema. Se não apontarem a necessidade de trocar 10 palitos por 1 palitão, indique este caminho, resgatando a noção de que a cada 10 unidades, formamos 1 dezena.

 Registre no caderno meia- pauta ou folha o desenvolvimento da atividade. Faça o desenho do QVL com palitos e palitões, representando cada série e a troca feita dos 10 palitos por mais 1 palitão que foi para dezena.

 Encaminhe a sentença matemática. No cálculo, inicialmente, destaque o “vai 1” para lembrá-los que será necessário ao somar as dezenas, acrescentar a dezena que se formou.

 Experimente outras situações que permitam serem resolvidas através da adição com reserva, repetindo mais vezes o processo.  

 Atividade 3:  

 Comece também apresentando uma situação que seja de preferência real e que faça parte do cotidiano dos alunos.

Uma sugestão seria trabalhar com a quantidade de alunos de uma série da escola, só que desta vez utilizando material dourado.

 Apresente o número de alunos de uma turma e depois da outra e peça para que representem cada uma, usando barrinhas e cubinhos.

 Ex. No 5º ano, a turma A tem 25 alunos e a turma B tem 26. Quantos alunos há no 5º ano?

 Peça para que juntem os alunos da turma A com da B. Proceda da mesma forma encaminhada na atividade anterior, recomendando que comecem juntando os cubinhos e depois as barrinhas. 6 com 5 dá 11. O que devemos fazer com 11 cubinhos? 

 Por fim, conduza os alunos à troca de 10 cubinhos por 1 barrinha e então terminam com 5 barrinhas e 1 cubinho ou 5 dezenas e 1 unidade.

 Registre no quadro para que os alunos copiem no caderno meia-pauta ou folha a situação e sua resolução a partir da sentença matemática e do cálculo. Peça também para que desenhem o material dourado, mostrando o número de alunos por turma e quando juntaram, a troca feita de 10 cubinhos por 1 barrinha.  

O cálculo da adição com reserva é normalmente conhecido pelos alunos como a famosa conta do “vai 1”. Desmistifique esta idéia, oferecendo situações que envolvam adição de mais parcelas e permita perceber que é possível  dizer que “vão 2”, “vão 3”, etc, de acordo com o tamanho da conta e do nº de parcelas.

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

Avaliação

Verifique como os alunos realizaram a adição simples a partir da resolução de situação problema, com ajuda dos palitos e QVL ou do material dourado, proposta na atividade 1.

 Observe como participaram das propostas apresentadas nas atividades 2 e 3 quando foi introduzida a adição com reserva.

 Acompanhe as respostas que dão para solucionar o problema a partir da junção das unidades, representada na atividade 2 pelos palitos e na 3 pelos cubinhos.

 Avalie como fizeram as trocas do material e resolveram os cálculos, utilizando a reserva.

 Caminhe pela sala durante o registro e verifique como acontece a cópia do quadro e o desenho. Interfira e colabore quando achar necessário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.