Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORGANIZAR SITUAÇÕES QUE EXPRESSEM A ORDEM NUMÉRICA

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a ordem por meio de ações em situações de brincadeira; Fazer numeração de fatos cotidianos pela ordem; Fazer uso dos números ordinais para desenvolver o domínio desse conhecimento.

Duração das atividades
2 aula com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequência numérica; cardinalidade e o ordinalidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –

Utilizar o jogo de dominó para construir o conceito de ordem

 1º Momento – O professor entrega o  jogo de dominó  aos seus alunos e faz alguns questionamentos:

  • Vocês conhecem esse jogo?
  • Como é que se joga?
  • Quantos jogadores participam da brincadeira?
  • Tem alguma ordem para seguir durante a partida?

 Orientação do jogo 

O professor orienta o desenvolvimento do jogo, ficando ao lado do grupo, questionando e ensinando as regras estabelecidas para jogar. Assim, as crianças vão se apropriando das regras. Nessa idade, tais regras vão sendo introduzida ao poucos e mediante os objetivos de desenvolver o conceito de ordem, o professor deve estar atendo  a quantidade de jogador e a ordem da jogada.

http://3guysfrommiami.com/images/dominos.jpg 

  Regras do jogo:

Jogo em dupla: 2X2, cada jogador recebe 7 pedras; Jogo individual pode jogar 2 ou 3 jogadores – a jogada é individual, mas cada jogador recebe 7 pedras, sobrando 7, que ficam para ser compradas durante o jogo. Quem inicia a partida? Aquele que tiver a pedra  6x6 ou que sortear a peça mais alta.

Como por exemplo: Se Fernando tirou a peça 6x6, ele será o primeiro jogar e, em seguida, segue os demais estabelecendo uma ordem ficando dessa forma:

1º jogador

2º jogador

3º jogador

4º  jogador

Fernando  

Matheus

Tácito  

Guilherme

Observação: Para garantir o objetivo do jogo, as crianças devem se apropriar das regras da ordem da jogada, pois muitas vezes brincam e não se dão conta. Nesse caso, é retomado o jogo e as  crianças explicam porque tiveram que seguir uma sequência para jogar. A ação de retomada do jogo vai permitir uma ação reflexiva dos alunos e, por conseqüência, há uma compreensão da ordem, que é fundamental para jogar. Essa retomada pode ser iniciada por meio da oralidade e do registro escrito.

Atividade 2 –  Ordenar situações cotidianas

 1º momento – O professor faz uma grande roda e orienta as crianças para representar as ações mais importantes, que fizeram durante o primeiro horário, por meio de desenho e da escrita. Antes de executar a tarefa, os alunos retomam por meio da oralidade, as ações vivenciadas  em uma ordem temporal.  

 2º momento – As crianças desenham as ações e as identificam por meio da escrita. Terminando  a tarefa,  eles apresentam para a turma a ordem temporal, discutem e se houver alguma divergência, será refletido, por todos, as ações conforme a ordem temporal.

AÇÕES

AÇÃO  1

AÇÃO  2

AÇÃO  3

Atividade 3 - Identificar a ordem da residência na rua ou no edificio

1º momento - O  professor faz um levantamento na sala de aula das crianças que moram em casas ou em edificios. Se mora em casa irá pesquisar a ordem da casa na rua, se mora em edifício investiga a ordem do apartamento no edificio.

2º momento - Cada crianças desenha a sua casa, indicando a ordem. Quem mora em edifício, faz o desenho do prédio e localiza o seu aprtamento indicando a ordem.  

Recursos Complementares

COOL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.

Avaliação

Avaliação: Verificar se  as crianças conseguiram representar as situações cotidianas ,seguindo uma ordem; Analisar se perceberam a função e a importância da ordem durante as situações de brincadeira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.