Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rotação e translação ao som de uma canção

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-perceber a Terra como um planeta

-identificar seus movimentos (translação e rotação)

-reconhecer a importância de seus movimentos para a vida no planeta

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

Receba as crianças com a metade do rosto pintada de branco e a outra metade pintada de preto. Divida a sala de aula em dois ambientes, utilizando um pano azul e outro preto. Pendure no lado azul um Sol e nuvens para representar o dia e no lado preto uma Lua e estrelas para representar a noite.

Convide a turma para sentar em roda e apreciar a história “Dia e Noite” de Mary França e Eliardo França.

Não sei se gosto do dia.

Não sei se gosto da noite.

De dia, eu posso brincar.

Mas de noite, eu posso sonhar.

De dia, eu posso balançar.

Vou alto, bem alto, no meu balanço.

Mas, de noite, eu posso sonhar.

De dia, eu posso ler.

Mas, de noite, ah!...

de noite, eu posso sonhar.

Não sei se gosto mais do dia.

Não sei se gosto mais da noite.

Depois da contação, desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado, perguntando:

 _ O que é o dia?

 _ O que você faz durante o dia?

_ O que é a noite?

_ O que você faz durante a noite?

_ Por que existe o dia e a noite?

Ouça o que as crianças têm a dizer e aproveite para descobrir as experiências dos alunos sobre o assunto.

Atividade 2

Apresente o vídeo “De onde vem o dia e a noite?” da série “De onde vem?” com duração de 4 minutos e 38 segundos e destaque a sua importância sobre o dia e a noite, estimulando as crianças a assisti-lo atentas a essas descobertas.

http://vodpod.com/watch/1492377-tvcultura-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite-kika 

Após assistir o vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas e anote com os alunos. Interrompa a discussão, quando achar necessário, para complementar as explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do Sol, rotação, dia, noite, translação).

Utilize um globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações:

_ O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra? E a noite?

_ O que gera o dia e a noite?

_ Por que não percebemos o movimento da Terra?

_ A Terra só gira em volta do seu próprio eixo?

Aproveite o momento para destacar a ideia de que, a cada aniversário que fazemos, a Terra completa uma volta em torno do Sol.

Atividade 3

Divida a turma em 2 grupos e dê para cada grupo uma bola de isopor e massinha de modelar nas cores azul, marrom, verde, vermelha, amarela, laranja, branca.  

Proponha que um grupo confeccione a Terra e o outro grupo o Sol, utilizando as características descobertas.

Durante a construção dos astros, o professor apresenta a música “Dança dos movimentos da Terra” de Sheila Cantuária. As crianças confeccionarão o Sol e a Terra ao som dessa canção:  

http://www.youtube.com/watch?v=XXGaGha4MFs 

São dois os movimentos  

Que ao mesmo tempo eu faço

Seguindo o compasso

Desse meu coração

Eu danço, danço, danço

Eu danço sem parar

Levo a vida fazendo piruetas no ar

O meu nome é Terra

Eu gosto de girar

Em volta de mim mesma

Pra me apreciar

Eu danço um dia inteiro e não me canso não  

E a esse movimento chamam rotação

Eu tenho um namorado

Que eu vivo a rodear

O nome dele é Sol, me dá luz e calor

Pra ele eu danço um ano e trago as estações

E não me canso não E a esse movimento, chamam translação.   

Depois, o professor coloca novamente a música para as crianças ouvirem, cantarem e dançarem livremente.

Explore a música e faça as perguntas:

_ Como se chama o movimento da Terra?

_ E o movimento do Sol?

_ Quanto tempo dura o movimento da Terra?

_ E o do Sol?

_ Qual a importância desses movimentos para a vida na Terra?

O professor debate com as crianças as descobertas feitas e faz o registro das conclusões com a turma no caderno.

Proponha uma dramatização da música. Uma criança pode ser o Sol, a outra a Terra e as demais, estrelas, lua e outros planetas e astros.  

Pode criar o cenário, roupas e apresentar para as outras turmas.    

Recursos Complementares

C.D. Dona Árvore – Bia Bedran - Música: Dança dos movimentos da Terra - Sheila Cantuária

http://www.biabedran.com.br/  

Livro Dia e Noite - Mary França e Eliardo França - Editora Ática 

http://www.travessa.com.br/DIA_E_NOITE/artigo/c6eec964-0f5d-48cb-ab30-60f1cfc1ae04 

Avaliação

Durante o desenvolvimento das atividades, avalie nas falas, respostas, confecção dos astros, na construção do registro das descobertas e na dramatização se a aluno consegue identificar os movimentos de rotação e translação da Terra.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alice, alice , Bahia - disse:
    mairamonarim@hotmail.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    olha essa foi a maior explicação da minha vida se dava daria: 100.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.