Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ovos misteriosos: abordando as relações familiares a partir da literatura infantil.

 

13/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula propõe-se:

- abordar os diferentes laços afetivos e sanguíneos na constituição familiar;

- trabalhar elementos infantis referentes à vivência familiar;

- despertar o gosto pelas histórias do universo literário.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que seria de nós se não fosse a beleza e a naturalidade da literatura a nos ajudar na difícil tarefa de compreender a dinâmica da vida? São as histórias fantásticas, muitas vezes, um suporte valioso para os trabalho com questões delicadas que envolvem o universo infantil, tais como: a constituição e a relação da/dentro da família. Nesta aula, você encontra uma sugestão para trabalhar essas questões.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Em rodinha, o/a professor/a convida as crianças a ouvirem uma linda e divertida história. Esta encontra-se no livro: Os ovos misteriosos, de Luisa Ducla e Manuela Bacelar. Editora Afrontamento,1994. Trata-se de uma narrativa que traz a história de uma galinha que chocava por engano, ovos de diferentes espécies de animais. E que ao ver os filhotinhos nascer se depara com uma série de diferenças que vão sendo contornadas com muito carinho. Ao final, a família vivencia uma divertida situação que oferece aos leitores uma prova de amor e união, a partir da superação das diferenças.

  2° Momento: Conversar com as crianças sobre o que acharam da história. Auxiliá-las a pensar na constituição de sua família. O registro pode ser realizado com a construção da família com material reciclável. Cada criança irá construir bonecos que representem os membros de sua família. Material necessário: caixa de leite longa vida, caixa de creme de leite, EVA de várias cores, lã de variadas cores, olhos móveis, cola quente ou adesivo de contato, caneta de retroprojetor e tesoura. Segue abaixo, as etapas da construção:   1-     Encape metade da caixa (caixa de leite para pessoas adultas, caixa de creme de leite para crianças), colando EVA da cor da pele com cola ou o adesivo de contato. Caso a colagem seja feita com cola quente, a professora deverá colar o material à fim de evitar acidentes com as crianças. Cole fios de lã na superfície da caixinha para o cabelo. As crianças deverão escolher a cor da lã para cada membro de sua família. 2-     A outra metade deverá ser encapada com EVA de outras cores, que serão escolhidas pelas crianças para a roupa do boneco. Para fazer a camisa, cole uma tira de EVA colorido e para fazer a calça cole uma outra tira. Para fazer um vestido, utilizar uma tira maior de EVA que preencha toda a metade. 3-     Encerrada as etapas acima, pedir para as crianças que observem o que falta para finalizar os bonecos. Nesta etapa, pode ser explorado o esquema corporal, a partir da identificação das partes do corpo.  Ofereça os olhos móveis, os braços, os pés, a boca, todos feitos de EVA para que as crianças identifiquem as diferentes partes do corpo e montem-nas caixinhas ( corpo). O toque final pode ser dado com a colagem de botões e acessórios, personalizando os bonecos.   

3 º Momento:Quando os bonecos estiverem prontos, pode ser organizada uma exposição com todas as famílias, e a partir dessa estratégia, criar um momento para que as crianças percebam os diferentes modelos de família. É uma ótima oportunidade para amenizar sentimentos e contradições das crianças com relação à vivência familiar.

Recursos

- Livro de literatura infantil: Os ovos misteriosos, de Luisa Ducla e Manuela Bacelar. Editora Afrontamento,1994;  

 - caixa de leite longa vida, caixa de creme de leite;  

 - EVA de várias cores;   

- lã;   

- olhos móveis;   

-cola quente ou adesivo de contato;   

- caneta de retroprojetor e tesoura;  

 - botões; miçangas grandes.  

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

O/ a professor/a realizará as seguintes observações:   

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado, assim como pela atividade proposta;

- a criança falou de sua família, manifestando sentimentos e desejos referentes à sua vivência familiar;

- a criança expressou diferentes reações durante a confecção dos bonecos.        

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.