25/11/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Desperte interesse e curiosidade nas crianças para descobrir:
Para que serve o dinheiro?
Por que precisamos usar o dinheiro para comprar?
O dinheiro tem o mesmo valor?
Como identificamos o dinheiro?
Após essa conversa prévia realizada na roda, apresente panfletos de supermercados, classificados de jornais com anúncios de compra e venda. Solicite que leiam os numerais encontrados nos folhetos e nos classificados. Peça que justifiquem oralmente. Proponha em duplas que escrevam seus próprios classificados com objetos que gostariam de vender.
Fonte: Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p157.
Apresente cédulas xerografadas de $1,00 até $50,00. Desafie as crianças fazerem uma lista de objetos que podem comprar com a cédula de $10,00 e $50,00.Confronte a lista de cada grupo com o valor apresentado nos folhetos de supermercados e anúncios de compra e venda. Observe a conclusão que chegaram.
Vivenciando uma situação de compra e venda
Sugira a confecção de cédulas para trabalhar em sala de aula.Proponha uma feira de objetos e brinquedos usados para ser vendidos na sala. Envie bilhetes aos pais comunicando a atividade e combine quais os objetos e brinquedos que cada um vai trazer. Estabeleça junto com as crianças os valores de cada objeto, quanto cada uma vai dispor para vender e comprar.Após a brincadeira proponha que cada uma registre através do desenho e da escrita a brincadeira realizada na sala.
Proponha a ida a um supermercado. Para esta atividade, o professor precisa combinar previamente com os pais uma lista de produtos e o valor que cada um vai levar para o supermercado. Estabeleça as regras do passeio. Oriente que guardem a nota de compras. Escolha o supermercado mais próximo da escola. Ao retornar a escola converse na roda sobre o que cada um comprou e quanto gastou, se recebeu troco. Solicite que escrevam uma lista com os nomes dos produtos e os valores que compraram no supermercado.
PRODUTOS |
PREÇO |
|
|
|
|
Traga para a roda notas xerografadas de $1,00 a $50,00. Oriente que cada criança vai receber o mesmo valor. Distribua valores diferentes de modo que cada uma receba o valor de $50,00. Peça que contem e registrem quanto receberam em dinheiro.Observe as estratégias, os diálogos e a solução encontrada por elas.
Fonte: Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p158.
Depois que as crianças anotarem e contarem o dinheiro que haviam recebido, retome coletivamente as soluções encontradas por elas. Promova uma reflexão sobre as estratégias que adotaram para contar o dinheiro recebido.
Caderno Faça e Conte.NEI/UFRN.1999.p159.
Sugestão de um registro para o professor realizar coletivamente depois das anotações das crianças:
_________________( nome da criança) Recebeu ________ notas de $ _______________
Tendo _____________________ em dinheiro.
Consulte o link matematica e educação no portal do professor para conhecer novas abordagens do trabalho com a matemática:
Durante o processo das atividades realizadas verificar:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2015
Cinco estrelasparabéns me ajudou muito.
03/10/2012
Cinco estrelasAula bem intereesante, principalmente, quanto ao registro, um dos fatores mais importantes da educação infantil.