Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Família: cantando e desvendando as relações familiares

 

22/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conhecer os diferentes modelos de família;

- despertar no grupo o sentimento de respeito às diferentes origens familiares de seus pares;

- incentivar as crianças a falarem sobre seus sentimentos em relação à sua vivência familiar;

- explorar a escrita da palavra FAMÍLIA;

- explorar a escrita de nomes de familiares.

Duração das atividades
4 aaulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças tenham vivenciado situações sobre o desenvolvimento humano que remetam à importância da família.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A partir da música “ Família” do grupo Titãs instigar as crianças a manifestarem suas idéias a respeito de família, como percebem as relações familiares, o que entendem por família.   

Letra da música "Família"

Titãs Composição: Arnaldo Antunes / Toni Bellotto

Família! Família! Papai, mamãe, titia.

 Família! Família! Almoça junto todo dia .Nunca perde essa mania...

Mas quando a filha Quer fugir de casa ,precisa descolar um ganha-pão

Filha de família se não casa papai, mamãe não dão nem um tostão...

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família!...

Família! Família! Vovô, vovó, sobrinha Família! Família! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania...

Mas quando o nenêm fica doente Uô! Uô! Procura uma farmácia de plantão. O choro do nenêm é estridente Uô! Uô! Assim não dá pra ver televisão... Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh!

 Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...

Família! Família! Cachorro, gato, galinha

Família! Família! Vive junto todo dia . Nunca perde essa mania...

A mãe morre de medo de barata Uô! Uô! O pai vive com medo de ladrão

Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô! Botaram cadeado no portão...

 Família êh! Família ah! Família! Família êh! Familia ah!

Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...

2° Momento: Explorar a palavra FAMÍLIA destacando as letras que a compõem. Cada criança pode desenhar um membro de sua família no espaço das letras.  

                                              

 Ao final da atividade o grupo pode realizar comparações: quem tem a família maior, quem tem a família menor; contando o número de pessoas que desenhou. Caso seja necessário, a criança deverá receber mais de uma tabela para representar sua família.  

 3° Momento: Propor uma atividade para ser realizada em casa, na qual deverão produzir uma história sobre a sua família.    Atividade de casa   Olá pessoal! Para contribuir com nossas aprendizagens sobra a FAMÍLIA, solicitamos que criem uma história para nos contar como é a sua família. Ao final, vocês deverão representá-la. Sugestão: desenho, colagem, pintura, modelagem, foto, etc.   

4° Momento: Socialização da atividade realizada em casa. As famílias podem ser convidadas a participarem desse momento.   

5° Momento: realização de um acróstico a partir da palavra FAMÍLIA.  

ATIVIDADE DE CASA: Hoje iremos brincar com a palavra FAMÍLIA. Com a ajuda de um adulto, complete os espaços indicados por cada membro da família com o nome de um familiar que inicie com as seguintes letras:                                                                                                                                 

Recursos  

- Música : Família do grupo Titãs;

- Aparelho de som.

Recursos Complementares

Você pode ouvir a música sugerida acessando o endereço: http://letras.terra.com.br/titas/48973/ 

Avaliação

O/a professor/a deverá realizar as seguintes observações:

- A criança se interessou pelo assunto abordado;

- A criança foi capaz de expressar suas idéias sobre “família”;

- A criança expressou sentimentos ao dizer, representar a sua família;

- A criança contou com a colaboração de sua família nas atividades propostas;

- A criança reconhece as letras utilizadas para a escrita da palavra “família”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tatiana , UEMG - Instituto de Educação Dona Itália Franco , Minas Gerais - disse:
    tatianalizarralde@yahoo.com.br

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom. Toda aula deve ser preparada focando a interdisplinaridade e também o assunto (seja qual for) extra- classe. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.