07/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Perceber a ordem por meio de ações em situações de brincadeira; Fazer numeração de fatos cotidianos pela ordem; Fazer uso dos números ordinais para desenvolver o domínio desse conhecimento.
Sequência numérica; cardinalidade e o ordinalidade.
1º Momento – O professor entrega o jogo de dominó aos seus alunos e faz alguns questionamentos:
Orientação do jogo
O professor orienta o desenvolvimento do jogo, ficando ao lado do grupo, questionando e ensinando as regras estabelecidas para jogar. Assim, as crianças vão se apropriando das regras. Nessa idade, tais regras vão sendo introduzida ao poucos e mediante os objetivos de desenvolver o conceito de ordem, o professor deve estar atendo a quantidade de jogador e a ordem da jogada.
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Regras do jogo:
Jogo em dupla: 2X2, cada jogador recebe 7 pedras; Jogo individual pode jogar 2 ou 3 jogadores – a jogada é individual, mas cada jogador recebe 7 pedras, sobrando 7, que ficam para ser compradas durante o jogo. Quem inicia a partida? Aquele que tiver a pedra 6x6 ou que sortear a peça mais alta.
Como por exemplo: Se Fernando tirou a peça 6x6, ele será o primeiro jogar e, em seguida, segue os demais estabelecendo uma ordem ficando dessa forma:
1º jogador |
2º jogador |
3º jogador |
4º jogador |
Fernando |
Matheus |
Tácito |
Guilherme |
Observação: Para garantir o objetivo do jogo, as crianças devem se apropriar das regras da ordem da jogada, pois muitas vezes brincam e não se dão conta. Nesse caso, é retomado o jogo e as crianças explicam porque tiveram que seguir uma sequência para jogar. A ação de retomada do jogo vai permitir uma ação reflexiva dos alunos e, por conseqüência, há uma compreensão da ordem, que é fundamental para jogar. Essa retomada pode ser iniciada por meio da oralidade e do registro escrito.
Atividade 2 – Ordenar situações cotidianas
1º momento – O professor faz uma grande roda e orienta as crianças para representar as ações mais importantes, que fizeram durante o primeiro horário, por meio de desenho e da escrita. Antes de executar a tarefa, os alunos retomam por meio da oralidade, as ações vivenciadas em uma ordem temporal.
2º momento – As crianças desenham as ações e as identificam por meio da escrita. Terminando a tarefa, eles apresentam para a turma a ordem temporal, discutem e se houver alguma divergência, será refletido, por todos, as ações conforme a ordem temporal.
AÇÕES |
AÇÃO 1 |
AÇÃO 2 |
AÇÃO 3 |
Atividade 3 - Identificar a ordem da residência na rua ou no edificio
1º momento - O professor faz um levantamento na sala de aula das crianças que moram em casas ou em edificios. Se mora em casa irá pesquisar a ordem da casa na rua, se mora em edifício investiga a ordem do apartamento no edificio.
2º momento - Cada crianças desenha a sua casa, indicando a ordem. Quem mora em edifício, faz o desenho do prédio e localiza o seu aprtamento indicando a ordem.
COOL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Avaliação: Verificar se as crianças conseguiram representar as situações cotidianas ,seguindo uma ordem; Analisar se perceberam a função e a importância da ordem durante as situações de brincadeira.
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