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O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo.

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as diferenças corporais entre homens e mulheres.
  • Identificar nas imagens e nos vídeos difundidos nos veículos midiáticos a concepção de corpo.
  • Construir reflexões a respeito do culto ao corpo perfeito na atualidade.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Como é meu corpo?

Recursos: Sala de Aula

Duração: aproximadamente 25 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos o início da temática – Eu e meu corpo – pedindo-os para elaborarem um texto respondendo a seguinte pergunta: Como é meu corpo? Enfatize aos alunos que no corpo do texto deverá conter as características de cada um, apontado as justificativas para as possíveis afirmações de si mesmo, como, por exemplo, eu sou magro, mas gostaria de ser mais gordo porque desse jeito acho que sou feio, porque meus amigos são todos mais fortes do que eu, porque vi na televisão que o corpo bonito é um corpo “sarado” etc.

Atividade 2: Debatendo a respeito do corpo

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Proponha a formação de 5 grupos (aproximadamente 5 alunos em cada) e peça aos mesmos que seus integrantes debatam o que cada um escreveu no texto proposta na atividade 1. Em cada grupo haverá um relator, que registrará os pontos principais e mais comuns presentes no debate. Durante a atividade, o(a) professor(a) deverá circular nos grupos e tentar participar das discussões. Em alguns casos, poderá ter a função de um mediador, apontando questões importantes para o andamento dos debates.   

Atividade 3: A busca do corpo “perfeito” e suas consequências

Recursos: Sala de vídeos e vídeos selecionados na internet

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Após o debate dos grupos na atividade anterior, conduza os(as) alunos(as) até a sal de vídeo e exiba os vídeos sugeridos abaixo. Estes trazem em seu conteúdo á temática do corpo na atualidade, a busca exacerba pela beleza e suas consequências para o corpo:

http://www.youtube.com/watch?v=vokvmt_xr-U (Acessado em 15/06/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=FfNmhUOco84 (Acessado em 15/06/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=zu7vuNcvqck (Acessado em 15/06/2010). 

Anorexia e Bulimia http://www.youtube.com/watch?v=EEyGUoKz71Y (Acessado em 15/06/2010).  

Vigorexia http://www.youtube.com/watch?v=q58bukdJr7g (Acessado em 15/06/2010).  

No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque questões que enfatizem a exacerbação de um corpo perfeito na atualidade, a forma como a mídia exibi os corpos e como as pessoas fazem de tudo para ter o corpo “perfeito”.

Imagens poderão ser expostas para enriquecer o debate proposto:

Fonte: Google/imagens Fisioculturismo (Acessado em 12/06/2010)

Fonte: Google/imagens Fisioculturismo (Acessado em 12/06/2010)

Fonte: Google/imagens Corpo (Acessado em 12/06/2010)

Atividade 4: Debatendo a respeito do corpo “perfeito”

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Textos escritos na atividade 1, registros dos grupos da atividade 2, vídeos da atividade 3

Descrição: Proponha novamente uma roda com os(as) alunos(as) e abra o debate acerca da busca exacerbado por um corpo que muitas vezes parece perfeito. Faça perguntas, como: o que é um corpo perfeito? Por que algumas pessoas fazem de tudo para estar com o corpo que circula nos veículos midiáticos, como a TV e as passarelas? Como cuidar do corpo? Como me sentir bem com meu corpo? Como é minha relação com o outro quando falo do seu corpo? Eu respeito o corpo do outro? Dentre outras questões que possam ser também elaboradas pelos(as) alunos(as)     

Possibilidades de Ampliação:

Quanto aos materiais: Como proposta, na atividade 3 o(a) professora(a) poderá pedir para os(as) alunos levarem revistas que tematizam o corpo, bem como revistas que circulam no dia-a-dia. Com as revistas, os(as) alunos(as) selecionaram imagens para compor um debate acerca da busca do corpo “perfeito”. Um painel também poderá ser elaborado.

Quanto às propostas para projetos multidisciplinares: Como possibilidade de enriquecimento da proposta da aula, o(a) professor(a) poderá sugerir para os professores das disciplinas de História e de Ciências (Biologia) a construção de um projeto multidisciplinar: No caso da disciplina de história, o professor poderá trabalhar com os(as) alunos(as) como o conceito de corpo “perfeito”, do corpo belo, aparece em cada período da história. Já no caso da disciplina de Biologia, as diferenças e semelhanças fisiológicas entre homens e mulheres podem ser exploradas, bem como as reações químicas que acontecem no nosso corpo quando fazemos uso de produtos para emagrecer ou ficar forte. É importante lembrar que essa proposta demandará diálogos constantes entre as três disciplinas, porém muito enriquecedoras para a formação dos alunos e dos professores.  

Recursos Complementares

Para enriquecer a proposta, o(a) professor(a) poderá pesquisar imagens a respeito da temática "Corpo Perfeito":

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&q=corpo+perfeito&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

 (Acessado em 12/06/2010)

Avaliação

Professor(a), no desenvolvimento das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Fazem perguntas no momento da exibição do vídeo e das informações? Os grupos debatem as questões expostas? Conseguem associar as informações com situações do cotidiano? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos? Já vivenciaram estas questões em outros momentos (outras disciplinas)? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? Peça sugestões para a aula posterior.

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