Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RELAÇÃO DE ORDEM NO VALOR GASTO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar o valor da compra com a ordem dos gastos;
  • Analisar o valor gasto por cada comprador indicado;
  • Comparar valores gastos e organiza-los pela ordem;
  • Indicar o primeiro lugar em gasto; o segundo, o terceiro e o último. 
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequência numérica; cardinalidade e o ordinalidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Brincar de fazer de conta

 1º momento -   O professor propõe aos alunos  a construção de um supermercado em sala de aula, mas para fazer essa brincadeira é necessário de algumas orientações, como, cada criança deve procurar, com ajuda de um adulto:

  • O valor de três itens do supermercado e trazer anotado para a sala de aula;
  •  O valor dos produtos no máximo de 20 reais.
  • Trazer embalagens limpas e vazias  para a sala de aula.

2º Momento -  O professor organiza a turma em pequenos grupos e em seguida faz a orientação para que estabeleçam a relação entre o nome do produto e o preço e atribuam valores aos produtos. A tarefa é dividida, uma criança lê o nome do produto e o preço, outra procura a embalagem e a terceira fixa o preço.

Fonte: Relatório do NEI- Turma 1º ano - manhã

Obs: Nesse momento, as crianças atribuem valores aos produtos, o professor vai ajudando e auxiliando, verificando se os preços são compatíveis. No caso de não conseguirem atribuir o valor de mercado, o professor solicita que olhem na tabela de preço e ajuda as crianças a fazer a leitura dos valores.  

Atividade 2 -  Fazer compras no supermercado do faz de conta

 1º momento - O professor orienta as crianças a levar um lápis grafite e papel para fazer anotações durante as compras. Explica ao grupo que todas as crianças deverão escolher três itens do supermercado, de modo que, a somatória dos produtos não ultrapasse de R$ 10,00. (dez reais).   Em seguida, as crianças se dirigem ao caixa para pagar pelos produtos.  

  • O professor monta uma tabela com os nomes das crianças e os valores por eles efetuados durante a compra e discute sobre os valores dos produtos, que estão representados  da seguinte forma:

Comprador

Gastos

Ana maria

R$ 4,00

Luis

R$ 9,00

Luiza

R$ 8,00

Maria

R$ 7,00

2º momento - O professor discute os valores da tabela relacionados com o gasto dos compradores.

  •   Quem foi o primeiro comprador?
  •   Quanto ele gastou?
  •  Quem gastou mais durante as compras?
  •  Quem gastou menos? Foi o primeiro ou o terceiro comprador?

3º momento - As crianças organizam uma tabela individualmente, indicando o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar, tomando como referencia os valores do maior para o menor. Em seguida, o professor e as crianças fazem uma elaboração conjunta, a partir dos resultados individuais.

Nome das crianças

Ordem dos gastos

Luis

R$ 9,00

Luiza

R$ 8,00

Maria

R$ 7,00

Felipe

R$ 5,00

Ana Maria

R$ 4,00

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.

Avaliação

Analisar se as crianças conseguiram realizar atividade de comparação de valores; se conseguiram representar as situações indicando o primeiro, segundo e terceiro e o último lugar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.