23/09/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceituar competição;
Identificar como a competição se materializa na escola e em nossa vida, e o que podemos aprender com essa manifestação cultural;
Definir e socializar, em conjunto com o grupo de alunos/as e professores/as de Educação Física, os princípios pedagógicos que nortearão a atividade competitiva a ser realizada na escola.
Sugerimos que esta aula seja trabalhada com os/as alunos/as antes da realização de uma Competição Esportiva na Escola.
Sobre competição, visitar os links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21384
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21396
Aulas 1 e 2
Reunir os/as alunos/as na quadra ou pátio da escola e solicitar que escolham uma modalidade esportiva para que seja realizada uma competição esportiva durante a aula, entre quatro equipes e, a partir das situações vivenciadas, discutir o conceito, o sentido e o significado da competição.
Definir coletivamente:
Ao final dessa vivência, reunir novamente os/as alunos/as em grupos de quatro e pedir que respondam por escrito, as seguintes perguntas:
Aulas 3 e 4
Construir um quadro (uma coluna para cada pergunta) e registrar as respostas dos/as alunos/as para a próxima aula. Solicitar na aula seguinte que os alunos se organizem em grupo de três componentes, leiam suas respostas e registrem as palavras chaves que, no seu entendimento, representam o conceito e as opiniões presentes nas falas dos/as alunos/as a respeito das sete questões por eles respondidas na aula anterior.
Apresentar o quadro com as respostas a todos/as e solicitar que cada trio escolha uma pergunta para elaborar uma síntese final. Esclarecer que essa síntese deve contemplar o pensamento de todos/as. Apresentar cada síntese para ser apreciada por todos/as alunos/as da sala e verificar se a mesma contempla o pensamento dos/as mesmos/as. Fazer as adequações e correções necessárias.
A seguir, apresentar aos alunos textos e reportagens que tratam das diferentes manifestações de competição presentes em nossas vidas. Sugestões de textos para serem lidos e utilizados na aula seguinte:
http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/competio-o-que.html
http://pt.wiktionary.org/wiki/competição
http://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-16.htm
www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/06n2/Ferreira.pdf
Sugestões de reportagens:
http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1401422
http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias/index/id/10948
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=175026
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=26520109535480416
http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=12390&ed=Cultura&cat=Notícias
Solicitar que os/as alunos/as opinem sobre os seguintes questionamentos:
Durante a discussão, identificar e registrar quais foram os aspectos relacionados com a competição, explicitados pelos/as alunos/as, bem como, as sugestões do tipo e dos princípios que deverão ser respeitados para organizar uma competição que garanta a participação de todos/as.
Finalize esse processo sugerindo a continuidade dessa discussão na próxima aula para definir, coletivamente, quais serão os princípios que nortearão o planejamento, organização e realização dessa competição, bem como, qual atividade competitiva será realizada na mesma.
Aula 5
Iniciar a aula socializando os aspectos relacionados com a competição e sugestões apresentadas pelos/as alunos/as quanto:
Definir com os/as alunos/as qual será o procedimento (aclamação, eleição, sorteio, que o próprio professor faça a escolha) utilizado para definir as características da competição que será vivenciada na escola. Nesse momento, é necessário ressaltar a importância de garantir tanto a discussão por todos/as alunos/as, quanto a necessidade de respeitar a decisão do grupo.
A partir do procedimento definido pelos/as alunos/as, serão estabelecidas as preferências e interesses de cada ano de ensino em todos os aspectos: 1. Qual será a atividade competitiva? 2. Quantas e quais modalidades serão vivenciadas nessa competição? O grupo de alunos/as deverá, também, referendar os princípios que irão nortear e garantir o planejamento, a organização e a realização dessa competição.
O/a professor/a deve registrar, identificando o ano de ensino, a turma e o resultado dessas definições, pois, essas informações serão utilizadas na organização desta atividade competitiva.
ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.
Observar se, durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as definições retiradas no coletivo.
Avaliar o interesse e a participação dos/as alunos/as durante as discussões sobre os aspectos relacionados com a definição do conceito, identificação das diferentes maneiras de manifestação dessa cultura humana, a escolha do tipo de atividade competitiva a ser organizada e planejada, bem como os princípios que a nortearão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!