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POSIÇÂO DE OBJETOS OU PESSOAS NOS LUGARES ORGANIZADOS

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que o número indica a posição que os objetos ocupam, segundo as ordens estabelecidas.  
  • Indicar objetos pela ordem, considerando a sua posição ocupada no espaço;
  • Fazer uso do número ordinal em situações indicadas para localização de pessoas ou objetos.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequência numérica; número ordinal; direção; sentido e posição.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Observar a posição dos espaços da escola

1º momento – O  professor organiza um passeio por dentro da escola, de modo que, os alunos conheçam melhor a posição ocupada por cada compartimento do prédio da escola. Nessa atividade, antes de fazerem o percurso interno são dadas algumas informações para orientação espacial.O professor leva as crianças para o corredor da escola e pergunta:

  • onde está localizada a nossa sala de aula?
  • Quantas salas têm a escola?                                                                                                                                                                                                

Os alunos devem caminhar no corredor da escola,  contando quantas salas têm e observando a posição de cada uma, tomando como referência a entrada da escola. Assim, o professor e os alunos saem contando e ordenando as salas: os alunos observam o espaço e expressam em voz alta a localização.

  • A nossa sala é a terceira do corredor;
  • A sala dos professores é a quinta do corredor;
  • A sala da direção é a segunda porta dentro da secretaria;
  •  A sala das crianças pequenas fica no segundo corredor;
  • A brinquedoteca fica no segundo corredor, é a quarta porta.

Observação  Com essas informações, o professor e os alunos se localizam com mais precisão e  se deslocam a partir dessas orientações. Em seguida, o professor faz o percurso por toda a escola,  nomeando os lugares e utilizando o atributo de ordem.

2º Momento - Representar o percurso.  O professor e os alunos fazem o percurso juntos. Ele sugere que o grupo faça uma representação gráfica, colocando os seguintes itens:

  • Representar por meio do desenho os cantos observados;
  •  Enumerar os cantos, fazendo  uma sequência, como por exemplo: primeira sala, segunda sala, primeiro corredor, segunda  porta à direita no primeiro corredor, etc. Ao final cada criança apresenta seu desenho para a turma e explica como representou o percurso que fez na escola.

Atividade 2 -  Identificar a localização e posição dos colegas observados

1º momento - Perceber a posição das crianças por meio de uma situação-problema, o professor sugere que elas façam uma fila e dá os seguintes comandos:  Preciso que nove crianças fiquem em pé enfileiradas;  em uma sala de 25 alunos, 16 ficam observando;

Delimita o inicio e o fim da fila e faz as seguintes perguntas:

  • Sou uma menina, tenho cabelo preto e uso franjinha.Ocupo a terceira posição da fila.
  • Quem sou eu?  
  • Sou um menino, estou entre duas meninas e ocupo a oitava posição da fila.
  • Quem sou eu?

 Em seguida repete a mesma atividade com um  grupo de 08 alunos, depois com mais 08, totalizando 25 alunos. Todos devem participar do grupo observador e do grupo da demonstração dos lugares na fila. Quem observar em um momento,  respondem as questões em outro. Durante a atividade há troca de lugares, de modo que todos os alunos participem das duas situações (grupo da observação e grupo da demonstração dos lugares na fila).

2º momento - O professor e os alunos voltam à sala e fazem a reconstituição do jogo de demonstração, relembrando as três filas, a primeira com nove alunos e as outras duas com  oito cada. Os alunos retomam a situação da primeira fila (nove alunos) e indicam oralmente quem ocupava o primeiro lugar,  quem ocupava o segundo lugar,o  terceiro lugar e assim sucessivamente. Na segunda fila (oito membros),  os alunos dizem como estava organizada, quem ocupava o primeiro, segundo... E ultimo lugar? O mesmo exercício faz com o terceiro grupo (oito alunos). Em seguida, cada aluno escolhe um grupo que observou e desenha os colegas da fila, escreve seus nomes e indicam lugares.  

3º momento - O professor faz uma grande roda e cada criança compartilha a sua produção com seus colegas,  fazendo uma exposição do seu trabalho e ouvindo a exposição dos outros.

Recursos Complementares

COOL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.

Avaliação
  • Analisar se as crianças se orientaram utilizando o numero ordinal;
  • Verificar se fizeram uso do ordinal para identificar as pessoas e os objetos.
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