22/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- promover a compreensão dos diferentes modelos de organização familiar;
- despertar o sentimento de pertencimento a partir da assimilação ao conteúdo da história;
- desenvolver o sentimento de respeito quanto ao diferente;
- estreitar laços afetivos com a família.
É importante que as crianças tenham sido instigadas a pensar na importância que a família assume na vida de cada um de nós.
1° Momento: Realizar uma contação de história a partir do livro “Uma família parecida com a da Gente.” Autor: Rosa Amanda Strausz. Tradução: Editora: Atica ...
“Cada bicho tem uma família diferente. Nesse ponto, eles se parecem com a gente.” O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos.
2° Momento: Organizar uma rodinha de conversa retomando a história. As crianças serão instigadas a pensarem em sua família e identificarem com qual das famílias da história se assemelham.
3° Momento: Organizar as crianças em grupo de acordo com as famílias de animais com as quais a sua família se assemelha. Cada grupo irá representar seu “modelo” de família de uma maneira: desenho, modelagem, colagem, dramatização, destacando quem são as pessoas que fazem parte deste. É uma ótima oportunidade para incentivar as crianças para a escrita de seus sobrenomes, assim, elas poderão identificar suas famílias. As produções das crianças podem ser apresentadas sob o título: “ Uma família parecida com a da gente.
4° Momento: Propor às crianças a realização de uma pesquisa com suas famílias sobre as brincadeiras ou jogos preferidos que realizam juntos. Cada criança deverá registrar com a ajuda de um adulto, o resultado da pesquisa em um instrumento elaborado pelo (a) professor(a). Este momento pode ser enriquecido com o convite para uma confraternização entre as famílias. Segue as orientações no instrumento. É interessante ainda, caso a confraternização aconteça, fotografar o momento para posterior retomada durante a avaliação das aprendizagens sobre a temática.
5° Momento: Este momento pode ser reservado para avaliação do trabalho realizado sobre a temática “família”. Ouvir das crianças o que acharam da história, qual o modelo de família que acharam mais interessante, o que sentiram no encontro com as famílias; destacar as diferentes famílias que existem no grupo, etc.
Recursos
- Livro: “Uma família parecida com a da Gente.” Autor: Rosa Amanda Strausz. Tradução: Editora: Atica
- Cola branca
- Canetinhas
- Lápis de cor
- Massa de modelar
- Revistas
Acessando o link http://proportoseguro.blogspot.com/2009/03/o-livro-da-familia.html você encontra a sugestão de uma história sobre as diferentes famílias. Pode ser uma outra proposta de atividade sobre a temática. Confira!
O/ a professor/a realizará as seguintes observações:
- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;
- A criança verbalizou experiências e sentimentos referentes à sua família e as demais;
- A criança demonstrou interesse pelas tentativas de escrita propostas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/04/2013
Cinco estrelasParabéns Vanessa, adorei sua contribuição criativa!!!!
22/10/2010
Cinco estrelasOlá Vanessa! Adorei sua sugestão...iremos desenvolver essa atividade em uma oficina de natureza e sociedade. Muito obrigada... Sucessooo Dayane. Patos de Minas -MG