07/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Construir gráfico de colunas a partir dos dados sobre a participação do Brasil em Copas do Mundo.
O professor coloca para a turma ouvir a música "Pra frente Brasil" e conversa sobre a mesma. Pode ser que os alunos deem também informações sobre ela. Se o professor perceber que algum aluno quer falar, deve partir desta(s) fala(s) para dar, então, suas informações.
Esta música foi lançada para a Copa do Mundo de 1970, no México, tornando-se a música símbolo da seleção brasileira e da torcida do Brasil.
Nesta Copa, o Brasil foi tricampeão.
.Leitura do texto:"Desempenho na Copa do Mundo." Fonte : Web .
Usando os dados do texto "Desempenho na Copa do Mundo." o professor propõe à turma a criação de um gráfico, conduzindo a atividade que eles realizam num papel quadriculado.
O professor traça, no quadro-de-giz quatro linhas paralelas, distantes uns 35 cm uma da outra, marcando na linha de baixo, intervalos iguais correspondentes aos anos da Copa do Mundo com a participação brasileira, de 1930 a 2010.
A 1ª linha representará a conquista do campeonato; a segunda, os vice-campeonatos; e a terceira, os terceiros lugares.
O professor solicita à turma que descubra, no gráfico os campeonatos conseguidos pelo Brasil e com uma cor de giz indicada numa legenda, marca uma bolinha sobre o ano na linha correspondente.
A turma dá um título para o gráfico.
Ex: Participação brasileira nas Copas do Mundo de 1930 a 2010.
A turma, em duplas, registra o gráfico em uma folha quadriculada passo-a-passo, conforme ele vai sendo preenchido no quadro de giz.
A seguir, é proposto à turma a transformação deste gráfico em um gráfico de colunas, pintando, com o giz nas cores já utilizadas antes, colunas que incluam as bolinhas já marcadas.
À turma, então, é pedido que, consultando o gráfico, descubra informações sobre a participação e destaques da seleção nas Copas do Mundo de 1930 a 20106.
Perguntas que podem ser utilizadas:
A turma, depois da música do texto informada, do gráfico e das imagens dos jogadores poderá assistir ao vídeo: A história das Copas do Mundo- Fifa-, com trechos selecionados que atendam às curiosidades dos alunos.
Este vídeo dará margens a discussões interessantes sobre: uniformes dos jogadores, conduta das torcidas, roupas dos torcedores, placares...
Poderá ser interessante o registro por palavras e desenhos do que foi assistido, formando, ao final, um mural sobre o assunto.
CD: Pra frente Brasil - Sonopress Ritmo da Amazônia Industria e Comércio Fonográfo Ltda.
As perguntas respondidas com o auxílio do gráfico de colunas proporcionarão ao professor dados que estarão apontando o grau de compreensão das informações contidas num gráfico.
A elaboração dos gráficos, em colaboração, demonstrará a compreensão dos alunos desta linguagem gráfica, possibilitando que, a partir disto, o professor crie outras atividades relacionadas às dificuldades e curiosidades de seus alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!