Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORDENAR CENAS DE FILME, TOMANDO COMO REFERÊNCIA O NÚMERO ORDINAL.

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e analisar a seqüência e a ordem dos fatos;
  • reconstruir oralmente o filme, tomando como referencia a ordem dos fatos;
  •  reconstruir a ordem dos fatos por escrito e escrever matematicamente essa ordem. 
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contagem e sequência numérica, ordem dos fatos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Assistir ao filme Azur e Asmar  

1º Momento – O professor orienta o grupo para assistir ao filme Azur e Asmar, chamando atenção para a seqüência das ações e dos fatos que forem acontecendo no decorrer do filme; as crianças verificam quem são os personagens, a ordem de aparecimento deles no filme, a organização do ambiente, a ordem dos objetos no arranjo espacial de cada local vivenciado pelos personagens.

http://api.ning.com/files/r*DyHW-6HOR2d1c415vAH6ySnKd748d3WtbH2p9lIzXZBztkj3NjfzA1C3PTSdx4V4K*RbyCKq4fn6vj-A2UPAxH0JKDeSOG/2128azur.y.asmar.jpg 

2º momento –  Professor ensine aos seus alunos a  fazer utilização de marcadores do tempo para organizar a ordem dos fatos. Inicie o filme, observe a mudança de tempo, quando Azur e Asmar saem  da infância e chega à adolescência, nessa parte você pára e faz um diálogo com a turma, a partir de questionamentos:  

  • como iniciou o filme?
  • O que aconteceu na primeira cena?
  • Quantos personagens apareceram na primeira cena?
  • Quem foi o primeiro, o segundo e o terceiro personagem a aparecer na primeira cena?
  • Como era o primeiro personagem?
  • Quantas cenas ocorreram na primeira parte do filme?                                                                                                           

Delimite a segunda parte do filme, e faça o mesmo exercício,  ajudando aos alunos a marcar os fatos pela ordem dos acontecimentos. O mesmo pode ser feito com a terceira e última parte. Depois que fizer essa divisão das partes do filme: início, meio e final (Infância, juventude e casamento), você pode proporcionar aos alunos um momento de assistir ao filme, de forma contínua, sem interferência ou pode inverter a dinâmica, primeiro assiste ao filme sem interferência, depois pausando e discutindo.

Observação - Esse trabalho de linguagem ajuda os alunos a pensar na ordem que os acontecimentos foram sucedendo, dessa forma,  o fornecimento de marcadores são primordiais para que eles possam  analisar e conseguir usar a função do numeral na organização dos fatos ocorridos, fazendo uma sequência lógica dos fatos no tempo.

Atividade 2 -  Planejar como  desenhar o filme

1º Momento -  O professor retoma com as crianças de forma oral as cenas do filme e organiza uma atividade (pictórica) de desenho e pintura com a ordem dos fatos, mediante  a seguinte estratégia: coordena a recapitulação do filme e os alunos discutem quais  as cenas principais, com elas planejam as cenas importantes que serão destacadas para representar o filme de modo que a atividade seja desenvolvida em grupos com quatro componentes: O procedimento do planejamento será o seguinte:

  • Comentar a respeito do filme, dividi-lo em cenas, e destacar aquelas mais importantes (da primeira, segunda e terceira partes). Os alunos ditam e o professor escreve na lousa;
  •  Indicar nomes para cada cena;
  •  Registrar a quantidade de personagens em cada cena;
  • Lembrar da paisagem em cada cena.   

Observação -  A partir do registro, os alunos demonstram a compreensão e a capacidade de análise e síntese sobre o filme e colocam as cenas na ordem dos fatos.   

2º momento  -  As crianças se agrupam para desenvolver a atividade, primeiro eles combinam para fazer um trabalho cooperativo, cada uma fica com  uma parte da cena, em seguida inicia o desenho.

3º momento – O professor prepara a tinta e as crianças organizadas em grupo de quatro componentes, pintam o fundo do quadro em um quarto de uma cartolina. Em seguida, pintam as cenas com  tinta guache.Quando a tinta estiver seca, elas  recortam os desenhos e colam no fundo.

 Atividade 3 – Retocar e discutir sobre as cenas construídas  

 1º momento – Cada grupo avalia se há necessidade de retocar a pintura, discutem a seqüência das cenas dos quadros e confrontam com a seqüência que haviam falado e escrito em momento anterior, em seguida, passa o pincel com cola em cima da pintadas para plastificar.  

Fonte: Desenhos da turma do 1º ano do NEI, março de 2010

 

2º momento – O professor e as crianças organizam  uma exposição do trabalho e convida outras crianças para contar o filme que foi reconstituído por meio da fala, do desenho e da pintura. A contação do filme é feita de modo cooperativo, cada grupo conta a sua parte,  dando seqüência a contação do outro. Nesse momento, o professor incentiva o grupo para interagir com a platéia.

 

Recursos Complementares

COOL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.  

Avaliação

Verificar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para:

  •  lembrar das partes do filme;
  • ordenar cenas do filme;
  •  reconstruir a ordem do filme por escrito
  • Conseguir fazer um resumo, destacando os fatos ais importantes;
  • Respeitar a sequência que os personagem entraram no filme.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.