Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Rugby

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula propomos que os alunos: aprendam os aspectos básicos do funcionamento do jogo de Rugby; descubram, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro; coordenem diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Jogo de Rugby

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Rugby:   

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=odBhjElGaBY&feature=related (Acessado em 12/06/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=xNdrWoIwYRo&feature=fvw (Acessado em 12/06/2010).   

Imagens: 

Marcações do Campo de Rugby – Fonte: http://lh6.ggpht.com/guilmail/SIiyYMLpvEI/AAAAAAAAApE/hH5LxFhpyQM/rugby3.JPG (Acessado em 12/06/2010) 

Fonte: http://topicosespeciais1.files.wordpress.com/2009/04/rugby.jpg (Acessado em 12/06/2010) 

Fonte: http://carlingcuptickets.co.uk/images/rugby-captain.JPG (Acessado em 12/06/2010) 

Fonte: http://api.ning.com/files/pcGdUoa1RXEGeiGcb52YdKHNGfHHCStXsRnFMkvvH7A_/Rugby101small.JPG (Acessado em 12/06/2010) 

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidas, destaque questões relacionadas às regras, ao espaço do jogo e à forma de jogar. Podem ser feitas ponderações referentes às diferenças entre o Rugby e o Futebol Americano. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. O professor poderá utilizar imagens e vídeos do futebol e do futebol americano para que os(as) alunos(as) possam apontar as diferenças e as semelhanças entre estes dois esportes

Atividade 2: Passando a bola

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Recursos: Bola de Rugby (pode ser utilizada uma bola de handebol caso não seja viável a aquisição da bola de rugby)

Descrição: Na quadra ou em qualquer espaço aberto que permita a marcação do campo de jogo, o(a) professor(a) demarcará o espaço de um retângulo, o maior possível, com uma linha dividindo o meio. Logo depois, solicitará aos alunos(as) que formem duas equipes com o número igual de integrantes. O objetivo do jogo é que cada equipe troque passes com a bola, até conseguir atravessar a linha de fundo da equipe adversária. Neste jogo será permitido passar a bola com qualquer parte do corpo. A equipe que atingir o número de pontos – que deverá ser determinado no início da partida - vencerá.   

Atividade 3: Passando a bola para trás

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Recursos: Bola de Rugby

Descrição: Nesta atividade, como os mesmos times, os jogadores poderão passar a bola para o companheiro de sua equipe mandado-a para trás. Os jogadores poderão correr com a bola nas mãos em qualquer sentido do campo, desde que os passes sejam sempre para o colega que esteja atrás. Os chutes só poderão ser dados na direção da linha de fundo. Caso haja faltas, eles também poderão cobrá-las chutando a bola ou passando para o companheiro. Para que o jogo fique mais interessante, utilize um sistema de pontuação como ocorre no jogo do Rugby:

  • Ensaio ou Try (5 pontos): será marcado quando um jogador conseguir passar com a bola nas mãos após a linha de fundo.   
  • Penalty Goal (3 pontos): Ao sofrer uma falta o jogador poderá optar por tentar fazer um chute após a linha de fundo no local onde ocorreu uma falta.   

Atividade 4: Jogando o Rugby

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Bola de Rugby e 4 Cones.

Descrição: Nesta atividade proponha o jogo do Rugby, fazendo valer as regras da atividade anterior. Faça a marcação na quadra, colocando 2 cones em cada linha de fundo, como se fossem 2 gols (Ver desenho abaixo).

 

Fonte: Arquivo Pessoal.

A dinâmica do jogo permanece a mesma da atividade anterior, todavia o sistema de pontuação beneficiará a equipe em que o jogador consiga atravessar com a bola entre os cones e colocá-la no chão após passar pelos mesmos. Sistema de pontuação:

  • 5 pontos: será marcado quando um jogador conseguir passar com a bola nas mãos após a linha de fundo.
  • 2 pontos extras: quando o jogador conseguir passar entre os cones e colocar a bola no chão.
  • 3 pontos: Bola atravessar o cone após um chute, posterior a uma falta cometida pela equiepe adversária.
  • 1 ponto extra: equipe que conseguir passar pelo cone trocando o maior número de passes para trás.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Caso não seja possível realizar o jogo em um campo gramado, o mesmo pode ser praticado na quadra ou em campo de areia.

Quanto ao Corpo do Colega: Nas atividade 2, 3 e 4 os jogadores montar duplas formando apenas um jogador. Nesse caso, o(a) professor(a) poderá acrescentar pontos extras à equipe da dupla que passar pelos cones e pela linha de fundo.

Quanto ao Material: Bolas de handebol e bolas de meia podem ser utilizadas, substituindo as de Rugby. Acrescentar mais bolas durante as atividades 2, 3 e 4. Na atividade 4 o(a) professor poderá colocar mais 2 cones em cada lateral do campo de jogo.

Recursos Complementares

Para enriquecer a aula, o(a) professor(a) poderá consultar o site da Confederação Brasileira de Rugby:

http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp (Acessado em 12/06/2010)

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras?  Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostariam de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.