Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Com que molde eu vou? Pintando o imaginário infantil sobre a família

 

22/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- colaborar para que as crianças compreendam sua constituição familiar;

- despertar o sentimento de pertencimento ao grupo familiar;

- contribuir para que as crianças compreendam as relações familiares;

- explorar as diferentes nomenclaturas dos membros familiares.

Duração das atividades
de 3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças venham vivenciando situações de aprendizagem relativas à temática "Família"

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Explorar a poesia “ Tio da nora, avô do primo...”. Trata-se de um pequeno texto que diz sobre as diferentes nomenclaturas que os familiares recebem. Esta poesia é parte do livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi

No trabalho com este texto as crianças devem ser incentivadas a pensarem sobre sua família e sobre seus familiares. Destacar a diferença entre a FAMÍLIA e os FAMILIARES. Ouvir das crianças quais são os familiares que conhecem.   

2° Momento: Realização de uma brincadeira: o/a professor/a organiza perguntas que levem as crianças a pensarem nos diferentes nomes que nossos familiares recebem.

1-     O que você é da mãe do seu irmão/a?

2-     O que a sua mãe é do seu avô ? O/a professor/a pode diferenciar as relações paterna e materna.

3-     O que o filho da sua tia é seu?  

 4-     O que você é do seu tio?    

 5-     Quem é o pai do seu pai?  

 6-     Quem é a mãe da sua mãe?

7-     O que você é da irmã do seu pai?

8-     O que você é da sua avó?

 3° Momento: utilizar o recurso dos dedoches para ilustrar cada membro da família. Estes podem ser feitos de papel; o desenho abaixo ilustra alguns moldes. (Nos recursos complementares é possível encontrar o link onde estes moldes podem ser visualizados.) Caso o/ a professor/ a prefira, pode pintar os dedos das crianças, fazendo carinhas correspondentes aos membros da família, a partir da descrição desses pelas crianças.  Este momento se torna uma divertida brincadeira de faz de conta e assim, ajuda  a criança a compreender as relações familiares.

4° Momento: O/a professor/a pode explorar a escrita das nomenclaturas de cada membro da família e familiares com a letra inicial vazada para que as crianças explorem-nas colorindo. As palavras podem ser entregues às crianças em fichas. Para realizar esta atividade, utilizar o recurso do Word Art para inserir letras vazadas.Na galeria do Word Art você pode encontrar o formato de letras indicado para esta atividade. Ao final da atividade as crianças podem desenhar o membro da família referente à nomenclatura trabalhada. Estas fichas podem ser plastificads e utilizadas em momentos da rotina da turma para consulta de letras, servindo como referencias para a escrita infantil.

   M AMÃE            PAPAI                       IRMÃO                       IRMÃ          VOVÔ          VOVÓ  

Recursos

 - Livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi  

 - papel filipinho diversas cores  

- papel sulfite

- Tinta Guache   

- Pincéis   

- Canetinhas

 - Poesia Tio da nora, avô do primo... (  Livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi )

Recursos Complementares

Poesia Tio da nora, avô do primo...   

Muitos nome diferentes

 Para a gente decorar.

Genro, nora, mil parentes!

Acho bom até anotar!   

Cunhado é irmão do marido,

Também pode ser da mulher.

Se você tiver esquecido,

Fale o nome que quiser.

Acessando este link você pode encontrar os modelos de rosto para a confecção dos dedoches:   http://www.123colorir.com/vida-diaria/paginaparacolorir,caras.html 

Avaliação

  O/ a professor/a realizará as seguintes observações:  

 - A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;

- A criança interagiu com as brincadeiras propostas.

- A criança foi capaz de reconhecer letras.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.