22/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- conhecer os animais de estimação das crianças da turma;
- explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres, e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação.
É interessante que as crianças tenham sido despertadas para a temática animal de estimação
1° Momento: Com base em momentos anteriores, nos quais as crianças tiveram a oportunidade de falar sobre suas famílias, destacando a existência ou não de animais de estimação em casa, instigá-las a pensarem nas condições de vida oferecidas à estes e nos sentimentos que dedicam-nos. Ouvir as crianças à respeito da maneira como seus animais de estimação são cuidados (alimentação, higiene, lazer). O registro desse momento deve se dar através de um desenho dos animais de estimação; para as crianças que não possuem, instigá-las a pensar se gostariam de ter um animal e qual seria, registrando também por meio do desenho.
2° Momento: Este momento deve ser reservado para explorar a Declaração Universal dos Direitos dos animais. Promover uma rodinha de conversa em que as crianças sejam instigadas a pensarem que assim como as pessoas têm uma série de direitos reservados quanto à sua existência, os animais também possuem seus direitos. Sugere-se abordar os artigos e as imagens abaixo:
“ Artigo 2°
1- Todo animal tem o direito a ser respeitado.
2- O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3- Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e á proteção do homem.
A partir da imagem acima e do artigo referido dialogar com as crianças sobre algumas situações:
- como você cuida do seu animal de estimação?
- o que fazer se seu animal de estimação se machucar?
- o que fazer caso você presencie uma pessoa maltratando um animal?
Estas perguntas são apenas sugestões para iniciar uma conversa com as crianças sobre a responsabilidade das pessoas para com os animais.
Artigo 10°
1- Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.
2- As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.”
Com base na imagem acima e no artigo referido instigar as crianças a pensarem sobre a condição dos animais sempre que expostos a situações de espetáculos, ou mesmo, à simples caprichos dos donos. Destacar junto às crianças os seguintes aspectos: (des) conforto; stress; saúde, etc.
3° Momento: A discussão organizada no momento anterior pode sugerir a visita do grupo à uma pet shop a fim de conhecer os artigos oferecidos aos animais de estimação. Nesta visita dedicar especial atenção ao vestuário dos animais, verificando as condições de conforto e segurança destes. O passeio pode ser fotografado com a autorização do estabelecimento visitado.
4° Momento: Rodinha de conversa sobre a visita realizada à pet shop, instigando as crianças a relatarem o que viram e sua opinião sobre os materiais comercializados para os animais. A partir da rodinha de conversa e da compreensão dos artigos explorados propor a elaboração de um texto coletivo sobre os direitos dos animais e os deveres das pessoas com as quais eles convivem. As crianças podem procurar em revistas gravuras que exemplifiquem o trabalho sobre os animais. Este texto pode ser colocado para apreciaçao da comunidade escolar.
5° Momento: Para finalizar o trabalho explorar as formas dos diferentes animais de estimação construindo réplicas destes com pedras e massa para biscuit. As crianças podem pintar as pedras e modelar as partes necessárias com massa de biscuit. Pode ser organizada uma exposição com o trabalho das crianças.
Recursos
- Pedras de diferentes tamanhos e formas
- Massa de biscuit
- Tinta
- Pincéis
Segue abiaxo a receita da massa de biscuit:
INGREDIENTES:
�� 2 xícaras de chá de cola branca; �� 2 xícaras de amido de milho; �� 2 colheres de sopa de vaselina líquida; �� 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco; �� corante em pó da cor que desejar tingir a massa (não exagere na quantidade senão a tonalidade fica muito forte).
PREPARO: NO FORNO:
�� No fogão tradicional coloque todos os ingredientes em uma panela antiaderente e mexa bem até que a massa fique ressecada em cima e embaixo com a umidade da cola.
NO MICROONDAS: �� Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por 3 minutos (este tempo varia de potência e marca de um para o outro). Na potência máxima, mexa a cada 1 minuto. Ao término, a massa deve estar ressecada em cima e, embaixo com a umidade da cola.
DICA: Depois de retirar a massa do fogo, sove a massa com uma colher de sopa de creme hidratante (não gorduroso).
Acessando este link, você pode confereir imagens de animais fantasiados: http://www.fotologando.com/2008/09/animais-fantasiados.html
São imagens interessantes para instigar as crianças a pensarem sobre a mensagem do artigo 10°.
Sugestão de literatura sobre a temática: Livro "Conhecendo os direitos dos animais" ; autora: Renata Braga Klevenhusen. A referida obra alerta as crianças para as percepções de seus direitos e deveres com os animais. Acessando o link http://aumigosdapraca.blogspot.com/2010/02/777-advogada-defende-vida-digna.html ; é possível saber um pouco mais sobre o livro.
O/ a professor/a realizará as seguintes observações:
- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;
- A criança verbalizou suas experiências e sentimentos vivenciados sobre animais de estimação;
- A criança manifestou desejo em ter algum animal de estimação.
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