23/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Objetivos:
- refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as famílias;
- pensar sobre o papel do animal de estimação;
- refletir sobre o modo de vida dos animais de estimação.
É importante que o grupo venha conversando sobre a temática animal de estimação
1° Momento: Assistir ao filme “ A menina e o porquinho”.
Este filme traz uma linda e divertida história vivida por uma menina e seu porquinho de estimação.
Pelo link http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y - é possível conferir o trailer do filme.
2° Momento: Organizar uma rodinha de conversa destacando a presença do animal de estimação no ambiente familiar. Promover a discussão no grupo de que o animal de estimação participa das relações familiares, exigindo atenção, carinho, cuidados. Levantar a possibilidade do grupo ter um bichinho de estimação e ouvir a opinião das crianças. Caso as mesmas sejam favoráveis à adoção de um animal de estimação, ouvi-las sobre qual animal desejariam ter no grupo.
3° Momento: Organização de um gráfico com os animais preferidos pelas crianças.
Exemplo:
A partir do gráfico, o/a professor/a completa cada coluna com o nome de um animal sugerido pelas crianças e conforme este for obtendo votos de preferência, as crianças vão completando cada espaço com um retângulo de EVA. Ao final da votação, o/a professor/a faz a contagem recitativa com as crianças e confere qual animal foi o vencedor.
4° Momento: Escolha do animal de estimação a partir da interpretação do gráfico: o animal mais votado será escolhido para fazer parte do grupo. Sugere-se que este animal seja um brinquedo, pois, animais reais exigem cuidados que a dinâmica do grupo talvez não comporte.
5° Momento:
O link onde esta imagem pode ser encontrada está disponível nos recursos complementares.
A partir da imagem acima, realizar uma rodinha de conversa para discutir com as crianças sobre a situação de tantos animais em nosso país, que são abandonados nas ruas, sem alimentação e cuidados. Destacar junto às crianças os motivos que levam as pessoas a abandonarem seus animais de estimação, ouvindo suas opiniões. A imagem acima aponta alguns motivos. Esta rodinha pode gerar a iniciativa do grupo para se organizar e procurar em sua cidade locais onde encontrem animais para doação. As crianças então, podem organizar uma campanha de adoção de animais: suas famílias são informadas sobre a existência desses espaços e caso manifestem o desejo de ter um animal de estimação podem procurar um desses lugares. Toda a comunidade escolar deve ser informada sobre a campanha. Para isso , as crianças podem produzir materiais informativos a partir de figuras de revistas, desenhos e frases elaboradas com a ajuda do/a professor/a.
Recursos
- Dvd " A menina e o porquinho"
- Aparelho de Televisão
- Aparelho de DVD
- Revistas
Acessando este link você pode encontrar a imagem de animais abandonados, acima divulgada: http://bicharadaecompanhia.blogspot.com/2009_06_01_archive.html
Sugestão: Livro Poesias para crianças- animais de estimação. Editora Brasileitura. Autora: Evelyn Heine/ Ilustrações: Beto Uechi.
Este livro traz algumas poesias interessantes para o trabalho com as crianças sobre animais de estimação.
Acesse o Link e confira o trailer do filme A menina e o Porquinho http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y
O/a professor/a deverá realizar as seguintes observações:
- A criança se interessou pelo assunto abordado;
- A criança foi capaz de expressar suas idéias sobre a temática em questão;
- A criança expressou sentimentos ao vivenciar situações de aprendizagem sobre os animais;
- A criança demonstrou envolvimento com o trabalho realizado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!