Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais de estimação: a presença do animal no universo familiar

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

- refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as famílias;

- pensar sobre o papel do animal de estimação;

- refletir sobre o modo de vida dos animais de estimação.

Duração das atividades
4 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o grupo venha conversando sobre a temática animal de estimação

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Assistir ao filme “ A menina e o porquinho”.  

Este filme traz uma linda e divertida história vivida por uma menina e seu porquinho de estimação.

Pelo link http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y   - é possível conferir o trailer do filme.

 2° Momento: Organizar uma rodinha de conversa destacando a presença do animal de estimação no ambiente familiar. Promover a discussão no grupo de que o animal de estimação participa das relações familiares, exigindo atenção, carinho, cuidados. Levantar a possibilidade do grupo ter um bichinho de estimação e ouvir a opinião das crianças. Caso as mesmas sejam favoráveis à adoção de um animal de estimação, ouvi-las sobre qual animal desejariam  ter no grupo.   

3° Momento: Organização de um  gráfico com os animais preferidos pelas crianças.

  Exemplo:

A partir do gráfico, o/a professor/a completa cada coluna com o nome de um animal sugerido pelas crianças e conforme este for obtendo votos de preferência, as crianças vão completando cada espaço com um retângulo de EVA. Ao final da votação, o/a professor/a faz a contagem recitativa com as crianças e confere qual animal foi o vencedor.  

4° Momento: Escolha do animal de estimação a partir da interpretação do gráfico: o animal mais votado será escolhido para fazer parte do grupo. Sugere-se que este animal seja um brinquedo, pois, animais reais exigem cuidados que a dinâmica do grupo talvez não comporte.

5° Momento:

O link onde esta imagem pode ser encontrada está disponível nos recursos complementares.

 A partir da imagem acima, realizar uma rodinha de conversa para discutir com as crianças sobre a situação de tantos animais em nosso país, que são abandonados nas ruas, sem alimentação e cuidados. Destacar junto às crianças os motivos que levam as pessoas a abandonarem seus animais de estimação, ouvindo suas opiniões. A imagem acima aponta alguns motivos.  Esta rodinha pode gerar a iniciativa do grupo para se organizar e procurar em sua cidade locais onde encontrem animais para doação. As crianças então, podem organizar uma campanha de adoção de animais: suas famílias são informadas sobre a existência desses espaços e caso manifestem o desejo de ter um animal de estimação podem procurar um desses lugares. Toda a comunidade escolar deve ser informada sobre a campanha. Para isso , as crianças podem produzir materiais informativos a partir de figuras de revistas, desenhos e frases elaboradas com a ajuda do/a professor/a.

Recursos

- Dvd " A menina e o porquinho"

- Aparelho de Televisão

- Aparelho de DVD

- Revistas

Recursos Complementares

Acessando este link você pode encontrar a imagem de animais abandonados, acima divulgada: http://bicharadaecompanhia.blogspot.com/2009_06_01_archive.html  

Sugestão: Livro Poesias para crianças- animais de estimação. Editora Brasileitura. Autora: Evelyn Heine/ Ilustrações: Beto Uechi.

Este livro traz algumas poesias interessantes para o trabalho com as crianças sobre animais de estimação.    

Acesse o Link e confira o trailer do filme A menina e o Porquinho  http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y  

Avaliação

O/a professor/a deverá realizar as seguintes observações:

- A criança se interessou pelo assunto abordado;

- A criança foi capaz de expressar suas idéias sobre a temática em questão;

- A criança expressou sentimentos ao vivenciar situações de aprendizagem sobre os animais;

- A criança demonstrou envolvimento com o trabalho realizado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.