Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Competição: que fenômeno é este e como ele acontece na escola?

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar competição;

Identificar como a competição se materializa na escola e em nossa vida, e o que podemos aprender com essa manifestação cultural;

Definir e socializar, em conjunto com o grupo de alunos/as e professores/as de Educação Física, os princípios pedagógicos que nortearão a atividade competitiva a ser realizada na escola.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50h / Total 250 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que esta aula seja trabalhada com os/as alunos/as antes da realização de uma Competição Esportiva na Escola.

Sobre competição, visitar os links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21384 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21396 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21399 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21402 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2   

Reunir os/as alunos/as na quadra ou pátio da escola e solicitar que escolham uma modalidade esportiva para que seja realizada uma competição esportiva durante a aula, entre quatro equipes  e,  a partir das situações vivenciadas, discutir o  conceito,  o sentido e  o significado da competição.   

Definir coletivamente:

  1. a forma de disputa;
  2. as regras  da modalidade esportiva escolhida que devem ser respeitadas durante a competição;
  3. o número de jogadores para cada equipe;
  4. tempo de jogo igual para todas as equipes.   

Ao final dessa vivência, reunir  novamente os/as alunos/as em grupos de quatro e pedir que respondam por escrito, as seguintes perguntas:

  1. O que é competição?
  2. A competição esteve presente no jogo em que realizamos?
  3. Quais situações podem comprovar ou não, a presença da competição nos jogos realizados?
  4. Existem outros espaços/ambientes escolares que você observa a presença da competição?
  5. Se existe, quais são esses espaços/ambientes escolares?
  6. Que situações podem comprovar a existência da competição nesses espaços/ambientes escolares?
  7. Você consegue viver sem competir? Por quê?   

Aulas 3 e 4   

Construir um quadro (uma coluna para cada pergunta) e registrar as respostas dos/as alunos/as para a próxima aula. Solicitar na aula seguinte que os alunos se organizem em grupo de três componentes,  leiam suas respostas e registrem  as palavras chaves que, no seu entendimento,  representam o conceito e as opiniões presentes nas falas dos/as alunos/as a respeito das sete questões por eles respondidas na aula anterior.

Apresentar o quadro com as respostas a todos/as e solicitar que cada trio escolha uma pergunta para elaborar uma síntese final. Esclarecer que essa síntese deve contemplar o pensamento de todos/as. Apresentar cada síntese para ser apreciada por todos/as alunos/as da sala e verificar se a mesma contempla o pensamento dos/as mesmos/as. Fazer as adequações e correções necessárias.   

A seguir, apresentar aos alunos textos e reportagens que tratam das diferentes manifestações de competição presentes em nossas vidas. Sugestões de textos para serem lidos e utilizados na aula seguinte:

http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/competio-o-que.html 

http://pt.wiktionary.org/wiki/competição 

http://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-16.htm 

www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/06n2/Ferreira.pdf 

Sugestões de reportagens:

http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1401422 

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/06/17/cielo-redecard-agora-querem-fidelizar-lojistas-916910195.asp 

http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias/index/id/10948 

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=175026 

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57060&tit=Olimpiada-Brasileira-de-Matematica-tem-12-milhao-de-participantes-no-Parana

http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=26520109535480416

http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=12390&ed=Cultura&cat=Notícias 

Solicitar que os/as alunos/as opinem sobre os seguintes questionamentos:

  1. Como a competição se materializa em nossas vidas?
  2. Como organizar, com a participação efetiva e prazerosa de todos/as os/as alunos/as, uma atividade competitiva em nossa escola que minimize o individualismo, a valorização do rendimento e qualquer tipo de pré-conceito?   

Durante a discussão, identificar e registrar quais foram os aspectos relacionados com a competição, explicitados pelos/as alunos/as, bem como, as sugestões do tipo e dos princípios que deverão ser respeitados para organizar uma competição que garanta a participação de todos/as.   

Finalize esse processo sugerindo a continuidade dessa discussão na próxima aula para definir, coletivamente, quais serão os princípios que nortearão o planejamento, organização e realização dessa competição, bem como, qual atividade competitiva será realizada na mesma.

Aula 5   

Iniciar a aula socializando os aspectos relacionados com a competição e sugestões apresentadas pelos/as alunos/as quanto:

  1. À quantidade e quais modalidades estarão presentes nessa Competição.
  2. Aos princípios que nortearão o planejamento, organização e realização de uma atividade competitiva que garanta a participação efetiva e prazerosa de todos/as alunos/as.

Definir com os/as alunos/as qual será o procedimento (aclamação, eleição, sorteio, que o próprio professor faça a escolha) utilizado para definir as características da competição que será vivenciada na escola. Nesse momento, é necessário ressaltar a importância de garantir tanto a discussão por todos/as alunos/as, quanto a necessidade de respeitar a decisão do grupo.

A partir do procedimento definido pelos/as alunos/as, serão estabelecidas as preferências e interesses de cada ano de ensino em todos os aspectos: 1. Qual será a atividade competitiva? 2. Quantas e quais modalidades serão vivenciadas nessa competição? O grupo de alunos/as deverá, também, referendar os princípios que irão nortear e garantir o planejamento, a organização e a realização dessa competição.

O/a professor/a deve registrar, identificando o ano de ensino, a turma e o resultado dessas definições, pois, essas informações serão utilizadas na organização desta atividade competitiva.     

Recursos Complementares

ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. A competição na escola. Revista Olhares e Trilhas, ano V, nº5, 2004. Uberlândia. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Anual.

Avaliação

Observar se, durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos/as colegas e respeitando as definições retiradas no coletivo.

Avaliar o interesse e a participação dos/as alunos/as durante as discussões sobre os aspectos relacionados com a definição do conceito, identificação das diferentes maneiras de manifestação dessa cultura humana, a escolha do tipo de atividade competitiva a ser organizada e planejada, bem como os princípios que a nortearão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.