Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Dinheiro em Situações de Aprendizagem do Número

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações de trocas para compreender o valor do dinheiro;
  •  Efetuar contagem das cédulas considerando o valor que representam.
Duração das atividades
Quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  1.  História do dinheiro
  2.  Escambo;
  3. Cédulas;
  4. Compra e venda;
  5. Classificados e folhetos.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Desperte interesse e curiosidade nas crianças para descobrir:

Para que serve o dinheiro? 

Por que precisamos usar o dinheiro para comprar?

 O dinheiro tem o mesmo valor?

Como identificamos o dinheiro?

Após essa conversa prévia realizada na roda, apresente panfletos de supermercados, classificados de jornais com anúncios de compra e venda. Solicite que leiam os numerais encontrados nos folhetos e  nos classificados. Peça que justifiquem oralmente. Proponha em duplas que escrevam seus próprios classificados com objetos que gostariam de vender.

 

Fonte: Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p157.

Apresente cédulas xerografadas de $1,00 até $50,00.  Desafie as crianças fazerem uma lista de objetos que podem comprar com a cédula de $10,00 e $50,00.Confronte a lista de cada grupo com o valor apresentado nos folhetos de supermercados e anúncios de compra e venda. Observe a conclusão que chegaram.

Segunda Atividade

Vivenciando uma situação de compra e venda

Sugira a confecção de cédulas para trabalhar em sala de aula.Proponha uma feira de objetos e brinquedos usados para ser vendidos na sala. Envie bilhetes aos pais comunicando a atividade e combine quais os objetos e brinquedos que cada um vai trazer. Estabeleça junto com as crianças os valores de cada objeto, quanto cada uma vai dispor para vender e comprar.Após a brincadeira proponha que cada uma registre através do desenho e da escrita a brincadeira realizada na sala.

Terceira Atividade

Hoje fomos as compras

Proponha a ida a um supermercado. Para esta atividade, o professor precisa combinar previamente com os pais uma lista de produtos e o valor que cada um vai levar para o supermercado. Estabeleça as regras do passeio. Oriente que guardem a nota de compras. Escolha o supermercado mais próximo da escola. Ao retornar a escola converse na roda sobre o que cada um comprou e quanto gastou, se recebeu troco. Solicite que escrevam uma lista com os nomes dos produtos e os valores que compraram no supermercado.

PRODUTOS

PREÇO

Quarta Atividade

Aprendendo a contar o dinheiro

Traga para a roda notas xerografadas de $1,00 a $50,00. Oriente que cada criança vai receber o mesmo valor. Distribua valores diferentes de modo que cada uma receba o valor de $50,00. Peça que contem e registrem quanto receberam em dinheiro.Observe as estratégias, os diálogos e a solução encontrada por elas.

Fonte: Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p158.

 Depois que as crianças anotarem e contarem o dinheiro que haviam recebido, retome coletivamente as soluções encontradas por elas. Promova uma reflexão sobre as estratégias que adotaram para contar o dinheiro recebido.

 

Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p159.

Sugestão de um registro para o professor realizar coletivamente depois das anotações das crianças:

 _________________( nome da criança) Recebeu  ________ notas de $ _______________

Tendo  _____________________ em dinheiro.

Recursos Complementares

Consulte o link matematica e educação no portal do professor para conhecer novas abordagens do trabalho com a matemática:

http://www.profmatjeane.blogspot.com/ 

Avaliação

Durante o processo das atividades realizadas verificar:

  • As estratégias de trocas desenvolvidas pelas crianças durante a feira de objetos e brinquedos;
  • Se perceberam que os produtos do supermercado correspondem a um valor monetário;
  • Se conseguiram ler os números nos folhetos e classificados representando o dinheiro;
  • Se conseguem efetuar contagem das cédulas considerando o valor que representam;
  • Como vivenciaram situações de trocas para compreender o valor do dinheiro.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.