01/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Conhecer e aprender as diferentes formas de arremessar e lançar os objetos relacionados ao atletismo: o peso e o disco.
Aprender a confeccionar os objetos utilizados na aula.
Perceber como o corpo se comporta diante das diferentes maneiras de arremessar os objetos, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo como são os movimentos dos arremessos de peso e do lançamento de disco.
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente de 15 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens sugeridas logo abaixo, que demonstram algumas características do arremesso de peso e do lançamento de disco.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM (acessado em 09 de junho de 2010)
Arremesso de peso: http://www.youtube.com/watch?v=yvw8WtSKmZw&NR=1&feature=fvwp (acessado em 09 de junho de 2010)
Lançamento de disco: http://www.youtube.com/watch?v=1ShznPPLgAU&feature=related (acessado em 09 de junho de 2010)
Imagens:
Lançamento de Disco. http://www.tudoaver.com.br/fotos/25-01-2010-06-18-27.jpg (Acessado em 09/06/2010)
Arremesso de Peso. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_tEkoFtzOB1Y/ScAEzpvTMlI/AAAAAAAAADY/k8xadvkXMwE/s400/Arremesso+de+peso.JPG (Acessado em 09/06/2010)
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque alguns movimentos básicos do arremesso e do lançamento, tais como: o giro, as diferentes formas de pegar no peso e no disco, o espaço destinado para o arremesso e para o lançamento, dentre outros aspectos. Nesse momento, é importante que o(a) professor(a) faça perguntas relacionadas ao esporte, podendo abordar questões de gênero, regras, histórias da modalidade e curiosidades.
Curiosidades:
Arremesso de peso:
Lançamento de disco:
Atividade 2: Construindo o peso
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bola de tênis, areia e fita tipo crepe.
Obs.: Professor(a), na aula anterior, peça para que cada aluno traga uma bolinha de tênis que possa ser utilizada para colocar areia dentro. Oriente-os para que façam um corte de 4 cm na bola. Se possível levo um modelo para que entendam melhor seu pedido.
Descrição: Nesta atividade, conduza os(as) alunos(as) até o espaço onde a aula se desenvolverá. Peça para os(as) alunos(as) encherem as bolas de tênis com areia. Depois eles deverão passar a fita crepe em volta da bolinha para que a areia não escape. A bola para o arremesso já está pronta.
Atividade 3 – Arremessando o peso
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Giz e bolinhas de peso confeccionadas.
Descrição: Em um espaço aberto, divida a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos cada). Cada grupo irá construir com o auxílio do giz um círculo de aproximadamente 2m de diâmetro (aproximadamente 12 passos).
Fonte: Arquivo pessoal
Em um primeiro momento os alunos arremessarão o peso tendo como referência os vídeos apresentados na atividade 1. O Objetivo é que arremessem a bola o mais longe possível. Já no segundo momento, explore as técnicas do movimento do arremesso de peso, explicando aos alunos as principais fases do movimento, tal como demonstra a figura abaixo. Para melhor ilustrar as fases do movimento, o(a) professor(a) poderá imprimir em papel A3 a figura e deixar que os grupos analisem e tentem executar o movimento.
Arremesso de Peso. Fonte: http://www.cdof.com.br/gifs/atletism_arr1.gif (Acessado em 09/06/2010)
Atividade 4: Lançando o Disco
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: Papelão e fita tipo crepe.
Obs.: Professor(a), na aula anterior peça para que cada aluno corte em casa duas folhas de papelão em forma circular, cujo o diâmetro tenha aproximadamente 20 cm.
Descrição: Nesta atividade, peça aos alunos que colem um círculo sobre o outro e passem fita crepe do lado, para não soltar. Os discos já estão prontos. No mesmo espaço da atividade anterior, os alunos irão lançar os discos da maneira como desejarem. Posteriormente, demonstre aos alunos as fases do movimento do lançamento. Os (as) alunos(as) devem segurar o disco plano contra os dedos da mão (ver figura abaixo) e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço.
Lançamento de disco. Fonte: http://amadeo.blog.com/repository/247280/895573.jpg (Acessado em 09/06/2010)
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A atividade poderá ser ampliada com visita a algum clube que tenha os materiais oficiais, como o peso e o disco ou até mesmo uma “gaiola” de proteção.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2, 3 e 4 os(as) alunos(as) podem fazer arremessos e lançamentos para o colega.
Quanto ao Material: Na atividade 4, o(a) professor(a) poderá substituir os discos de papelão por CDs velhos.
Para enriquecer o conteúdo da aula, o(a) professor(a) poderá acessar o site da Confederação Brasileira de Atletismo:
http://www.cbat.org.br/ (Acessado em 09/06/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Fazem questionamentos no momento da exibição das imagens e dos vídeos? Relatam experiências relacionadas aos vídeos e as imagens? Como se envolvem com a aula? Conhecem as atividades? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? De que maneira exploram os espaços e os materiais? Sugerem novas formas de arremessar e lançar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante as atividades? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.
Professor(a), ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi confeccionar os materiais para realizar os arremessos e os lançamentos? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2015
Cinco estrelasminha opiniao sobre isso e que acho muito legal pois e um esporte atraente em todo o pais vcs desse site me fizeram estender mais o arremesso de peso OBRIGADO