Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A MÚSICA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Possibilitar a interação com a música clássica através das composições de Beethoven e Bach.
  • Apreciar as músicas: Sonata ao Luar, a 9ª sinfonia de Beethoven e Tocata e Fuga de Bach.
  • Conhecer alguns fatos relativos à infância de Beethoven e Bach.
  • Conhecer uma orquestra.
Duração das atividades
Quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Música Clássica de Beethoven e Bach.
  • Biografia de Bach e Beethoven.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

APRECIANDO MÚSICA CLÁSSICA

Para despertar interesse nas crianças leve para a roda a música Tocata e Fuga de Bach. Acesse o link para ouvir a música.

 http://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o  

Após as crianças ouvirem a música pergunte:

  • Que tipo de música é essa?
  • Se já ouviram músicas tocadas com instrumentos?
  • Quem já ouviu falar em música clássica?

Sugira que apreciem a música de olhos fechados para tentar perceber os instrumentos tocados. Após esse momento, promova um diálogo para que as crianças falem do que imaginaram e sentiram enquanto escutavam Bach. Vejamos o relato de um grupo de crianças de 5 e 6 anos.

 Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN. 2000.

2ª ATIVIDADE

Leia na roda o livro sobre a história de Bach. Depois proponha a escrita de um texto contando a história da infancia desse compositor.

 TEXTO COLETIVO

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN. 2000.

3ª ATIVIDADE

Esta atividade deverá ser iniciada pela leitura do livro sobre a vida de Beethoven. Após a leitura dividir o grupo em duplas para escrever sobre a história desse compositor. 

 

Conheça um pouco sobre a vida do compositor

Ludwig van Beethoven não era um dos melhores alunos da escola. No entanto, quando tocava, ninguém mais se lembrava desse defeito: era só admiração. As trapalhadas e evoluções do músico são assuntos  do livro Beethoven, da Coleção Crianças Famosas.

COLEÇÃO: crianças famosas Editora: Callis.

SOBRE A COLEÇÃO

Os livros da coleção Crianças Famosas contam episódios da infância de grandes músicos, pintores, escritores e inventores da História Universal e do Brasil, mostrando sua genialidade precocemente revelada e aproximando-os do público infantil. Sucesso absoluto do mercado editorial brasileiro, o texto ágil e as ilustrações de extremo bom gosto já cativaram milhares de leitores no Brasil e no mundo.

4ª ATIVIDADE

OUVINDO A 9ª SINFONIA

Ouvir a 9ª sinfonia de Beethoven. Pedir que escutem em silêncio para depois comentar sobre o que cada um sentiu e imaginou durante a música. Para esta atividade, registrar a fala das crianças sobre as impressões da música. Para ouvir a 9ª sinfonia acesse o link e conheça o filme sobre Beethoven.

http://www.youtube.com/watch?v=GDbfJXs6F-Y  

No segundo momento, leve para a sala de aula a música Sonata ao Luar de Beethoven. Acesse o link e ouça a música: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=191543 

Proponha para as crianças:

  1. Escutar a música de olhos fechados;
  2. Escutar a música desenhando.

Promova uma conversa  na roda sobre este momento. Solicite que comentem sobre as duas músicas de Beethoven. Registre as falas das crianças.

Visite uma orquestra da cidade que toque música clássica ou convide um dos músicos da orquestra para vir a sala de aula conversar e tocar algumas músicas de Beethoven e Bach.

Fonte: http://www.conexaovivo.com.br/agenda/orquestra-filarmonica-de-minas-gerais-em-juiz-de-fora 

Definição sobre orquestra 

Uma orquestra é um grupo musical típico da música clássica. Uma orquestra de pequena dimensão é chamada de orquestra de câmara. Já uma orquestra de grande dimensão é conhecida como orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica.  A diferença entre estes dois tipos de orquestra é que a filarmônica é fundada pelos integrantes que a compõem, enquanto na sinfônica os integrantes são recrutados através de concurso público. A origem da palavra orquestra vem do teatro da Grécia Antiga, sendo que este termo indicava a área compreendida ao espaço dedicado ao público (usado pelos dançarinos e instrumentistas) e o palco cênico. Uma orquestra sinfônica ou filarmônica é formada normalmente por 50 a 100 instrumentistas. A orquestra de câmara costuma ter até 40 integrantes. As óperas também costumam ser acompanhadas por uma orquestra.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/orquestra.htm 

Recursos Complementares

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/beethoven.htm 

Consulte o site sobre quem foi Beethoven e conheça algumas de suas abras.

Saiba mais:

O talento de Johann Sebastian Bach é mundialmente conhecido. O que poucos sabem foi como o menino foi criado por seu irmão, Christophe, quem o ensinou a tocar cravo. Essas e outras curiosidades compõem o Livro Bach, da Coleção Crianças Famosas.

Avaliação

 Durante o processo de trabalho Perceber:

  • Que a música clássica é tocada apenas por instrumentos;
  • Atenção, comentários feitos sobre o tipo de música;
  • As impressões sobre as músicas de Beethoven e Bach através dos registros escritos
  • Verificar através da escrita, do desenho, da fala o que mais chamou atenção sobre a infãncia de Beethoven e Bach.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Julianne Di Giaimo, UNASP- EC , São Paulo - disse:
    juliarobert94@hotmail.com

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    Amei sua aula. Tira uma dúvida minha, qual foi a Bibliografia que você usou para fazer essa aula? obrigada.


  • nilza , prefeitura municipal , São Paulo - disse:
    nilzinha_nfm@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho adorei as aulas e a dedicação que vc tem com seu trabalho. acho muito importante mostrar para as crianças a historia dos musicos famosos. parabés


  • lunaria, José pereira de quadros , Piauí - disse:
    lu-naria@hotmail.com

    05/11/2011

    Quatro estrelas

    Enriquecedora.Ótimo trabalho......


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.