Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
  • Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete.
  • Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.
Duração das atividades
QUATRO AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso e função do dinheiro na sociedade
  • Contagem de cédulas a partir do valor que possuem.
  • Confecção de cédulas.
  • Organização e classificação dos produtos no supermercado.
  • Preços dos produtos no supermercado.
Estratégias e recursos da aula

fonte: http://blog.gd.g12.br/2006/05/30/passeando-no-supermercado/ 

Primeira Atividade

Peça que as crianças tragam para sala de aula vários folhetos com preços dos produtos do supermercado.  Sugira na roda  que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto .Preste atenção as estratégias de leitura e o diálogo entre elas nesse momento. Desafie a criança explicar:

  • Como sabem que o número escrito no folheto representa dinheiro?
  •  Os preços dos produtos são todos iguais?
  • Como a gente sabe que um produto é mais caro que o outro?

Proponha que recorte e cole os produtos do folheto separando o que são alimentos e limpeza. Depois organize uma tabela usando os critérios de classificação utilizados no supermercado para organizar os produtos.

fonte: http://gritdesign.blogspot.com/2009/07/folheto-ofertas-supermercado.html 

Segunda Atividade 

Classificando as embalagens dos produtos

Peça para as crianças trazerem embalagens de produtos para a sala de aula. Discuta o tipo de produto,  para que serve e quanto custa.Tenha na sala um folheto com os preços dos produtos como referência para as estimativas de preços usados pelas crianças durante a atividade de classificação dos produtos. Para a realização dessa atividade, divida as crianças em pequenos grupos com as embalagens que elas trouxeram. Oriente a separação das embalagens dos produtos. Após esse momento, solicite que cada grupo justifique os critérios adotados para classificar as embalagens. Separe um espaço na sala e proponha que arrumem todas as embalagens obedecendo aos critérios adotados na atividade que fizeram em grupo.

fonte: http://a-lupa-de-alguem.blogs.sapo.pt/75589.html 

Os preços dos produtos

Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na aula anterior.Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.

fonte: http://blogdocdc.blogspot.com/2009_07_01_archive.html 

Quarta Atividade

Brincando de supermercado

Para esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina com as crianças o local em que vão ficar as embalalgens dos produtos e os caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 15 minutos cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam R$100,00.

fonte: http://www.negocioganhardinheiro.com/10-dicas-para-poupar-no-supermercado/  

Recursos Complementares

Leia +

COMO SE FOSSE DINHEIRO Ruth Rocha COLEÇÃO: a turma da nossa rua. Editora: FTD

consulte Link para conhecer a resenha do livro

http://www.resenhando.com/resenhas/r4404.htm 

Avaliação

Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades em relação aos seguintes aspectos:

  • Percebem a organização dos produtos no supermercado.
  • Organizam as embalagens segundo os critérios estabelecidos convencionalmente (limpeza, higiene e beleza, frios, carnes e pães).
  • Identificam os preços dos produtos comprados no supermercado.
  • Usam o dinheiro para vivenciar situações de compra e venda.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 2/5 - 40%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.