17/08/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
-Relacionar cada parágrafo ao tipo de informação que apresenta.
- Identificar a reportagem como um gênero de texto informativo.
- Reconstruir informações implícitas no texto.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Girafa Zagallo se casa em zoológico do Rio
Com direito a aplausos da platéia empolgada, as girafas Beija-Céu e Zagallo celebraram seu matrimônio, após 36 dias de namoro à distância. O evento foi realizado nesta quarta-feira, ao meio-dia, no zoológico do Rio de Janeiro e teve direito a dois bolos para os visitantes
Representantes da tribo Funil-ô, convidados pelo zôo para comemorar o Dia do Índio - que será sábado - e lembrar sua importância para a natureza, estiveram presentes na festa e fizeram a dança do acasalamento, em homenagem aos "noivos". O centro de educação da Fundação Riozoo ainda realizou uma exposição sobre os hábitos das girafas, além de uma série de atividades de recreação para as crianças presentes.
Como tudo começou
A história de amor dos animais começou no início deste ano. Zagallo, uma girafa macho de 10 anos e 5,10 m de altura, foi doada pelo zoológico de Brasília e chegou à instituição carioca com a missão de fazer companhia à Beija-Céu, que tem 14 anos e 4,80 m.
Desde o primeiro encontro, eles trocaram olhares apaixonados e carícias no pescoço, mas ainda estavam separados por uma cerca de 2,5 m de altura. Agora, Zagallo e Beija-Céu curtirão a nova vida em um recinto de 600 m2, com todo conforto e privacidade que merecem.
A lua de mel para Beija-Céu será especial - a girafa ainda é virgem. Mas Zagallo já teve uma experiência amorosa no zoológico de São Paulo, no qual viveu por uns tempos antes de ir para o zôo Brasília. Lá, teve um namoro com a girafa Sapeca, mas eles não tiveram cria.
Já com Beija-Céu, a expectativa dos veterinários e tratadores do zôo carioca é que a união renda frutos em breve. "Agora é com eles. Zagallo tem que mostrar que é bom de jogo", brinca o biólogo do zôo Valdir Ramos Júnior.
De acordo com o biólogo, Beija-Céu está para entrar no cio nos 10 próximos dias, período no qual as girafas copulam. "São dois dias de cio e é o macho que indicará quando isso acontecer, através do cheiro da urina. Quando a fêmea entra no cio, que dura apenas 48 horas e ocorre a cada 20 dias, o macho passa a segui-la o tempo todo", explica. A gestação das girafas dura 13 meses, em média, e nasce apenas um filhote.
Jornal O Dia -16/04/208
Antes de iniciar a leitura da reportagem o professor propõe que a turma fale o que imagina que possa estar escrito em um texto com esse título. A partir dessas primeiras colocações, o professor pode ler a primeira frase e pedir outras idéias sugeridas, agora, a partir dos novos dados.
Seria interessante que os alunos observem a imagem das girafas para comentarem se há diferenças ou não.
Peça aos alunos que leiam a reportagem silenciosamente e depois façam a leitura oral junto com o professor. Inicie lendo o 1º parágrafo e anotando no quadro a informação apresentada e assim por diante.
Ex: 1º parágrafo: os convidados para o casamento e a exposição com informações sobre girafas.
Pergunte aos alunos as semelhança e diferenças entre o casamento das girafas e o das pessoas. Eles podem ilustrar como foi o casamento das girafas a partir das informações lidas na reportagem.
Peça para comentarem sobre o motivo da união de Zagallo e Beija-céu (reprodução da espécie) e o que sabem sobre reprodução em zoológicos.
Ajude os alunos a registrar suas descobertas com relação às girafas e á escrita de textos informativos.
Ex: Nós lemos que a girafa fêmea tem apenas dois dias de cio e o macho avisa quando isso acontece através do cheiro da urina. Aprendemos que a reportagem é um texto informativo. Ele é organizado em parágrafos e cada parágrafo é separado pelo tipo de informação que dá sobre as girafas.
Site com informações sobre a girafa:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/search?SearchableText=girafas
http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/bichos/conteudo_48640.shtml
Avalie as respostas apresentadas pelos alunos no decorrer da atividade. Observe sua participação na hora da conversa, sua habilidade de expressar idéias e sugestões pertinentes ao tema e sua atenção em relação à fala dos colegas.
Outro aspecto a ser observado é o da leitura de cada parágrafo e a compreensão do que foi lido, como também a informação dada em cada parágrafo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!