18/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Apreciar e conhecer formas arquitetônicas e urbanísticas.
Pesquisar a produção de artistas locais.
Valorizar obras de esculturas de artistas locais.
Arquitetura.
O professor conversa com as crianças sobre a arquitetura, contextualizando, com imagens de construções antigas, modernas e contemporâneas. Deve-se deixar claro para as crianças que a arquitetura é uma obra de arte; muda de acordo com a época e que por meio dessas construções/obras podemos conhecer a história do lugar onde foi construída e dos povos que as construíram.
Fotos Cristiano Mascaro |
As imagens de Cristiano Mascaro: fachada em estilo art nouveau do Teatro José de Alencar (acima.), em Fortaleza, a Catedral Basílica de Salvador (abaixo) e as imagens sacras da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Cachoeira |
Fonte: http://veja.abril.com.br/181202/p_146.html
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/patrimonio_construido/galeria.html
Para maiores informações acerca da arquitetura brasileira pesquise no site abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_do_Brasil
Arquitetura Contemporânea
09.05.08 13:57 |
Para trabalhar com apreciação de obras de arte arquitetônica, sugerimos a pesquisa das obras de Oscar Niemeyer. De posse das imagens/fotos, o professor mostra para os alunos. Em seguida, ler a biografia do artista. Para pesquisar as obras e biografia do artista, acesse o endereço abaixo:
O professor (a) organiza imagens de obras do artista em apresentação de PowerPoint. Convida os alunos para conhecerem obras de Oscar Niemeyer e durante a observação das imagens o professor deverá chamar a atenção das crianças para observarem a estrutura da obra, estilo, formas, linhas e volume.
Foto:Congresso Nacional - Brasília Fonte:jornalinoff.com.br
Vídeos
OSCAR NIEMEYER - principais obras
http://www.youtube.com/watch?v=uNgpDFKuPDo&feature=fvwrel
OSCAR NIEMEYER - O Arquiteto da invenção http://www.youtube.com/watch?v=Lw2WZoI7k80
As crianças deverão fazer o croqui da obra escolhida (desenho em miniatura). Para isso, usam lápis próprio para desenho e papel peso 40. Logo depois, cada criança deverá falar sobre o seu desenho e o que elas irão precisar para fazer a maquete. Os alunos deverão trazer de casa alguns dos materias que irão usar. A professora também deverá levar para sala de aula alguns materias necessários, por exemplo: caixas, tinta, tesoura, tinta, sucatas, etc.
Os alunos irão escolher uma das obras para fazer a releitura de um prédio, monumento histórico da antiguidade ou da atualidade. Essa releitura será por meio de uma maquete e em sua construção as crianças poderão usar caixas, papelão, cartolina, tesoura, cola, fita gomada, tinta guache, pincéis, etc. Depois que as obras estiverem prontas organize uma exposição e convide outras turmas da escola para aprecair as obras de arte dos alunos. Para situar a história das obras escolhidas acrescente fotos dos monumentos e informações sobre eles.
Links para pesquisa
http://www.youtube.com/watch?v=kaaRb1Y3qCs
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u352460.shtml
http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/arquitetura
Na avaliação o professor deverá observar e registrar se as crianças:
Reconhe as obras apreciadas;
Participam das atividades proposta;
Utilizam de suas criatividades para expôr o que aprenderam.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!