Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Brasil na Copa do Mundo.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Construir gráfico de colunas a partir dos dados sobre a participação do Brasil em Copas do Mundo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos dos diferentes tipos de gráficos, que deverão ter sido analisados nas aulas anteriores
Estratégias e recursos da aula

      O professor coloca para a turma ouvir a música "Pra frente Brasil" e conversa sobre a mesma. Pode ser que os alunos deem também informações sobre ela. Se o professor perceber que algum aluno quer falar, deve partir desta(s) fala(s) para dar, então, suas informações.

      Esta música foi lançada para a Copa do Mundo de 1970, no México, tornando-se a música símbolo da seleção brasileira e da torcida do Brasil.

  • CD Pra frente Brasil- Sonopress

      Nesta Copa, o Brasil foi tricampeão.

  • Mas terá sido a única participação do Brasil em Copas do Mundo?   

      .Leitura do texto:"Desempenho na Copa do Mundo." Fonte : Web .

      Usando os dados do texto "Desempenho na Copa do Mundo." o professor propõe à turma a criação de um gráfico, conduzindo a atividade que eles realizam num papel quadriculado.

      O professor traça, no quadro-de-giz quatro linhas paralelas, distantes uns 35 cm uma da outra, marcando na linha de baixo, intervalos iguais correspondentes aos anos da Copa do Mundo com a participação brasileira, de 1930 a 2010.

      A 1ª linha representará a conquista do campeonato; a segunda, os vice-campeonatos; e a terceira, os terceiros lugares.

      O professor solicita à turma que descubra, no gráfico os campeonatos conseguidos pelo Brasil e com uma cor de giz indicada numa legenda, marca uma bolinha sobre o ano na linha correspondente.

      A turma dá um título para o gráfico.

      Ex: Participação brasileira nas Copas do Mundo de 1930 a 2010.

      A turma, em duplas, registra o gráfico em uma folha quadriculada passo-a-passo, conforme ele vai sendo preenchido no quadro de giz.

      A seguir, é proposto à turma a transformação deste gráfico em um gráfico de colunas, pintando, com o giz nas cores já utilizadas antes, colunas que incluam as bolinhas já marcadas.

     À turma, então, é pedido que, consultando o gráfico, descubra informações sobre a participação e destaques da seleção nas Copas do Mundo de 1930 a 20106.

    Perguntas que podem ser utilizadas:

  1. Quantas vezes o Brasil foi campeão? Em que anos isto aconteceu?
  2. Quando a seleção brasileira levantou a taça pela 1ª vez?
  3. O Brasil venceu o campeonato em Copas seguidas? Quais?
  4. Quantas vezes o Brasil foi vice-campeão? Em que anos?
  5. Em que anos o Brasil ficou na 3ª colocação?
  6. Em que Copas o Brasil não ficou nos 3 primeiros lugares?
  7. Quando o Brasil conquistou seu tricampeonato, ganhou o direito de ficar de vez com a taça Jules Rimet. Em que ano isto aconteceu?
  8. O que aconteceria se o Brasil tivesse vencido a final de 1950 e a de 1998?
  9. Qual a diferença de anos entre as conquistas pelo Brasil do 3º lugar?
  10. Na participação brasileira em Copas do Mundo, qual a colocação entre as 4 primeiras em que o Brasil mais se destacou?
  11. Observando o gráfico de colunas, podemos afirmar que o futebol brasileiro merece a admiração do mundo todo? Por quê?

      A turma, depois da música do texto informada, do gráfico e das imagens dos jogadores poderá assistir ao vídeo: A história das Copas do Mundo- Fifa-, com trechos selecionados que atendam às curiosidades dos alunos.

      Este vídeo dará margens a discussões interessantes sobre: uniformes dos jogadores, conduta das torcidas, roupas dos torcedores, placares...

      Poderá ser interessante o registro por palavras e desenhos do que foi assistido, formando, ao final, um mural sobre o assunto.

Recursos Complementares

      CD: Pra frente Brasil - Sonopress Ritmo da Amazônia Industria e Comércio Fonográfo Ltda.

Avaliação

      As perguntas respondidas com o auxílio do gráfico de colunas proporcionarão ao professor dados que estarão apontando o grau de compreensão das informações contidas num gráfico.

      A elaboração dos gráficos, em colaboração, demonstrará a compreensão dos alunos desta linguagem gráfica, possibilitando que, a partir disto, o professor crie outras atividades relacionadas às dificuldades e curiosidades de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.