Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Bloqueio - elemento primordial de defesa nos jogos de voleibol.

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade, Camilo Araújo Máximo de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O fundamento técnico bloqueio.

As diferentes formas de bloqueio.

Cooperar com os colegas.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O esporte é um dos componentes do currículo da educação física escolar de maior relevância, porém, o trabalho com o esporte na escola deve levar em consideração particularidades e finalidades que são pertinentes ao ambiente escolar.

A proposta desta aula é de trabalhar com o voleibol, e mais especificamente com o fundamento técnico bloqueio, porém a proposta é que isso seja feito de forma lúdica, através de brincadeiras e pequenos jogos.

A primeira atividade será o “Pique-cola com bloqueio”.

Nesta atividade, os alunos participarão de um pique, por toda a quadra. Escolha um dos alunos para realizar a função de pegador, os demais serão os fugitivos. O professor deverá demonstrar como é realizada a movimentação básica do fundamento bloqueio, para que os alunos possam  realizá-la durante o pique.

Os alunos que forem pegos deverão ficar parados (colados) e só poderão sair do lugar e voltar à brincadeira, se forem descolados por algum companheiro. Para descolar um colega, o aluno que está colado e o que está tentando salvá-lo devem saltar juntos (um de frente para o outro), com os braços estendidos e tocar as mãos juntos no alto, reproduzindo o movimento básico do fundamento técnico bloqueio. No momento em que o aluno é descolado, ele volta a participar do pique como fugitivo.

Promova um rodízio entre os pegadores, evitando que os mesmos alunos fiquem muito tempo como pegadores. .

Dicas:

1 - Professor, para tornar a atividade mais dinâmica, permita que até quatro alunos, ao mesmo tempo, façam a função de pegador.

2 - Para evitar constrangimentos ou que os mesmos alunos sejam repetidamente pegos durante a aula, crie uma regra, impedindo que o mesmo aluno seja pego duas vezes seguidas, para que este aluno seja pego novamente, pelo menos dois outros alunos terão que ser pegos.

http://clubedevoleibol.blogspot.com/2010/01/bloqueio-bloqueio-triplo.html

A segunda atividade desenvolvida será “Mosca-Tonta".

Professor divida a turma em grupos de três alunos, para cada um dos grupos entregue uma bola de vôlei.

Peça que dois alunos do trio se posicionem um de frente para o outro a uma distância aproximada de oito metros, o terceiro aluno do grupo deverá se posicionar entre os dois colegas. Os alunos posicionados nas extremidades devem trocar passes fazendo com que a bola circule de uma ponta para outra, o aluno que está no centro (Mosca-Tonta) deverá tentar interceptar os passes realizando um movimento de bloqueio (salto com os braços estendidos para cima), no momento em que este aluno encostar na bola ele deixa de ser a Mosca-Tonta e passa a ocupar o lugar do aluno que teve o passe interceptado.

Dica: Professor, para os alunos que já dominam o fundamento Toque permita que eles realizem esta atividade executando este fundamento, ao invés de trocarem passes.

http://ultimosegundo.ig.com.br/olimpiada/modalidades/volei/2008/08/22/eua_confirmam_boa_fase_vence_russia_e_espera_brasil_ou_italia_1589257.html

 A terceira atividade desenvolvida será o “Volei-Queimado”.

Nesta atividade os alunos deverão ser divididos em dois grandes grupos, cada um dos grupos ocupará uma metade da quadra. A quadra será dividida por uma rede de vôlei ou por uma corda, que deverá estar a uma altura mínima de um metro e meio do solo.

Neste jogo as equipes deverão arremessar a bola por cima da rede de vôlei com o objetivo de acertar os colegas da equipe adversária. Os alunos só poderão arremessar a bola após ultrapassarem a linha dos três metros da quadra de vôlei, só serão válidos arremessos feitos depois de um salto. Os alunos dos dois grupos deverão tentar interceptar os arremessos da equipe adversária através de bloqueios realizados junto à rede. Cada bloqueio feito valerá um ponto para a equipe, e cada aluno queimado por um arremesso certeiro também valerá um ponto. A equipe que fizer vinte pontos primeiro vence o jogo.

Dica: Professor estimule a realização de bloqueios duplos e triplos, aumentando a pontuação se a interceptação do arremesso for feita através desses tipos de bloqueios.    

http://www.china2008.inf.br/tag/volei/?pid=447

Recursos Complementares
Avaliação

As atividades estabelecem uma sequência pedagógica desenvolvida para facilitar a aprendizagem do movimento do Bloqueio. No momento da avaliação tenha a preocupação de verificar como os alunos perceberam essa proposta.

Promova um debate com os seus alunos ao final da aula abordando os seguintes temas:

1) As atividades desenvolvidas nesta aula auxiliaram no aprendizado de que do fundamento do Voleibol?

2) Você ampliou os seus conhecimentos sobre a execução deste fundamento? Porquê?

3) Nesta aula desenvolvemos um trabalho voltado para o aprendizado do bloqueio, porém isso foi feito através de atividades lúdicas. O que vocês acharam desta proposta?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.