Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma família parecida com a da gente: descobrindo os diferentes modelos de família da vida moderna

 

22/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- promover a compreensão dos diferentes modelos de organização familiar;

- despertar o sentimento de pertencimento a partir da assimilação ao conteúdo da história;

- desenvolver o sentimento de respeito quanto ao diferente;

- estreitar laços afetivos com a família.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças tenham sido instigadas a pensar na importância que a família assume na vida de cada um de nós.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Realizar uma contação de história a partir do livro “Uma família parecida com a da Gente.” Autor: Rosa Amanda Strausz. Tradução: Editora: Atica ...

“Cada bicho tem uma família diferente. Nesse ponto, eles se parecem com a gente.” O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos.

 2° Momento: Organizar uma rodinha de conversa retomando a história. As crianças serão instigadas a pensarem em sua família e identificarem com qual das famílias da história se assemelham.   

3° Momento: Organizar as crianças em grupo de acordo com as famílias de animais com as quais a sua família se assemelha. Cada grupo irá representar seu “modelo” de família de uma maneira: desenho, modelagem, colagem, dramatização, destacando quem são as pessoas que fazem parte deste. É uma ótima oportunidade para incentivar as crianças para a escrita de seus sobrenomes, assim, elas poderão identificar suas famílias. As produções das crianças podem ser apresentadas sob o título: “ Uma família parecida com a da gente.  

4° Momento: Propor às crianças a realização de uma pesquisa com suas famílias sobre as brincadeiras ou jogos preferidos que realizam juntos. Cada criança deverá registrar com a ajuda de um adulto, o resultado da pesquisa em um instrumento elaborado pelo (a) professor(a). Este momento pode ser enriquecido com o convite para uma confraternização entre as famílias. Segue as orientações no instrumento. É interessante ainda, caso a confraternização aconteça, fotografar o momento para posterior retomada durante a avaliação das aprendizagens sobre a temática.

 5° Momento: Este momento pode ser reservado  para avaliação do trabalho realizado sobre a temática “família”. Ouvir das crianças o que acharam da história, qual o modelo de família que acharam mais interessante, o que sentiram no encontro com as famílias; destacar as diferentes famílias que existem no grupo, etc.

  

Recursos

- Livro:  “Uma família parecida com a da Gente.” Autor: Rosa Amanda Strausz. Tradução: Editora: Atica

- Cola branca

 - Canetinhas

- Lápis de cor

 - Massa de modelar

- Revistas

Recursos Complementares

Acessando o link http://proportoseguro.blogspot.com/2009/03/o-livro-da-familia.html você encontra a sugestão de uma história sobre as diferentes famílias. Pode ser uma outra proposta de atividade sobre a temática. Confira! 

Avaliação

O/ a professor/a realizará as seguintes observações:   

- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;

- A criança verbalizou experiências e sentimentos referentes à sua família e as demais;

 - A criança demonstrou interesse pelas tentativas de escrita propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Josiana, IE , Rio Grande do Sul - disse:
    josiana.hertel@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns Vanessa, adorei sua contribuição criativa!!!!


  • dayane laurie, Unipam , Minas Gerais - disse:
    dayanelauriecaixeta@hotmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá Vanessa! Adorei sua sugestão...iremos desenvolver essa atividade em uma oficina de natureza e sociedade. Muito obrigada... Sucessooo Dayane. Patos de Minas -MG


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.