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Animal de estimação: conhecendo os direitos dos animais

 

22/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conhecer os animais de estimação das crianças da turma;

- explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres, e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação.  

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham sido despertadas para a temática animal de estimação

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Com base em momentos anteriores, nos quais as crianças tiveram a oportunidade de falar sobre suas famílias, destacando a existência ou não de animais de estimação em casa, instigá-las a pensarem nas condições de vida oferecidas à estes e nos sentimentos que dedicam-nos. Ouvir as crianças à respeito da maneira como seus animais de estimação são cuidados (alimentação, higiene, lazer). O registro desse momento deve se dar através de um desenho dos animais de estimação; para as crianças que não possuem, instigá-las a pensar se gostariam de ter um animal e qual seria, registrando também por meio do desenho.   

2° Momento: Este momento deve ser reservado para explorar a Declaração Universal dos Direitos dos animais. Promover uma rodinha de conversa em que as crianças sejam instigadas a pensarem que assim como as pessoas têm uma série de direitos reservados quanto à sua existência, os animais também possuem seus direitos. Sugere-se abordar os artigos e as imagens abaixo:

“ Artigo 2°

1-     Todo animal tem o direito a ser respeitado.

2-     O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.

3-     Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e á proteção do homem.  

A partir da imagem acima e do artigo referido dialogar com as crianças sobre algumas situações:

- como você cuida  do seu animal de estimação?

-  o que fazer se seu animal de estimação se machucar?

- o que fazer caso você presencie uma pessoa maltratando um animal?

Estas perguntas são apenas sugestões para iniciar uma conversa com as crianças sobre a responsabilidade das pessoas para com os animais.

 Artigo 10°

1-     Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.

2-     As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.”   

Com base na imagem acima e no artigo referido instigar as crianças a pensarem sobre a condição dos animais sempre que expostos a situações de espetáculos, ou mesmo, à simples caprichos dos donos. Destacar junto às crianças os seguintes aspectos: (des) conforto; stress; saúde, etc.

3° Momento:  A discussão organizada no momento anterior pode sugerir a visita do grupo à uma pet shop a fim de conhecer os artigos oferecidos aos animais de estimação. Nesta visita dedicar especial atenção ao vestuário dos animais, verificando as condições de conforto e segurança destes. O passeio pode ser fotografado com a autorização do estabelecimento visitado.

4° Momento:  Rodinha de conversa sobre a visita realizada à pet shop, instigando as crianças a relatarem o que viram e sua opinião sobre os materiais comercializados para os animais. A partir da rodinha de conversa e da compreensão dos artigos explorados propor a elaboração de um texto coletivo sobre os direitos dos animais e os deveres das pessoas com as quais eles convivem. As crianças podem procurar em revistas gravuras que exemplifiquem o trabalho sobre os animais. Este texto pode ser colocado para apreciaçao da comunidade escolar.

5° Momento: Para finalizar o trabalho explorar as formas dos diferentes animais de estimação construindo réplicas destes com pedras e massa para biscuit. As crianças podem pintar as pedras e modelar as partes necessárias com massa de biscuit. Pode ser organizada uma exposição com o trabalho das crianças.  

Recursos

- Pedras de diferentes tamanhos e formas  

 - Massa de biscuit

- Tinta

- Pincéis

Segue abiaxo a receita da massa de biscuit:

INGREDIENTES:

�� 2 xícaras de chá de cola branca; �� 2 xícaras de amido de milho; �� 2 colheres de sopa de vaselina líquida; �� 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco; �� corante em pó da cor que desejar tingir a massa (não exagere na quantidade senão a tonalidade fica muito forte).

PREPARO: NO FORNO:

�� No fogão tradicional coloque todos os ingredientes em uma panela antiaderente e mexa bem até que a massa fique ressecada em cima e embaixo com a umidade da cola.

NO MICROONDAS: �� Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por 3 minutos (este tempo varia de potência e marca de um para o outro). Na potência máxima, mexa a cada 1 minuto. Ao término, a massa deve estar ressecada em cima e, embaixo com a umidade da cola.

DICA: Depois de retirar a massa do fogo, sove a massa com uma colher de sopa de creme hidratante (não gorduroso).

Recursos Complementares

Acessando este link, você pode confereir imagens de animais fantasiados: http://www.fotologando.com/2008/09/animais-fantasiados.html 

São imagens interessantes para instigar as crianças a pensarem sobre a  mensagem do artigo 10°.

Sugestão de literatura sobre a temática: Livro "Conhecendo os direitos dos animais" ; autora: Renata Braga Klevenhusen. A referida obra alerta as crianças para as percepções de seus direitos e deveres com os animais. Acessando o link http://aumigosdapraca.blogspot.com/2010/02/777-advogada-defende-vida-digna.html ; é possível saber um pouco mais sobre o livro. 

Avaliação

O/ a professor/a realizará as seguintes observações:

  - A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;

- A criança verbalizou suas experiências e sentimentos vivenciados sobre  animais de estimação;

- A criança manifestou desejo em ter algum animal de estimação.    

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