Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e interpretação de texto informativo

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Relacionar cada parágrafo ao tipo de informação que apresenta.

 - Identificar a reportagem como um gênero de texto informativo.

- Reconstruir informações implícitas no texto.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Girafa Zagallo se casa em zoológico do Rio

Com direito a aplausos da platéia empolgada, as girafas Beija-Céu e Zagallo celebraram seu matrimônio, após 36 dias de namoro à distância. O evento foi realizado nesta quarta-feira, ao meio-dia, no zoológico do Rio de Janeiro e teve direito a dois bolos para os visitantes

Representantes da tribo Funil-ô, convidados pelo zôo para comemorar o Dia do Índio - que será sábado - e lembrar sua importância para a natureza, estiveram presentes na festa e fizeram a dança do acasalamento, em homenagem aos "noivos". O centro de educação da Fundação Riozoo ainda realizou uma exposição sobre os hábitos das girafas, além de uma série de atividades de recreação para as crianças presentes.

Como tudo começou

A história de amor dos animais começou no início deste ano. Zagallo, uma girafa macho de 10 anos e 5,10 m de altura, foi doada pelo zoológico de Brasília e chegou à instituição carioca com a missão de fazer companhia à Beija-Céu, que tem 14 anos e 4,80 m.

Desde o primeiro encontro, eles trocaram olhares apaixonados e carícias no pescoço, mas ainda estavam separados por uma cerca de 2,5 m de altura. Agora, Zagallo e Beija-Céu curtirão a nova vida em um recinto de 600 m2, com todo conforto e privacidade que merecem.

A lua de mel para Beija-Céu será especial - a girafa ainda é virgem. Mas Zagallo já teve uma experiência amorosa no zoológico de São Paulo, no qual viveu por uns tempos antes de ir para o zôo Brasília. Lá, teve um namoro com a girafa Sapeca, mas eles não tiveram cria.

Já com Beija-Céu, a expectativa dos veterinários e tratadores do zôo carioca é que a união renda frutos em breve. "Agora é com eles. Zagallo tem que mostrar que é bom de jogo", brinca o biólogo do zôo Valdir Ramos Júnior.

De acordo com o biólogo, Beija-Céu está para entrar no cio nos 10 próximos dias, período no qual as girafas copulam. "São dois dias de cio e é o macho que indicará quando isso acontecer, através do cheiro da urina. Quando a fêmea entra no cio, que dura apenas 48 horas e ocorre a cada 20 dias, o macho passa a segui-la o tempo todo", explica. A gestação das girafas dura 13 meses, em média, e nasce apenas um filhote.

 Jornal O Dia -16/04/208

Antes de iniciar a leitura da reportagem o professor propõe que a turma fale o que imagina que possa estar escrito em um texto com esse título. A partir dessas primeiras colocações, o professor pode ler a primeira frase e pedir outras idéias sugeridas, agora, a partir dos novos dados.

Seria interessante que os alunos observem a imagem das girafas para comentarem se há diferenças ou não.

Peça aos alunos que leiam a reportagem silenciosamente e depois façam a leitura oral junto com o professor. Inicie lendo o 1º parágrafo e anotando no quadro a informação apresentada e assim por diante.

 Ex: 1º parágrafo: os convidados para o casamento e a exposição com informações sobre girafas.

 Pergunte aos alunos as semelhança e diferenças entre o casamento das girafas e o das pessoas. Eles podem ilustrar como foi o casamento das girafas a partir das informações lidas na reportagem.

Peça para comentarem sobre o motivo da união de Zagallo e Beija-céu (reprodução da espécie) e o que sabem sobre reprodução em zoológicos.

 Ajude os alunos a registrar suas descobertas com relação às girafas e á escrita de textos informativos.

Ex: Nós lemos que a girafa fêmea tem apenas dois dias de cio e o macho avisa quando isso acontece através do cheiro da urina.  Aprendemos que a reportagem é um texto informativo. Ele é organizado em parágrafos e cada parágrafo é separado pelo tipo de informação que dá sobre as girafas.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie as respostas apresentadas pelos alunos no decorrer da atividade. Observe sua participação na hora da conversa, sua habilidade de expressar idéias e sugestões pertinentes ao tema e sua atenção em relação à fala dos colegas.

 Outro aspecto a ser observado é o da leitura de cada parágrafo e a compreensão do que foi lido, como também a informação dada em cada parágrafo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.