22/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- colaborar para que as crianças compreendam sua constituição familiar;
- despertar o sentimento de pertencimento ao grupo familiar;
- contribuir para que as crianças compreendam as relações familiares;
- explorar as diferentes nomenclaturas dos membros familiares.
É importante que as crianças venham vivenciando situações de aprendizagem relativas à temática "Família"
1° Momento: Explorar a poesia “ Tio da nora, avô do primo...”. Trata-se de um pequeno texto que diz sobre as diferentes nomenclaturas que os familiares recebem. Esta poesia é parte do livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi
No trabalho com este texto as crianças devem ser incentivadas a pensarem sobre sua família e sobre seus familiares. Destacar a diferença entre a FAMÍLIA e os FAMILIARES. Ouvir das crianças quais são os familiares que conhecem.
2° Momento: Realização de uma brincadeira: o/a professor/a organiza perguntas que levem as crianças a pensarem nos diferentes nomes que nossos familiares recebem.
1- O que você é da mãe do seu irmão/a?
2- O que a sua mãe é do seu avô ? O/a professor/a pode diferenciar as relações paterna e materna.
3- O que o filho da sua tia é seu?
4- O que você é do seu tio?
5- Quem é o pai do seu pai?
6- Quem é a mãe da sua mãe?
7- O que você é da irmã do seu pai?
8- O que você é da sua avó?
3° Momento: utilizar o recurso dos dedoches para ilustrar cada membro da família. Estes podem ser feitos de papel; o desenho abaixo ilustra alguns moldes. (Nos recursos complementares é possível encontrar o link onde estes moldes podem ser visualizados.) Caso o/ a professor/ a prefira, pode pintar os dedos das crianças, fazendo carinhas correspondentes aos membros da família, a partir da descrição desses pelas crianças. Este momento se torna uma divertida brincadeira de faz de conta e assim, ajuda a criança a compreender as relações familiares.
4° Momento: O/a professor/a pode explorar a escrita das nomenclaturas de cada membro da família e familiares com a letra inicial vazada para que as crianças explorem-nas colorindo. As palavras podem ser entregues às crianças em fichas. Para realizar esta atividade, utilizar o recurso do Word Art para inserir letras vazadas.Na galeria do Word Art você pode encontrar o formato de letras indicado para esta atividade. Ao final da atividade as crianças podem desenhar o membro da família referente à nomenclatura trabalhada. Estas fichas podem ser plastificads e utilizadas em momentos da rotina da turma para consulta de letras, servindo como referencias para a escrita infantil.
M AMÃE PAPAI IRMÃO IRMÃ VOVÔ VOVÓ
Recursos
- Livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi
- papel filipinho diversas cores
- papel sulfite
- Tinta Guache
- Pincéis
- Canetinhas
- Poesia Tio da nora, avô do primo... ( Livro Coleção Poesias para crianças- Família, Editora Brasileitura. Texto de Evelyn Heine e ilustrações de Beto Uechi )
Poesia Tio da nora, avô do primo...
Muitos nome diferentes
Para a gente decorar.
Genro, nora, mil parentes!
Acho bom até anotar!
Cunhado é irmão do marido,
Também pode ser da mulher.
Se você tiver esquecido,
Fale o nome que quiser.
Acessando este link você pode encontrar os modelos de rosto para a confecção dos dedoches: http://www.123colorir.com/vida-diaria/paginaparacolorir,caras.html
O/ a professor/a realizará as seguintes observações:
- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;
- A criança interagiu com as brincadeiras propostas.
- A criança foi capaz de reconhecer letras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!