07/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Sequência numérica; número ordinal; direção; sentido e posição.
1º momento – O professor organiza um passeio por dentro da escola, de modo que, os alunos conheçam melhor a posição ocupada por cada compartimento do prédio da escola. Nessa atividade, antes de fazerem o percurso interno são dadas algumas informações para orientação espacial.O professor leva as crianças para o corredor da escola e pergunta:
Os alunos devem caminhar no corredor da escola, contando quantas salas têm e observando a posição de cada uma, tomando como referência a entrada da escola. Assim, o professor e os alunos saem contando e ordenando as salas: os alunos observam o espaço e expressam em voz alta a localização.
Observação Com essas informações, o professor e os alunos se localizam com mais precisão e se deslocam a partir dessas orientações. Em seguida, o professor faz o percurso por toda a escola, nomeando os lugares e utilizando o atributo de ordem.
2º Momento - Representar o percurso. O professor e os alunos fazem o percurso juntos. Ele sugere que o grupo faça uma representação gráfica, colocando os seguintes itens:
1º momento - Perceber a posição das crianças por meio de uma situação-problema, o professor sugere que elas façam uma fila e dá os seguintes comandos: Preciso que nove crianças fiquem em pé enfileiradas; em uma sala de 25 alunos, 16 ficam observando;
Delimita o inicio e o fim da fila e faz as seguintes perguntas:
Em seguida repete a mesma atividade com um grupo de 08 alunos, depois com mais 08, totalizando 25 alunos. Todos devem participar do grupo observador e do grupo da demonstração dos lugares na fila. Quem observar em um momento, respondem as questões em outro. Durante a atividade há troca de lugares, de modo que todos os alunos participem das duas situações (grupo da observação e grupo da demonstração dos lugares na fila).
2º momento - O professor e os alunos voltam à sala e fazem a reconstituição do jogo de demonstração, relembrando as três filas, a primeira com nove alunos e as outras duas com oito cada. Os alunos retomam a situação da primeira fila (nove alunos) e indicam oralmente quem ocupava o primeiro lugar, quem ocupava o segundo lugar,o terceiro lugar e assim sucessivamente. Na segunda fila (oito membros), os alunos dizem como estava organizada, quem ocupava o primeiro, segundo... E ultimo lugar? O mesmo exercício faz com o terceiro grupo (oito alunos). Em seguida, cada aluno escolhe um grupo que observou e desenha os colegas da fila, escreve seus nomes e indicam lugares.
3º momento - O professor faz uma grande roda e cada criança compartilha a sua produção com seus colegas, fazendo uma exposição do seu trabalho e ouvindo a exposição dos outros.
COOL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!