14/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Contagem e sequência numérica, ordem dos fatos.
1º Momento – O professor orienta o grupo para assistir ao filme Azur e Asmar, chamando atenção para a seqüência das ações e dos fatos que forem acontecendo no decorrer do filme; as crianças verificam quem são os personagens, a ordem de aparecimento deles no filme, a organização do ambiente, a ordem dos objetos no arranjo espacial de cada local vivenciado pelos personagens.
2º momento – Professor ensine aos seus alunos a fazer utilização de marcadores do tempo para organizar a ordem dos fatos. Inicie o filme, observe a mudança de tempo, quando Azur e Asmar saem da infância e chega à adolescência, nessa parte você pára e faz um diálogo com a turma, a partir de questionamentos:
Delimite a segunda parte do filme, e faça o mesmo exercício, ajudando aos alunos a marcar os fatos pela ordem dos acontecimentos. O mesmo pode ser feito com a terceira e última parte. Depois que fizer essa divisão das partes do filme: início, meio e final (Infância, juventude e casamento), você pode proporcionar aos alunos um momento de assistir ao filme, de forma contínua, sem interferência ou pode inverter a dinâmica, primeiro assiste ao filme sem interferência, depois pausando e discutindo.
Observação - Esse trabalho de linguagem ajuda os alunos a pensar na ordem que os acontecimentos foram sucedendo, dessa forma, o fornecimento de marcadores são primordiais para que eles possam analisar e conseguir usar a função do numeral na organização dos fatos ocorridos, fazendo uma sequência lógica dos fatos no tempo.
1º Momento - O professor retoma com as crianças de forma oral as cenas do filme e organiza uma atividade (pictórica) de desenho e pintura com a ordem dos fatos, mediante a seguinte estratégia: coordena a recapitulação do filme e os alunos discutem quais as cenas principais, com elas planejam as cenas importantes que serão destacadas para representar o filme de modo que a atividade seja desenvolvida em grupos com quatro componentes: O procedimento do planejamento será o seguinte:
Observação - A partir do registro, os alunos demonstram a compreensão e a capacidade de análise e síntese sobre o filme e colocam as cenas na ordem dos fatos.
2º momento - As crianças se agrupam para desenvolver a atividade, primeiro eles combinam para fazer um trabalho cooperativo, cada uma fica com uma parte da cena, em seguida inicia o desenho.
3º momento – O professor prepara a tinta e as crianças organizadas em grupo de quatro componentes, pintam o fundo do quadro em um quarto de uma cartolina. Em seguida, pintam as cenas com tinta guache.Quando a tinta estiver seca, elas recortam os desenhos e colam no fundo.
1º momento – Cada grupo avalia se há necessidade de retocar a pintura, discutem a seqüência das cenas dos quadros e confrontam com a seqüência que haviam falado e escrito em momento anterior, em seguida, passa o pincel com cola em cima da pintadas para plastificar.
Fonte: Desenhos da turma do 1º ano do NEI, março de 2010
2º momento – O professor e as crianças organizam uma exposição do trabalho e convida outras crianças para contar o filme que foi reconstituído por meio da fala, do desenho e da pintura. A contação do filme é feita de modo cooperativo, cada grupo conta a sua parte, dando seqüência a contação do outro. Nesse momento, o professor incentiva o grupo para interagir com a platéia.
COOL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Verificar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!