07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula propomos que os alunos: aprendam os aspectos básicos do funcionamento do jogo de Rugby; descubram, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro; coordenem diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Jogo de Rugby
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Rugby:
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=odBhjElGaBY&feature=related (Acessado em 12/06/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=xNdrWoIwYRo&feature=fvw (Acessado em 12/06/2010).
Imagens:
Marcações do Campo de Rugby – Fonte: http://lh6.ggpht.com/guilmail/SIiyYMLpvEI/AAAAAAAAApE/hH5LxFhpyQM/rugby3.JPG (Acessado em 12/06/2010)
Fonte: http://topicosespeciais1.files.wordpress.com/2009/04/rugby.jpg (Acessado em 12/06/2010)
Fonte: http://carlingcuptickets.co.uk/images/rugby-captain.JPG (Acessado em 12/06/2010)
Fonte: http://api.ning.com/files/pcGdUoa1RXEGeiGcb52YdKHNGfHHCStXsRnFMkvvH7A_/Rugby101small.JPG (Acessado em 12/06/2010)
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidas, destaque questões relacionadas às regras, ao espaço do jogo e à forma de jogar. Podem ser feitas ponderações referentes às diferenças entre o Rugby e o Futebol Americano. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens. O professor poderá utilizar imagens e vídeos do futebol e do futebol americano para que os(as) alunos(as) possam apontar as diferenças e as semelhanças entre estes dois esportes
Atividade 2: Passando a bola
Duração: Aproximadamente 15 minutos
Recursos: Bola de Rugby (pode ser utilizada uma bola de handebol caso não seja viável a aquisição da bola de rugby)
Descrição: Na quadra ou em qualquer espaço aberto que permita a marcação do campo de jogo, o(a) professor(a) demarcará o espaço de um retângulo, o maior possível, com uma linha dividindo o meio. Logo depois, solicitará aos alunos(as) que formem duas equipes com o número igual de integrantes. O objetivo do jogo é que cada equipe troque passes com a bola, até conseguir atravessar a linha de fundo da equipe adversária. Neste jogo será permitido passar a bola com qualquer parte do corpo. A equipe que atingir o número de pontos – que deverá ser determinado no início da partida - vencerá.
Atividade 3: Passando a bola para trás
Duração: Aproximadamente 15 minutos
Recursos: Bola de Rugby
Descrição: Nesta atividade, como os mesmos times, os jogadores poderão passar a bola para o companheiro de sua equipe mandado-a para trás. Os jogadores poderão correr com a bola nas mãos em qualquer sentido do campo, desde que os passes sejam sempre para o colega que esteja atrás. Os chutes só poderão ser dados na direção da linha de fundo. Caso haja faltas, eles também poderão cobrá-las chutando a bola ou passando para o companheiro. Para que o jogo fique mais interessante, utilize um sistema de pontuação como ocorre no jogo do Rugby:
Atividade 4: Jogando o Rugby
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bola de Rugby e 4 Cones.
Descrição: Nesta atividade proponha o jogo do Rugby, fazendo valer as regras da atividade anterior. Faça a marcação na quadra, colocando 2 cones em cada linha de fundo, como se fossem 2 gols (Ver desenho abaixo).
Fonte: Arquivo Pessoal.
A dinâmica do jogo permanece a mesma da atividade anterior, todavia o sistema de pontuação beneficiará a equipe em que o jogador consiga atravessar com a bola entre os cones e colocá-la no chão após passar pelos mesmos. Sistema de pontuação:
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Caso não seja possível realizar o jogo em um campo gramado, o mesmo pode ser praticado na quadra ou em campo de areia.
Quanto ao Corpo do Colega: Nas atividade 2, 3 e 4 os jogadores montar duplas formando apenas um jogador. Nesse caso, o(a) professor(a) poderá acrescentar pontos extras à equipe da dupla que passar pelos cones e pela linha de fundo.
Quanto ao Material: Bolas de handebol e bolas de meia podem ser utilizadas, substituindo as de Rugby. Acrescentar mais bolas durante as atividades 2, 3 e 4. Na atividade 4 o(a) professor poderá colocar mais 2 cones em cada lateral do campo de jogo.
Para enriquecer a aula, o(a) professor(a) poderá consultar o site da Confederação Brasileira de Rugby:
http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp (Acessado em 12/06/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostariam de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2012
Cinco estrelasOtima aula.. apliquei algumas atividades e foi um sucesso. Obrigado