01/10/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
-perceber a Terra como um planeta
-identificar seus movimentos (translação e rotação)
-reconhecer a importância de seus movimentos para a vida no planeta
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Atividade 1
Receba as crianças com a metade do rosto pintada de branco e a outra metade pintada de preto. Divida a sala de aula em dois ambientes, utilizando um pano azul e outro preto. Pendure no lado azul um Sol e nuvens para representar o dia e no lado preto uma Lua e estrelas para representar a noite.
Convide a turma para sentar em roda e apreciar a história “Dia e Noite” de Mary França e Eliardo França.
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
de noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
Depois da contação, desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado, perguntando:
_ O que é o dia?
_ O que você faz durante o dia?
_ O que é a noite?
_ O que você faz durante a noite?
_ Por que existe o dia e a noite?
Ouça o que as crianças têm a dizer e aproveite para descobrir as experiências dos alunos sobre o assunto.
Atividade 2
Apresente o vídeo “De onde vem o dia e a noite?” da série “De onde vem?” com duração de 4 minutos e 38 segundos e destaque a sua importância sobre o dia e a noite, estimulando as crianças a assisti-lo atentas a essas descobertas.
http://vodpod.com/watch/1492377-tvcultura-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite-kika
Após assistir o vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas e anote com os alunos. Interrompa a discussão, quando achar necessário, para complementar as explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do Sol, rotação, dia, noite, translação).
Utilize um globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações:
_ O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra? E a noite?
_ O que gera o dia e a noite?
_ Por que não percebemos o movimento da Terra?
_ A Terra só gira em volta do seu próprio eixo?
Aproveite o momento para destacar a ideia de que, a cada aniversário que fazemos, a Terra completa uma volta em torno do Sol.
Atividade 3
Divida a turma em 2 grupos e dê para cada grupo uma bola de isopor e massinha de modelar nas cores azul, marrom, verde, vermelha, amarela, laranja, branca.
Proponha que um grupo confeccione a Terra e o outro grupo o Sol, utilizando as características descobertas.
Durante a construção dos astros, o professor apresenta a música “Dança dos movimentos da Terra” de Sheila Cantuária. As crianças confeccionarão o Sol e a Terra ao som dessa canção:
http://www.youtube.com/watch?v=XXGaGha4MFs
São dois os movimentos
Que ao mesmo tempo eu faço
Seguindo o compasso
Desse meu coração
Eu danço, danço, danço
Eu danço sem parar
Levo a vida fazendo piruetas no ar
O meu nome é Terra
Eu gosto de girar
Em volta de mim mesma
Pra me apreciar
Eu danço um dia inteiro e não me canso não
E a esse movimento chamam rotação
Eu tenho um namorado
Que eu vivo a rodear
O nome dele é Sol, me dá luz e calor
Pra ele eu danço um ano e trago as estações
E não me canso não E a esse movimento, chamam translação.
Depois, o professor coloca novamente a música para as crianças ouvirem, cantarem e dançarem livremente.
Explore a música e faça as perguntas:
_ Como se chama o movimento da Terra?
_ E o movimento do Sol?
_ Quanto tempo dura o movimento da Terra?
_ E o do Sol?
_ Qual a importância desses movimentos para a vida na Terra?
O professor debate com as crianças as descobertas feitas e faz o registro das conclusões com a turma no caderno.
Proponha uma dramatização da música. Uma criança pode ser o Sol, a outra a Terra e as demais, estrelas, lua e outros planetas e astros.
Pode criar o cenário, roupas e apresentar para as outras turmas.
C.D. Dona Árvore – Bia Bedran - Música: Dança dos movimentos da Terra - Sheila Cantuária
Livro Dia e Noite - Mary França e Eliardo França - Editora Ática
http://www.travessa.com.br/DIA_E_NOITE/artigo/c6eec964-0f5d-48cb-ab30-60f1cfc1ae04
Durante o desenvolvimento das atividades, avalie nas falas, respostas, confecção dos astros, na construção do registro das descobertas e na dramatização se a aluno consegue identificar os movimentos de rotação e translação da Terra.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/03/2011
Cinco estrelasolha essa foi a maior explicação da minha vida se dava daria: 100.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000