Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando o Beisebol

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula propomos que os alunos: experimentem e aprendam o funcionamento do jogo de Beisebol, utilizando materiais alternativos como, por exemplo, taco de madeira, bola de tênis e luva de goleiro; conheçam regras básicas do funcionamento do jogo; descubram, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços; coordenem diferentes movimentos com os braços - rebatendo com mais força, menos força – interagindo, com os materiais e com o espaço, mais distante, menos distante.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Beisebol

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens relacionadas ao jogo de Beisebol.

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=9sxlVJw1B_o (Acessado em 12/06/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=CuLcfshE6Ec&feature=related (Acessado em 12/06/2010).    

Imagens:

Fonte: http://www.about-baseball.org/images/los_angeles-dodgers.jpg (Acessado em 12/06/2010) 

Fonte: http://bronzebrasil2008.files.wordpress.com/2008/08/beisebol-cuba1.jpg (Acessado em 12/06/2010) 

Fonte: http://media.photobucket.com/image/beisebol/blogodorium/4_1196909807_baseball_player.jpg (Acessado em 12/06/2010) 

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidas, destaque questões relacionadas às regras, o espaço do jogo e a forma de jogar, podendo ser feitas ponderações referente aos movimentos de rebatida e funções do jogador. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens.

Atividade 2: Vamos rebater?

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Bolinhas de Tênis ou Frescobol e 5 Tacos (cabo de vassoura)

Descrição: Na quadra ou qualquer outro espaço aberto o(a) professor(a) dividirá a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos em cada). Cada grupo escolherá um rebatedor que ficará a uma determinada distância para receber a bola dos demais companheiros. Quando todos do grupo já tiverem lançado a bola, o rebatedor será substituído por outro companheiro, até que todos tenham rebatido e lançado a bola. O objetivo é que todos tentem rebater a bola para o mais longe possível e quem estiver lançando deverá tentar fazer o possível para mandar a bola na direção do rebatedor. Com esta atividade proposta, os alunos poderão experimentar diferentes formas de rebater e de lançar a bola de acordo com os desafios proporcionados pelos colegas: tacar e rebater com mais força e menos força etc.

Atividade 3: Trocando de base

Recursos: Bolinhas de tênis, Tacos e giz.

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, permanecerão os mesmos grupos da atividade anterior. Cada grupo fará o seguinte desenho no chão com o auxílio do giz:

Arquivo Pessoal

A Atividade funcionará da seguinte maneira: Cada componente do grupo irá ocupar as seguintes posições: 4 alunos(as) na base, sendo que o ocupante da base 1 será o rebatedor, e um lançador. O lançador arremessará a bola é o rebatedor terá que rebatê-la o mais longe possível. Assim que conseguir rebater a bola todos trocarão de base, ou seja, o rebatedor soltará o bastão e ocupará a base 2 e o jogador da base 2 vai para a base 3 e assim sucessivamente. Os jogadores da base só pararão de trocar de base depois que o lançador conseguir pegar a bola e voltar para a posição inicial. Assim que ele pegar a bola todos os jogadores da base permanecerão na base a qual se deslocaram - Se o jogador da base 1 (rebatedor) deslocou-se até a base 3 ele permanecerá lá, enquanto o jogador que estava na mesma base, antes da rebatida, ocupará a base 1 com a função de rebatedor. O jogador da base 1 só passará a ser lançador quando conseguir completar a volta nas bases. Feito isso, o jogador lançador ocupará a base 4 e os demais avançaram uma base a frente, até que todos tenham experimentado todas as posições do jogo.   

Atividade 4: Jogando o Beisebol

Recursos: Bolinhas de tênis, Tacos, luva de goleiro e giz.

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Descrição: Nesta atividade reúna todos os grupos e proponha a divisão da turma em times, com nove jogadores cada. Faça o desenho da figura abaixo no espaço da quadra, procurando fazê-lo no maior tamanho possível. O Jogo funcionará da seguinte maneira: Cada equipe atacará e defenderá alternadamente. A equipe que iniciar o jogo defendendo entrará em campo com nove jogadores. Definidos da seguinte maneira: Arremessador (1), Receptor (2), Jardineiros internos – primeira base(3), segunda base (4), terceira base (5) e interbases (6), jardineiro esquerdo, jardineiro central e jardineiro direito. Obs.: o receptor (2) deverá utilizar a luva de goleiro para amortecer a bola arremessada. A figura abaixo ilusta a posição de cada jogador:

Fonte: http://www.regrasdeesporte.com.br/wp-content/uploads/Posicoes-Beisebol.gif  (Acessado em 12/06/2010) 

  • A que atacar, logo de início, contará com apenas um, o rebatedor. Todos os jogadores da equipe atuam como batedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelos próprios alunos antes do início da partida — a ordem de batimento ou line up.
  • O objetivo da defesa (rebatedor) é rebater o mais longe possível para que possa conquistar as quatro bases e marcar um ponto.
  • A troca de defensor (rebatedor), ocorrerá quando o mesmo errar as 3 tentativas de defesa com o bastão. Neste caso ele será eliminado da equipe.
  • A partida será disputada em nove entradas, chamada de innings. Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipe. A mudança acontecerá quando a equipe que defende consegue eliminar três atacantes da outra equipe. Os atacantes são eliminados (substituitos pelos outros colegas da equipe) quando ele errar 3 tentativas de rebote da bola e quando os jardineiros (defensores) conseguirem pegar a bola.
  • Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases, como na atividade 3 descrita anteriormente.
  •  A equipe marcará ponto quando o rebatedor conseguir completar o ciclo das 4 bases, chegando no home plate que é a última base de onde ele iniciou a corrida.

Obs.: caso na escola haja possibilidades de desenhar dois campos, o(a) professor(a) poderá distiruir as equipes nestes espaços, oportunizando a todos experimentar por mais tempo os jogos. Outra alternativa seria o(a) professor(a) retirar a atividade 3 do plano de aula, aumentado o tempo para a realização da atividade 4.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação do espaço proposto nas atividades 3 e 4. Se possível, uma visita a algum campo de beisebol enriquecerá a proposta do tema.

Quanto ao Material: Outros materiais podem ser utilizados para a marcação para substituir os materiais oficiais do jogo de Beisebol, tais como: Cano de PVC (mais grosso), luva confeccionada de espuma, bolinhas de frescobol etc.

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basebol (Acessado em 12/06/2010)

Para maiores informações a respeito od Beisebol, o(a) professor(a) poderá consultar o site acima.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras do jogo de beisebol? De que forma realizam as atividades propostos? Ajudam uns aos outros? Como se envolvem na confecção dos materiais? Aprenderam e estão criando estratégias e novas formas de jogar? Sugeriram novas regras? Eles já conheciam este esporte? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? E como inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gonzalo Abio, UFAL , Alagoas - disse:
    gonzalo_ufal@yahoo.com.br

    10/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da aula. Muito completa e pode contribuir para que as pessoas que não conhecem como funciona o beisebol possam compreender melhor que não é um jogo "parado" e chato, como pensam. Os alunos que tiverem essa aula com certeza vão pensar diferente! Obrigado.


  • ANTONIO HENRIQUE, REDE ESTADUAL DE ENSINO , São Paulo - disse:
    antonio546@itelefonica.com.br

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    UMA AULA EXCELENTE, POIS O PROCEESO PEDAGÓGICO É FEITO EM PARTES E OS RECURSOS USADOS SÃO BEM ELABORADOS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.